Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
1Tessalonicenses (Moody)

1Tessalonicenses (Moody)

Ratings: (0)|Views: 51|Likes:
Published by debvida

More info:

Published by: debvida on May 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/12/2013

pdf

text

original

 
1 TESSALONICENSES 
 
INTRODUÇÃOOcasião em que foi escrita.
A igreja em Tessalônica era fruto dasegunda viagem missionária de Paulo (Atos 17:1-9). Milagrosamentelibertado da cadeia de Filipos, Paulo e seus companheiros, Silas eTimóteo, seguiram lentamente para o sul e então para o oeste ao longoda grande estrada romana até Tessalônica, centro comercial e capital daMacedônia. Ali, apesar da oposição pertinaz, organizaram a segundaigreja européia. Importunado pelos judeus em Tessalônica e Beréia (Atos17:10-15), Paulo fugiu para Atenas, onde a preocupação com o bem-estar espiritual dos crentes de Tessalônica, instigaram-no, com algumsacrifício pessoal, a enviar Timóteo para sustentar a igreja nas ondas deperseguição (I Ts. 3:1-3). Timóteo juntou-se novamente a Paulo emCorinto com a boa notícia de que a semente do Evangelho caíra em boaterra. Então Paulo escreveu I Tessalonicenses para elogiar seus fiéisirmãos pela sua inabalável dedicação a Cristo e de uns para com osoutros e para encorajá-los a progredirem mais no amor e na santidade.
Data e Lugar.
Graças à inclinação de Lucas pelos detalheshistóricos, as datas destas cartas podem ser fixadas com razoável certeza.A referência que Lucas faz a Gálio, procônsul da Acaia, em relação àviagem de Paulo a Corinto (Atos 18:12), foi esclarecida pela descobertaem Delfos de uma inscrição que data do proconsulado de Gálio dentrodo reino do imperador Cláudio. A inscrição parece indicar que Gáliotomou posse do seu posto no verão de 51 A.D. Uma vez que Lucasparece sugerir que Paulo ficou em Corinto cerca de dezoito meses antesde Gálio subir ao poder (Atos 18:11), o apóstolo provavelmente chegou
 
1 Tessalonicenses (Comentário Bíblico Moody) 2em Corinto no começo do ano 50 A.D. Não muito tempo depois disso,Silas e Timóteo voltaram da Macedônia com a notícia que Paulomenciona escrevendo I Tessalonicenses (Atos 18:5; I Ts. 3:1-6),provavelmente em meados do ano 50 A.D. Alguns meses mais tardeseguiu-se II Tessalonicenses, em resposta à notícia de que algunsproblemas não trilham sido ainda resolvidos.
Desenvolvimento das Idéias.
Os três primeiros capítulos sãopessoais e reflexivos. Paulo se lembra da calorosa acolhida que oscrentes macedônios deram ao Evangelho e os faz lembrar das difíceiscircunstâncias nas quais ele lhes levou a palavra de Deus. Suapreocupação vital foi evidenciada pela prontidão em separar-se deTimóteo, seu companheiro necessário, a fim de fortalecer a igrejaoprimida.O relatório positivo de Timóteo aliviou o peso no coração doapóstolo e despertou uma série de exortações práticas. Cônscio dastentações que espreitavam os crentes em meio a uma cultura pagã, oapóstolo os advertiu sobre a ameaça da impureza sexual e os perigos dasdiscórdias e rixas. Os ensinamentos de Paulo sobre a volta de Cristo,enquanto estivera em Tessalônica, gerara dois problemas específicos:falta de trabalho sistemático à vista da 1mhlente vinda de Cristo e medoque os crentes mortos fossem privados dos direitos da participação nasglórias desse grande evento. Com característica integridade Pauloenfrenta esses problemas, admoestando à diligência e fazendo umadramática descrição dos papéis dos santos vivos e mortos na vinda deCristo. O livro termina (cap. 5) com um desafio a que estejam alertas ecom alguns conselhos práticos relativos às atitudes cristãs e donsespirituais.
Importância.
A data precoce destas epístolas permite-nos dar umaolhada na estrutura não complicada da igreja primitiva. Não havianenhuma organização complexa; a cola que mantinha os crentes unidosera a fé comum, o amor e a esperança. Uma liderança não oficial surgiradentro da igreja, mas os cristãos sentiam-se desesperadamente
 
1 Tessalonicenses (Comentário Bíblico Moody) 3dependentes do círculo apostólico. Em poucos livros do NovoTestamento encontra-se mais forte testemunho desse poder doEvangelho que levou os pagãos a se aproximarem de Deus, afastando-osdos ídolos, manteve seu amor desperto em meio às lutas, e os ancorou naesperança apesar dos incessantes assaltos da perseguição.Nestas cartas Paulo revela a sua alma mais do que o seu assunto.Aqui o pulsar do amoroso coração do apóstolo tornou-se audível. Ele secompara a uma meiga pajem (I Ts. 2:7), a um pai severo (2:11) e a umórfão sem lar (no grego de 2:17). Ele se mostra disposto a gastar e a sergasto pela expansão do Evangelho. É Paulo, o homem, que se nosapresenta, meigo em sua força, amoroso em suas exortações, intrépidoem sua coragem, sincero em suas motivações - um homem (como CarlSandburg disse de Abraham Lincoln) "de aço e veludo, duro como arocha e macio como o nevoeiro que se esvai".Os ensinamentos escatológicos destas cartas realçam suaimportância. Em nenhum outro lugar o apóstolo trata tão detalhadamentea seqüência dos acontecimentos da segunda vinda de Cristo e o papelque os crentes vão desempenhar no advento. Mais ainda, só em IITessalonicenses 2 Paulo faz alusão à encarnação do mal que seapresentará como Deus no fim da história – o Anticristo.
ESBOÇO
I. Introdução. 1:1 .A. Autor.B. Destinatários.C. Bênção.II. Reflexões pessoais. 1:2 – 3:13.A. Paulo elogia a igreja. 1:2-10.1. Pela recepção que deu ao Evangelho. 1:2-5a.2. Pelo testemunho que deu ao mundo. 1:5b-10.B. Como Paulo organizou a igreja. 2:1-16.1. Pureza dos motivos do apóstolo. 2:1-6.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->