Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
10Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Relacoes ecologicas

Relacoes ecologicas

Ratings: (0)|Views: 4,561 |Likes:
Published by Vicente Machel

More info:

Published by: Vicente Machel on May 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/24/2012

pdf

text

original

 
Introdução
 Na natureza as populações de duas ou mais espécies que convivem em um mesmo habitat podemdesenvolver relações favoveis ou desfavoráveis para uma ou para outra para todas as participantes da relação num determinado espaço. As relações ecológicas podem ser positivas enegativas, ou seja podem favorecer ou desfavorecer um indivíduo, elas vão permitir o crescimentoou a densidade populacional, ou regular o mesmo. Elas são resultantes das actividades realizadasno mesmo espaço (espaço compartilhado) na aquisição de recursos alimentares, reprodutivos. Neste trabalho, vamos estudar as interacções ecológicas, compreender as interacções entre os seresvivos na comunidade e na natureza em geral, identificar as relações inter-especificas e intra-especificas e a sua caracterização.
2
 
Relações ecológicas
Quando espécies diferentes em um ecossistema têm actividades ou necessidades de recursos emcomum, elas podem interagir entre si, e os seus membros podem ser prejudicados ou beneficiados.
Característica dos tipos de relações ecológicas
Todos os seres vivos na natureza se relacionam com outros, podendo estes se tratar da mesmaespécie como não, as que são da mesma espécie denominam se
relações intra-específicas
e, as deespécies distintas denominam se
relações inter-específicas
. Estas relações na sua generalidade podem ser harmónicas ou desarmónicas, isto é quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduosenvolvidos e quando pelo menos um se prejudica respectivamente.
Descrição das relações intra-especificas
As relacoes intra-especificas ocorrem entre indivíduos da mesma espécie classificam-se em:
Sociedade
Sociedade corresponde a relação entre indivíduos da mesma espécie, mantendo-se anatomicamenteseparados, e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologiacorporal está relacionada à actividade que exercem. Ex: abelhas, cupins, formigas, etc.
Reunião
 É o agrupamentos temporários de indivíduos em função de um determinado estímulo. Ex: avesmigratórias, reunião de insetos ao redor de uma lâmpada.
Colónia
Colónia, constitui os indivíduos associados anatomicamente (fisicamente) estes podem seapresentar semelhantes (colónias isomorfas), ou com diferenciação corporal de acordo com aactividade que desempenham (polimorfas). As colónias podem ser entendidas como:Homotípicas
 – 
sem diferenciação entre os indivíduos, e sem divisão de funções. Ex: colônia de bactérias
, ,
morcegos.Heterotípicas
 – 
com diferenciação entre os indivíduos e com divisão de trabalho. Ex: caravela-do-mar, corais
.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->