Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Volume 1 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 2ª Série - História

2010 - Volume 1 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 2ª Série - História

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 4,418 |Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on Jun 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/22/2014

pdf

text

original

 
GABARITO Caderno do Aluno História 2
a
série – Volume 1
1
Páginas 3 - 7
1. Há diversas formas de exaltar as diferenças entre o mapa de Santo Isidoro de Sevilhaapresentado e os mapas com que os alunos lidam normalmente, portanto, não há umaresposta única para essa questão, mas eles podem ressaltar o formato, a organizaçãodos continentes, dentre outros aspectos.2. As respostas corretas devem apresentar justificativas para o racionalismo apresentadono mapa contemporâneo, tais como maior precisão, utilização prática paranavegações, influências do pensamento clássico, abandono de alguns padrõesmedievais.3. O mapa de Santo Isidoro de Sevilha aponta os nomes dos três filhos de Noé: Sem,Jafé e Cam.4. Além dos nomes dos filhos de Noé, podemos indicar a tripartição territorial queremete à Santíssima Trindade e que Jerusalém está representada bem ao centro domundo.5. O mapa apresenta os nomes dos rios Nilo e Tanis, bem como o “Mare Nostrum”(Mediterrâneo) ao centro. Estão indicados também os nomes dos seguintescontinentes: Ásia, África, Europa, circundados pelo “Oceano”.6. A descrição feita nos versículos é a do Paraíso e, segundo a cartografia medieval,este ficava localizado na porção oriental dos mapas. Em toda a cartografia cristã, oOriente ocupa uma posição de destaque devido a essa relação, a presença do paraísono Leste justifica a sua colocação na parte superior dos mapas de toda a cartografiamedieval cristã, até o advento da bússola e das navegações oceânicas, quando oNorte passa a ocupar tal posição de destaque nos mapas.7. O fato de o paraíso cristão estar representado no Oriente influenciou a construção dosignificado de palavras como “orientado” e “desorientado”. Trata-se de umareferência direta a tal representação cartográfica, na qual o Oriente fica na partesuperior do mapa, assim como em grande parte dos mapas cristãos medievais.8. Pode ser interpretada como “navegar é necessário” ou “navegar é preciso”, deprecisão.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1QUE MUNDO É ESSE?
 
GABARITO Caderno do Aluno História 2
a
série – Volume 1
2
9. Os mapas passaram a ser mais detalhados, precisos, o racionalismo influenciou umaprofunda mudança na representação do mundo.10. Seria interessante que os alunos conseguissem perceber que:uma relação direta entre o pensamento renascentista e as transformaçõescartográficas da época;uma relação de continuidade dos valores renascentistas em nossa ciênciacartográfica atual.
Página 7
A pesquisa deve apontar os seguintes resultados:O mapa de Martellus data do século XV e o de Bertin (ver página 4 do Caderno doAluno) do século XX.O mapa de Henricus Martellus está com o Norte na parte superior. • A África édetalhada graças às navegações portuguesas na costa do continente.Na data de elaboração do mapa, os portugueses ainda não haviam chegado aoOriente.O renascimento se mostra evidente principalmente no racionalismo e na busca deprecisão na representação dos continentes.
Páginas 8 - 9
A atividade está proposta no Caderno do Aluno de forma a favorecer a interface comoutras disciplinas. Se você considerar viável, combine com o professor de Arte eGeografia uma aula comum para a análise dos materiais pesquisados.
 
GABARITO Caderno do Aluno História 2
a
série – Volume 1
3
Página 10
1. Dürer, assim como diversos outros artistas e cientistas, tentam de maneira miméticareproduzir uma imagem da maneira como ela se apresenta diante do olho humano; atécnica da perspectiva utilizada nas pinturas torna-se um eficaz instrumento parasimular isso.2. Os estudos astronômicos, por meio de cálculos e observações; os estudos deanatomia, por meio da dissecação; e a cartografia, por meio da observação do litoralrealizada durante as viagens, também buscam representar com a maior fidelidadepossível aquilo que se apresenta diante do ser humano.
Página 11
1. Alternativa e. O renascimento e as navegações do século XV foram muito férteispara a transformação dos paradigmas medievais e, inclusive, clássicos.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->