Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
4Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pesquisa de moda

Pesquisa de moda

Ratings: (0)|Views: 1,837|Likes:
Published by Bruna Gonçalves
Este artigo pretende analisar a importância da pesquisa de moda como alicerce para as criações dos designers, tendo em vista que é através da pesquisa que surgem as novas tendências. Faz-se também uma análise da influência das novelas na maneira de vestir do povo brasileiro
Este artigo pretende analisar a importância da pesquisa de moda como alicerce para as criações dos designers, tendo em vista que é através da pesquisa que surgem as novas tendências. Faz-se também uma análise da influência das novelas na maneira de vestir do povo brasileiro

More info:

categoriesTopics, Art & Design
Published by: Bruna Gonçalves on May 29, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/13/2013

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE FEEVALEDESIGN DE MODA E TECNOLOGIAPESQUISA DE MODAPROFESSORA MARINA SEIBERT CEZARBruna Pereira GonçalvesPriscila Tatsch 
PESQUISA DE MODA
Novo Hamburgo2010
 
 
PESQUISA DE MODA
Bruna Pereira GonçalvesPriscila Tatsch
RESUMO
Este artigo pretende analisar a importância da pesquisa de moda comoalicerce para as criações dos designers, tendo em vista que é através da pesquisaque surgem as novas tendências. Faz-se também uma análise da influência dasnovelas na maneira de vestir do povo brasileiro. Busca também entender melhor como funcionam as tendências de moda e como elas se disseminam. Para atingir osobjetivos pretendidos aborda-se o trabalho e a postura necessária para opesquisador de moda e os métodos de pesquisa utilizados.
Palavras-chave:
Moda. Tendências da moda. Pesquisa de moda.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar as tendências de moda,passando por um estudo sobre os métodos de pesquisa utilizados pelospesquisadores de moda, sua postura e seu trabalho diante da necessidade deapresentar um norteamento aos designers em relação às tendências da estação.Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográficaprocurando fazer uma análise do pensamento de vários autores sobre o tema a fimde chegar a uma compreensão do fenômeno pesquisado com embasamento teóricoe também prático, pois o trabalho também analisou o fenômeno das novelas comogeradoras de tendências.Tal estudo se mostra importante porque facilitará o entendimento de comosurgem as novas tendências de moda e sua absorção pelo público.
 
 
2. SOBRE A PESQUISA E A MODA
Antes de qualquer outra análise devemos ter em mente que moda ébaseada na busca pelo “novo”, e essa busca reinicia a cada estação, podemosconfirmar essa idéia no pensamento a seguir:“Praticamente todos os teóricos da moda enfatizam “o novo” – com umasucessão constante de objetos “novos” substituindo aqueles que foram “novos”, masque se tornaram “velhos” – como uma característica básica da moda” (SVENDSEN,2010, p. 27).E também neste outro trecho do mesmo livro, Svendsen (2010, p. 34):
A natureza da moda é ser transitória. Há uma insistência central nainovação radical, uma busca constante da originalidade. A moda só é modana medida que é capaz de avançar. Ela se move em ciclos, um ciclo sendoo espaço de tempo desde o momento em que uma moda é introduzida atéaquele em que é substituída por uma nova, e seu princípio é tornar o ciclo –o espaço de tempo – o mais curto possível, de modo a criar o númeromáximo de modas sucessivas.
Sendo a moda esse fenômeno em constante mudança, os designersprecisam de fontes para criar a cada estação algo novo e que vá de encontro aosdesejos do consumidor, felizmente cada vez mais essas fontes de inspiração estãosendo definidas através de pesquisas que contribuem para minimizar riscos e indicar os melhores caminhos, entretanto como a moda está em constante mudança, nadaé verdade absoluta e por isso as pesquisas devem ser constantes.Entretanto não é possível deixar de citar o pensamento de: Deslandres(1998, p. 299, tradução nossa), que segue outra concepção de moda, porém,mesmo com a liberdade apontada pela autora, o pesquisador o perde suaimportância:
Apesar dos reduzidos grupos contrários aos imperativos de uma indústriaque impulsiona aos consumidores a trocar o mais vertiginosamente possívelde roupa, e estimula portanto as variações da roupa, parece que temoschegado a um ponto de estabilidade. A noção de moda imperativamentecaracterística de uma estação tem desaparecido, porque hoje tudo estápermitido e todos os comprimentos, larguras e formas convivem ao mesmotempo (...).

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->