Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Hinduismo e budismo

Hinduismo e budismo

Ratings: (0)|Views: 754|Likes:
Published by tungstenio
Introdução ao Hinduismo e Budismo
Introdução ao Hinduismo e Budismo

More info:

Published by: tungstenio on May 28, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/28/2011

pdf

text

original

 
Hinduísmo
Por volta de 3 000 a.C., a Índia era habitada por povos que cultuavam o Pai doUniverso, numa espécie de fé monoteísta. Pouco depois, em 2 500 a.C., floresceu acivilização dravídica, no vale do rio Indo, região que hoje corresponde ao Paquistãoe parte da Índia. Os drávidas eram adeptos de uma filosofia de louvor à natureza,de orientação matriarcal e baseada no princípio da não-violência. Porém, em 1 500a.C., os arianos invadiram e dominaram aquela região, reduzindo os antigosdrávidas à condição de "párias" ou Dalits - espécie de sub-classe social da Índia.Quando se usa a expressão “grandes religiões do mundo”, é importante estarciente da distinção entre as religiões que dirigem suas mensagens a todas asnações e aquela que cujas mensagens são virtualmente restritas a um povo. Naprimeira categoria, estão as religiões missionárias como o budismo, cristianismo eislamismo. Na segunda categoria, estão o hinduísmo e o judaísmo, que não sãomissionárias e que, em termos gerais, são religiões de apenas um povo ou nação.O sânscrito é a língua sagrada do hinduísmo. Îshvara é a primeira encarnação deBrahman o Principio Supremo, absoluto. Existem dois termos aplicados ao PrincipioSupremo, Brahma e Âtma. Ambos trazem a idéia de transcendência e imanência,ou seja Brahma traz a transcendência e Âtma a imanência.No hinduísmo há duas trindades a horizontal e a vertical.Trindade Horizontal: Îshvara, mitologicamente, é concebido como possuindo trêsaspectos.BRAHMÂ – Criador;VISHNU – PreservadorSHIVA – Destruidor ou TransformadorTrindade Vertical: As três dimensões internas do Principio Supremo.Sat- Ser- Objeto (Realidade ultima, Transcendência)Chit- Consciência - Sujeito (O Ser Supremo, Imanência)Ananda- Felicidade- UniãoUma pessoa para ser hinduísta tem que nascer em uma família hinduísta, tendoentão uma casta. O sistema de castas indiano é dividido de acordo com a estruturado corpo de Brahma. As quatro principais castas são:
A cabeça(Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços(Xátrias) são os militares e os governantes;
As pernas (Vaixás) são os comerciantes e agricultores;
 
Os pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses.
A “poeira sob os pés” não foram originados do corpo de Brahma, por issonão pertencem às castas, mas tem um nome: são os Dalits ou párias,chamados de intocáveis.O Buda não foi somente o fundador do budismo, mas também aparece dentro dohinduísmo, como a nona Encarnação de Vishnu.
Budismo
O budismo é uma religião que não venera apenas um Deus, o que permite os seusseguidores a participarem de outras religiões. Ela é uma filosofia de vida, osseguidores do budismo vêem
Buda
o criador do budismo como seu guia espiritual,uma pessoa que alcançou a iluminação, mas não um Deus.
Sidarta Gautama (Buda) foi o criador do budismo por volta de 483 a.c. Porconta de uma profecia feita por um astrólogo logo após o nascimento dopríncipe Sidarta que dizia que ele seria um grande rei porém iria renunciartodas as coisas materiais se tivesse contato com o mundo fora do palácio,seu pai o rei Suddhodana o proibiu de ver o mundo fora dos muros dopalácio. Apesar da proibição Buda aos 29 anos fez várias fugas, nessasfugas teve encontros conhecidos hoje como os 4 pontos, nesses encontrosele teve contato com o sofrimento das pessoas comuns, vendo um doente,um velho, um cadáver e um ascético sadhu( pessoas que se privam doprazer e de algumas necessidades primarias ) aparentemente feliz. Essasexperiências levaram Gautama a buscar uma vida espiritual e abandonar avida real.O buda experimentou a prática ascética, porém ao quase morrer de fomeconcluiu que não era uma boa prática por deteriorar o compor e trazerpoucos benefícios ao espírito. Passou a adotar a prática da meditação o quehoje é conhecido como o caminho do meio, pois não é tão radical como aascética mais se priva de luxurias e prazeres sensuais.Segundo a lenda, Gautama sentou-se embaixo de uma árvore conhecidahoje como a árvore de bodhi e prometeu não sair ate atingir a iluminação.O budismo segue uma ideia de carma, em que o ser humano escondenado a reencarnar infinitas vezes ate atingir o nirvana, passandosempre pelos sofrimentos do mundo material. Para atingir o nirvana(pureza espiritual) o ser humano tem que se livrar dá dor e para isso épreciso percorrer oito caminhos: pensamento correto, compreensão, modode vida, atenção, esforço, palavra, ação e meditação. Em que a meditação éo caminho mais importante.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->