Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
12Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Volume 3 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 1ª Série - Filosofia

2010 - Volume 3 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 1ª Série - Filosofia

Ratings: (0)|Views: 7,245|Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on Jun 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/12/2012

pdf

text

original

 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 1
a
série – Volume 3
1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1O ESTADO
Para começo de conversa
Página 3
1. Resposta pessoal, a depender da experiência do aluno. Pode-se ajudar com perguntasque favoreçam a recuperação da lembrança do entendimento em questão.2. Resposta aberta, a depender da percepção e crítica do aluno sobre o relacionamentocom funcionários na escola. Lembrar que na escola pode ter, além de funcionáriospúblicos, funcionários terceirizados.
Páginas 3 - 5
1. O entendimento atual de democracia abarca a participação política de todos osmoradores de um município, de um país, quer seja em processos eleitorais para osmaiores de 16 anos, no caso do Brasil, quer seja em movimentos sociais semrestrições para a participação.Na Antiguidade Grega, democracia era o processo de participação dos cidadãos, istoé, homens donos das terras nas quais as cidades-Estado se situavam e nãoestrangeiros. O conceito de democracia que garantia a participação política nãoabarcava todos os habitantes da cidade.2. A propriedade era um dos critérios que definiam a condição política do cidadão,garantia seu poder de decisão, seus direitos políticos.3. Os magistrados que apresentavam capacidade racional e sabedoria.
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 1
a
série – Volume 3
2
Página 6
As orientações encontram-se no próprio Caderno do Aluno. É importante a análisesobre os mecanismos de participação política existentes no município. Por exemplo:fórum popular na câmara dos vereadores; movimentos populares para reivindicações demelhorias nos bairros; encontro de eleitores etc.
Reflexão em grupo
Páginas 6 - 7
1. Resposta aberta, a depender da crítica do aluno. Pode-se ajudar com questionamentosque permitam leitura do cotidiano de forma mais abrangente, com informações sobrequestões sociais.2. Resposta aberta, a depender da crítica e do entendimento do aluno sobre sabedoria ecomo a mesma se relaciona com as ações e dos discursos proferidos pelosgovernantes.
Páginas 7 - 10
1. O poder soberano pode manter a paz, porque concentra toda a força e limita a forçade cada cidadão que entregou seu poder para um homem ou uma assembleia. Opoder soberano é dado por consentimento de todos que, com esse gesto, já estãoassumindo a limitação de sua força, em prol da defesa comum.2. Observa-se que nem todos os Estados são eficientes para manter a paz, quer sejainterna, quer seja externamente. Temos notícias diariamente de conflitos não apenasentre países, como é o caso do Oriente Médio, mas entre grupos em um mesmo país,como os que ocorrem, por exemplo, em alguns países africanos.
 
GABARITO Caderno do Aluno Filosofia 1
a
série – Volume 3
3
Páginas 10 - 11
1. Platão associou as funções na cidade aos diferentes tipos de alma.Todos deveriam passar por período preparatório no qual revelariam suas aptidões eas características de sua alma.As pessoas que apresentam alma de bronze devem se dedicar à agricultura, aoartesanato e ao comércio. Estes cuidariam da subsistência da cidade.Aqueles que tivessem a alma de prata e a virtude da coragem essencial aos guerreirosconstituiriam a guarda do Estado, seriam os soldados que cuidariam da defesa dacidade. Os mais notáveis tem a alma de ouro e seriam instruídos na arte de dialogar.Estudaria Filosofia, a fonte de toda a verdade.Aos cinquenta anos, os cidadãos que foram aprovados em todas as séries de provaspoderiam ser admitidos no corpo supremo dos magistrados. Caberia a eles o governoda cidade, o exercício do poder, pois apenas eles teriam a ciência da política. Suafunção seria manter a cidade em paz.2. O Estado é um poder artificial que resulta do pacto social para garantir a paz. Osalunos devem ser orientados na retomada dos argumentos de Hobbes relativos àguerra de todos contra todos.3. Resposta individual. O importante é avaliar a pertinência dos motivos apresentados ea coerência da justificativa apresentada.4. Sequência:a) (H)b) (P)c) (P)d) (H)e) (H)

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Milla Silva liked this
Caroline Costa liked this
Pedro Lucas Cardoso added this note|
estou com dificuldade ness materia fique em recuperaçao preciso tiraar 4 para passa como entender eu nao consigo
Adonias Maia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->