Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo sobre o Sol

Resumo sobre o Sol

Ratings: (0)|Views: 4,196 |Likes:
Published by Raphaela Ikeuchi

More info:

Published by: Raphaela Ikeuchi on Jun 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/14/2012

pdf

text

original

 
Introdução
O Sol é uma anã amarela, sendo a estrela central do Sistema Solar e por ser o corpo com maior atração gravitacional (responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar) todos os outros corpos(planetas, satélites, etc) giram ao seu redor. A Terra ficou em uma posição bem privilegiada, a 150milhões de km de distância de sua estrela, dando condições para a vida.O Sol é uma esfera de plasma, assim como todas as outras estrelas. Sua classe é a G2V, onde G2indica que a estrela tem uma temperatura aproximada de 5780K e o V indica que o Sol faz parte dasequência principal.Para que continue na ativa, o Sol é alimentado por fusão nuclear, o único combustível capaz demanter o seu calor. (04:28-04:36)É composto de várias substâncias, principalmente de hidrogênio e hélio.Hidrogênio73,46%Hélio24,85%Oxigênio0,77%Carbono0,29%Ferro0,16%Enxofre0,12% Neon0,12% Nitrogênio0,09%Silício0,07%Magnésio0,05%
Estrutura solar
Estrutura:1.Núcleo2.Zona de radiação3.Zona de convecção4.Fotosfera5.Cromosfera6.Coroa7.Mancha solar 8.Grânulos9.Proeminência solar No interior solar há três estruturas: o núcleo, onde são produzidas as reações nucleares quetransformam a massa em energia através da fusão nuclear, a zona radioativa e a zona de convecção.
O
núcleo solar
possui uma temperatura de 13.600.00 K e é o lugar onde a maior parte da
 
energia do Sol é gerada por fusão nuclear, convertendo hidrogênio em hélio. (6:25 – 6:50)
A
zona de radiação
tem uma temperatura que começa a cair a medida que se distancia docentro solar (7.000.000 K para 2.000.000 K). Seu material é quente e denso, o que permite atransferência de calor para fora.
A
zona de convecção
é a camada externa do Sol, seu material não é quente e denso osuficiente para a transferência de calor 
A fotosfera
Essa é a parte visível do Sol, sendo a região mais funda que pode ser observada. Nesta, e acimadesta camada, a luz visível é livre para propagar-se ao espaço, escapando do Sol totalmente.
A atmosfera
As camadas superiores à fotosfera são chamadas coletivamente de atmosfera solar. Sãocompostas de cinco zonas principais: a “zona de temperatura mínima” (cromosfera), a região detransição solar (coroa solar) e a heliosfera.
A importância e os perigos do Sol para a Terra
O Sol é muito importante para a Terra porque é ele que nos fornece a luz, através de partículasde luz e calor chamadas fótons, essencial para a vida. Em um segundo, o sol produz energia do quea civilização humana jamais utilizou (02:21 – 02:26). Além disso, a Terra está em uma posição ondenão está perto o suficiente para ter seus oceanos evaporados rapidamente e nem longe o suficiente para que se tornasse um deserto gelado. (posicao)Mesmo a Terra estando em um lugar tão privilegiado, não quer dizer que esteja a salvo da fúriasolar, que são as explosões solares (12:45 – 12:50)(12:58 – 13:01) provocadas pelo magnetismo doSol. Diferentemente da Terra, que só possui dois pólos, o Sol possui milhões de pólos (13:19 – 13:27). O campo magnético do sol é uma trama complexa, fazendo com que seu plasma não gire deforma uniforme. Todo o seu plasma se revolve e se agita, tornando as linhas magnéticas distorcidas,misturadas e entrelaçadas. Sabemos que essas linhas existem por causa dos arcos de plasma. (14:05 – 14:13)(14:20 – 14:28).A ação violenta de uma explosão muitas vezes provoca erupções perigosas, as
ejeções de massacoronal ou CNE (tempestades solares)
. Nesses eventos, a energia de explosão lança uma massa de plasma radioativo e magnético para fora da atmosfera solar. Essas massas podem atingir cerca de1300km por segundo e expelem uma enorme quantidade de material. É como se a massa do MonteEverest saísse do sol e avançasse pelo espaço. Se atingirem a Terra, podem induzir correntes naatmosfera externa neutralizando satélites e redes elétricas e têm o potencial de causar tantosestragos quanto um furacão ou um tornado. Tempestades solares podem até dobrar e quebrar oscampos magnéticos nos extremos da Terra, permitindo que partículas magnéticas disparem emdireção aos pólos norte e sul.Tempestades extremamente fortes distorcem ainda mais os campos magnéticos, provocandocorrentes elétricas que abarcam os continentes. Quando isso ocorre, equipamentos como linhas deforça podem ficar sobrecarregados. Se uma tempestade atingir sistemas de comunicação ecompanhias elétricas e tudo de que dependemos, várias situações caóticas podem acontecer. Setiverem tempo de reagir, os operadores das usinas podem reduzir a corrente enviada aos cabos eevitar um desastre.
Estrelas com as mesmas características do Sol
Existem estrelas com as mesmas características do Sol, sendo uma das mais conhecidas a PsiAndromedae que está na Galáxia de Andrômeda. Foi descoberto que os planetas terrestres podem seformar em torno de estrelas tipo-Sol.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Iara Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->