Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DIRETOR DE ESCOLA - SIMULADO-2011

DIRETOR DE ESCOLA - SIMULADO-2011

Ratings: (0)|Views: 325 |Likes:
Published by Valdeci Correia
Simulado com questões resolvidas de provas de concurso público realizados por instituições de todo país, sobre o cargo de DIRETOR DE ESCOLA. Testes atualizados e gabaritados.
Simulado com questões resolvidas de provas de concurso público realizados por instituições de todo país, sobre o cargo de DIRETOR DE ESCOLA. Testes atualizados e gabaritados.

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Valdeci Correia on May 29, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/29/2011

pdf

text

original

 
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA
SIMULADO DIRETOR DE ESCOLA
 
E-mail:
valdecicorreia@ig.com.br
 
VC SIMULADOS
1
 
DIRETOR DE ESCOLA
01.
O exercício da direção e coordenação depende de alguns fatores. Indique o que
NÃO
contribui para a efetividade do exercício:(A) Centralização.(B) Autoridade.(C) Responsabilidade.(D) Disciplina.(E) Iniciativa.
02.
Uma escola, que permite que um de seus alunos menores
 
seja fotografado porum jornal do bairro por ter pichado os muros externos com críticas à direção, seráobjeto de processo por desrespeito à(A) integridade física do aluno.(B) autonomia de pensamento do aluno.(C) preservação da imagem e identidade do aluno.(D) liberdade de opinião e de expressão do aluno.(E) possibilidade de participar da vida política.
03.
O FUNDEB é compostos por recursos(A) da União e complementados, quando necessário, pelos Estados, DistritoFederal e Municípios.(B) dos Estados, Distrito Federal e Municípios, sem aporte da União.(C) dos Estados e Distrito Federal os quais são repassados aos Municípios ecomplementados pela União quando necessário.(D) da União, dos Estados e Municípios quando obtiverem receitas acima de60% do que apurado no ano anterior.(E) dos próprios Estados, Distrito Federal e dos Municípios e complementadospela União.
 
04.
A diretora da escola recebe uma denúncia de que um dos seus mestres estáacumulando o cargo de professor com um cargo de técnico da Petrobrás. Diantedesse fato ela deve:(A) chamar o professor a se explicar, por escrito.(B) abrir um inquérito administrativo, para apurar a denúncia.(C) tranquilizar-se, porque se trata de uma acumulação permitida.(D) dar um prazo de 30 dias para que ele faça a opção.(E) propor imediatamente sua demissão do serviço público
 
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA
SIMULADO DIRETOR DE ESCOLA
 
E-mail:
valdecicorreia@ig.com.br
 
VC SIMULADOS
2
 
05.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) define, no art. 6.º, ser dever dos pais ouresponsáveis matricular, no ensino fundamental, os menores(A) a partir dos 3 anos.(B) a partir dos 6 anos.(C) a partir dos 7 anos.(D) entre 6 e 7 anos.(E) entre 7 e 8 anos.
06.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdo
 
s são abordados em trêsgrandes categorias denominadas de:(A) gerais, específicas e transversais.(B) conceituais, procedimentais e atitudinais.(C) éticas, morais e sociais.(D) estratégicas, táticas e de incorporação.(E) intelectuais, artísticas e literárias.
07.
Luiza é uma diretora dedicada e ciente de suas responsabilidades como gestora.Para ela um elemento muito importante para o bom funcionamento de uma escolaé a avaliação, que deve se constituir em um processo contínuo e que envolva atodos. Os objetivos e os procedimentos da avaliação interna na escola de Luizasão definidos(A) pelos gestores da escola.(B) pela Secretaria Estadual.(C) pela diretora.(D) pelo conselho de escola.(E) pelo coletivo de professores regentes.
08.
Sabemos da importância da participação de alunos e famílias no processoeducativo para a boa gestão de uma escola. Marque a ação que expressa umcomportamento de uma gestão atenta a essa necessária participação.(A) Realizar festas na escola nos fins de semana.(B) Manter o Conselho de Escola funcionando.(C) Sensibilizar os alunos para os problemas sociais da comunidade.(D) Promover reuniões com os pais dos alunos indisciplinados.(E) Atender às expectativas dos pais de alunos assíduos.
 
QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA
SIMULADO DIRETOR DE ESCOLA
 
E-mail:
valdecicorreia@ig.com.br
 
VC SIMULADOS
3
 
09.
Com relação à frequência dos alunos para aprovação, a Lei de Diretrizes e Basesda Educação Nacional (LDB _ Lei nº. 9.394/96) dispõe que(A) é exigida frequência de 75% do total de horas letivas.(B) é exigida 50% de frequência do total de horas letivas, se o rendimento doaluno(a) for considerado satisfatório nas disciplinas do núcleo comum.(C) será direito do estabelecimento escolar decidir sobre o percentual defrequência.(D) haverá diferenciação, para a escola localizada na zona u
 
rbana e para alocalizada na zona rural.(E) não exigência de frequência mínima.
10.
Um diretor de escola, irritado com alguns professores, desabafa dizendo:
“...
se eles passassem um mês na direção entenderiam como é complicado dirigir sozinho esta escola 
.”
O desabafo indica que esse diretor assume um modelo degestão baseado(A) na autonomia da escola que permite que todo corpo docente participe dasdecisões.(B) no compartilhamento das decisões por todos os educadores da escola.(C) na participação de todos os segmentos envolvidos na concretização doprojeto da escola.(D) na democratização das relações de poder que foram estabelecidas naescola.(E) em uma estrutura administrativa autocrática, vertical e hierarquizada.
11.
preciso que todos funcionem como uma orquestra: afinados em torno de uma partitura e regidos pela batuta de um maestro que aponta como cada um entra para obter um resultado harmônico 
.O trecho acima se refere a que aspecto do trabalho pedagógico?(A) Ao trabalho do professor na sala de aula, sendo a partitura o plano da aula ea batuta, as competências do professor.(B) Às políticas de educação, sendo a partitura o conjunto das orientações legaise o maestro, o conjunto dos gestores educacionais.(C) Ao ensino de música nas escolas, sendo a partitura o plano de trabalho doprofessor e o maestro, o professor.(D) À organização da escola, sendo a partitura o projeto pedagógico e omaestro, o gestor.(E) Ao funcionamento do Conselho de Escola, sendo a partitura o projetopedagógico e o maestro, o diretor da escola.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->