Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
128Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
inocência - trabalho completo (sem capa)

inocência - trabalho completo (sem capa)

Ratings:

4.57

(14)
|Views: 72,540|Likes:
Published by gustavo_palmeira

More info:

Published by: gustavo_palmeira on Sep 08, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/11/2014

pdf

text

original

 
Sumário
 
2
Introdução
A história se passa no sertão de Mato Grosso, em meio a estrada que dá
a vila de Sant’Ana do Paranaíba no ano de 1860, no velho e abandonado sítio
de Camapuã, onde vivem Inocência, uma moça jovem e bonita e seu pai,Pereira. Inocência é prometida para Manecão para seu casamento, porém issotudo viria a mudar com a chegada de Cirino, um homem que começou a fazer faculdade de farmácia e veio morar com Pereira e Inocência para cuidar dedela.
Momento Histórico
Na mesma época em que o autor Visconde de Taunay se inspirava paraescrever seu livro estava ocorrendo no Brasil à aprovação de uma lei ondetodos os filhos negros de escravos que nascessem a partir daquela épocaestariam livres da escravidão, essa lei foi chamada de Lei do Ventre Livre,porém Visconde de Taunay se inspirou nessa lei para poder escrever seu livro.
 
3
Biografia do autor 
Alfredo d'Escragnolle Taunay
Alfredo d'Escragnolle Taunay nasceu em 22 de fevereiro de 1843 no Riode Janeiro, e morreu em 25 de janeiro de 1899 também no Rio de Janeiro por causa do diabetes.Alfredo d'Escragnolle Taunay foi o primeiro e único visconde de Taunay,adquirindo assim seu nome literário de Visconde de Taunay.Taunay assumiu vários pseudônimos: Anapurus, André Vidal,Carmotaigne, Eugênio de Melo, Flávio Elísio, Heitor Malheiros, Silvio Dinarte,Múcio Escoevola, Sebastião Corte Real.Taunay estudou Humanidades no Colégio Pedro II. Depois, em 1859,matriculou-se na Escola Militar, onde foi bacharel em Ciências Físicas eMatemáticas. Engenheiro-geógrafo do Exército, tenente do Imperial Corpo deEngenheiros, participou da Guerra do Paraguai e da Expedição do MatoGrosso. Deixou o exército, no posto de major, para se dedicar à política e ásletras. Dedicou-se à música, à pintura, ao jornalismo e à crítica. Embora filhode franceses, soube ser um escritor essencialmente brasileiro. Iniciou-se nasletras com o romance A Mocidade de Trajano (1871), sob o pseudônimo deSílvio Dinarte. No mesmo ano, publica em francês suas impressões acerca deum episódio decisivo na Guerra do Paraguai, A Retirada da Laguna. Em 1872,publica Inocência. Foi senador por Santa Catarina e presidente da Província deSanta Catarina e Paraná. Afastou-se da política como senador em 1889, por fidelidade à monarquia. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico emembro fundador da Academia Brasileira de Letras. Em 1889, recebe o títulode Visconde.Visconde de Taunay escreveu:
• La Re
traite de Laguna, 1871 (em francês, traduzido como "A retiradada Laguna")
• Inocência, romance, 1872;
 
• Lágrimas do Coração. Manuscrito de uma Mulher, romance, 1873;
 
• Ouro sobre Azul, romance, 1875;
 
• Estudos críticos, 2 vols., 1881 e 1883;
 

Activity (128)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jose Feitosa Neto added this note|
muito bom
1 thousand reads
1 hundred reads
Roberto Lima liked this
Luana Maciel added this note|
ameii
Ana Rita Zipf liked this
Ana Rita Zipf liked this
Carine Rozelia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->