Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
desenho técnico_cotagem de elementos

desenho técnico_cotagem de elementos

Ratings: (0)|Views: 68 |Likes:
Published by luiz carvalho

More info:

Published by: luiz carvalho on May 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/27/2011

pdf

text

original

 
AULA
22
 
22
A U L A
Introdução
Cotagem de elementos
a aula anterior você estudou algumas re-gras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só comessas cotas, não é possível produzir peças que tenham elementos.Nesta aula, você aprenderá a cotar elementos das peças. Veja, a seguir,alguns tipos de peças com elementos que você estudará.
elemento
 
AULA
22
Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, énecessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização dos elementos.Ascotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanhocotas de tamanho referem-se às medidas do elemento, necessárias àexecução da peça.Ascotas de localizaçãocotas de localizaçãocotas de localizaçãocotas de localizaçãocotas de localização indicam a posição do elemento na peça, ou a posiçãodo elemento em relação a outro, tomado como referência.Primeiro você vai saber como são definidas as cotas de tamanho. Em seguidaconhecerá as cotas de localização.
Cotagem de rebaixo
Observe o modelo representado abaixo (modelo de plástico nº 1).Este modelo tem um elemento: o rebaixo.Para cotar o rebaixo, necessitamos de duas cotas: a do comprimento e a daprofundidade ou altura. As fotos abaixo mostram como são tomadas essasmedidas.Medida do comprimento do rebaixo: 36 mmMedida da profundidadedo rebaixo: 9 mm
Nossa aula
 
AULA
22
A vista onde essas duas cotas são melhor representadas é a vista frontal.Você reparou que a largura do rebaixo coincide com a largura da peça? Porisso não há necessidade de repetir esta cota para completar a idéia do tamanhodo rebaixo. Veja como fica o modelo com as cotas básicas e as cotas do elemento.Neste exemplo não há necessidade de marcar cotas de localização do rebaixoporque a posição deste elemento está determinada pelos limites da própria peça.
Cotagem de rasgo
Observe o modelo representado a seguir (modelo de plástico nº 32).Este modelo tem um rasgo central passante transversal. Para executar a peça,além das medidas básicas, precisamos das medidas do tamanho do rasgo. Duascotas são necessárias para dimensionar o rasgo: a cota do comprimento e a cotada profundidade ou altura.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->