Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Origem Histórica do Aramaico antigo

A Origem Histórica do Aramaico antigo

Ratings:
(0)
|Views: 47|Likes:
Published by Adilson de Oliveira

More info:

Published by: Adilson de Oliveira on May 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/31/2012

pdf

text

original

 
A Origem Histórica do Aramaico antigo
  Aramaico é uma língua Semita com 3000 anos de história. Foi a língua da administração deimpérios e a língua da divina adoração. É a língua original de grandes versões da Bíblia deDaniel e Ezra, e inclusive o Novo Testamento no Original (conhecido como Peshitta Aramaica/Síriaca); e é a principal língua do Talmud. e o Aramaico foi a língua falada por 
Yeshua(Yisho' no aramaico)
(Jesus) e ainda hoje é a primeira língua oficial falada em muitaspequenas comunidades ou pelos cristaos do oriente. O aramaico pertence a família das línguas Afro asiáticas, com essas diversas famílias ela pertence µa subfamília Semita¶. O Aramaico éuma parte do grupo de línguas do Noroeste semita onde também se inclui a língua Canaanita(Hebraico incluso).Falada em : Armênia, Arzenbaijão, Iran, Israel, Geórgia, Líbano, Palestina, Rússia, Síria eTurquia através do meio leste da Ásia central e também na Europa, América do Norte, e Austrália. O Total de Fluentes na língua é de 445,000. .
DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA
Durante o século 12 aC.³Arameus´, os nativos que falavam/falam o aramaico, começaram amigrar em grande números para Síria, Iraque, e para o leste (Turquia). Conforme a linguacrescia em importância, ela começou a ser falada através do mediterrâneo, na área da costade Tigris. Os judeus levaram a língua com eles para o norte da África e Europa e os antigoscristãos trouxeram o aramaico para a Pérsia, India e até mesmo na China. Do século 17 parafrente foi nomeada a língua franca do meio leste pelos hebreus, assim o aramaico se tornouuma língua literária e litúrgica entre os judeus Mandeus, Caldeus e alguns Cristãos e ainda éfalada por uma pequena e isolada comunidade ao redor dessas áreas originais de influência. A turbulência dos últimos 2 séculos viu os falantes de aramaico e sua literatura seremdispersos pelo mundo, por causa da perseguisaçãoislamica naquela região, onde foram mortosmilhares de pessoas.
ARAMAICO LINGUA E DIALETO
O aramaico é um grupo de línguas relacionadas, mais que uma simples língua monolítica. A longa história do aramaico é a extensão literária e o uso em diferentes comunidadesreligiosas, são todos fatores de diversificação da língua. Alguns dialetos aramaicos são aomesmo tempo inteligíveis enquanto outras não são. Algumas línguas do aramaico sãoconhecidas por diferentes nomes por exemplo:
SIRIACO
(Suroyoyo)
em particular usado paradescrever o aramaico do leste das comunidades cristãs. A maioria dos dialetos podem ser descritos tanto no leste como no oeste, a linha que os divide é tênue ou pouco mais no oeste.É também de grande ajuda traçar uma distinção entre esses aramaicos modernos (chamadode neo-aramaico) daqueles que ainda estão em uso como língua literal e daqueles que foramextintos e são apenas de interesse dos eruditos. Embora haja algumas exceções para essaregra, essa classificação da aos modernos , central e velho período dos dois lados, leste eoeste, µa distinção entre várias línguas e dialetos dentro do aramaico¶.O alfabeto aramaico mais antigo foi baseado na escrita fonética. Com o passar do tempo oaramaico teve suas distinções em um estilo mais ³quadrado´. As anciões israelitas e outraspessoas de Canaã adotaram esse alfabeto para escrever suas próprias línguas. Assim, hoje oalfabeto Hebraico é mais conhecido. Esse é o sistema da escrita usado da bíbliaaramaica eoutras escritas Judias em aramaico. A maior modificação do alfabeto aramaico, é o alfabeto Mandaico, que é usado pelos Mandeus.E adicionado a esse sistema de escrita derivados do alfabeto aramaico foi usado nos temposantigos por grupos particulares. Nabatenos e Pietra, por exemplo ou Palmyreneanos emPalmyra. Em tempos modernos Turoyo foi algumas vezes escrito em um alfabeto latimadaptado.
 
HISTORIA
 Aqui segue uma história compreensiva do aramaico. A história é dividida em 3 largosperíodos*:VELHO ARAMAICO (1100 ac ± 200 dc) , incluindo:
 A
ramaico bíblico da bíblia hebraicaO aramaico de YeshuaO aramaico do Targum
 ARAMAICO CENTRAL (200-1200), incluindo:
 Literatura SíriacaO aramaico do Talmud e Misdrashim
 ARAMAICO MODERNOVariado, moderno coloquial*essa classificação é baseada naquela usada por Klaus Beyer 
VELHO ARAMAICO
 O velho aramaico cobre mais de 13 seculos de língua. Esse vasto tempo de extensão éescolhido conforme todos os aramaicos que agora é efetivamente extinto. O principal ponto demudança do velho aramaico está por volta de 500 anos dC quando o velho aramaico (a línguados arameus -
Lishanad 
 A
ramaya
) se mudou para o aramaico imperial (a língua dos impériospoderosos - Babilonios, Persas, Assírios...) os muitos dialetos falados do velho aramaico vempor proveniência quando o grego toma lugar do aramaico como a língua do poder na região,apesar da população em si não adotar o grego como lingua falada entre eles.
 ARAMAICO ANTIGO
  Aramaico antigo se refere ao aramaico dos Arameus desde sua origem até que se torna alíngua franca oficial do
FER 
TIL
RE 
SC 
ENA
. É a língua da cidade ±estado de damasco,HAMATH e ARPAD.
VELHO E ANTIGO ARAMAICO
Há algumas extensivas inscrições que evidenciam o antigo uso da língua datado desde oséculo 10 aC. Essas inscrições são em sua maioria documentos diplomáticos entre a cidade de Arameus. A ortografia do aramaico nesse período antigo parece ser baseado na fonética e háuma unidade de língua escrita. Isso quer dizer que logo, a mais refinada ortografia servida µasnecessidades da língua, começa a se desenvolver desde a região leste de Aram.Estranhamente o dominio do império de Assírios, de Tiglath ± Pileser III sobre Abraão no meiodo século 18, conduz ao estabelecimento do aramaico como uma língua franca.
 PÓS ARAMAICO ANTIGO
De 700 aC a língua começou a se propagar mas perdeu muita da sua homogenidade.Diferentes dialetos começaram a surgir na Mesopotâmia, Levant e Egito. Contudo o AKADIANOS influenciou o aramaico da Assíria e então a Babilônia começou a ficar para trazcomo descrito em 2 reis 2:26, Ezequiel, rei de Judah negocia com Assírio em aramaico paraque as pessoas comuns não pudessem entender. Em torno de 600 aCAdon, um rei

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->