Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
27Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
2010 - Volume 2 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 1ª Série - Química

2010 - Volume 2 - Caderno do Aluno - Ensino Médio - 1ª Série - Química

Ratings: (0)|Views: 17,464|Likes:
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.
Caderno do Professor com todas atividades e respostas para uso em dúvidas. Atenção: As respostas contidas aqui tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e não apenas serem copiadas, já que se for pra copiar e não aprender nada, não perca seu tempo. Assim tire proveito das atividades.

More info:

Published by: Anderson Guarnier da Silva on Jun 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/21/2013

pdf

text

original

 
1
Caro Professor,Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes darede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo detodo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edição a partirde 2010.As alterações foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, porleitores especializados nas disciplinas e, sobretudo, pelos próprios professores, quepostaram suas sugestões e contribuíram para o aperfeiçoamento dos Cadernos. Notetambém que alguns dados foram atualizados em função do lançamento de publicaçõesmais recentes.Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analiseas diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas.Na primeira parte deste documento, você encontra as orientações das atividadespropostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor não serão editados em2010, utilize as informações e os ajustes que estão na segunda parte deste documento.Bom trabalho!Equipe São Paulo faz escola.
 
2Caderno do Aluno de Química – 1
ª
série – Volume 2
Respostas às questões
 As respostas são indicações do que pode ser esperado das reflexões dos alunos. De maneiranenhuma são “gabaritos” para ser seguidos em eventuais correções de tarefas ou discussõesem sala de aula. Deve-se chamar atenção para o fato de se ter procurado utilizar a linguagemque envolve termos científicos de maneira adequada, o que, certamente, não corresponde aomodo pelo qual os alunos se expressam. Muitas vezes, expressam ideias pertinentes, porém sema devida apropriação da terminologia química.
 
3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO NO DIA A DIA E NO SISTEMAPRODUTIVO
Questões para a sala de aula
Páginas 3 - 4
1. Neste pequeno resumo, espera-se que os estudantes possam destacar duas principaisideias: o carvão tem a função de fornecer energia térmica ao ser queimado naprodução da cal e do ferro e, no caso deste, é também um dos reagentes.2.a) Neste item é importante estar atento às dificuldades que alguns estudantespodem apresentar em relação às operações matemáticas com notações científicas.Espera-se que eles respondam algo como:7,0 milhões de toneladas = 7,0 × 10
6
t = 7,0 × 10
6
× 10
6
g = 7,0 × 10
12
gb) Deve-se estabelecer uma relação entre a quantidade de carvão e a quantidade decal para obter a massa de carvão consumida na produção de cal no ano de 2006.t102,2xg102,184x g107,0x g0001g312 caldeMassacarvãodeMassa
61212
 c) Espera-se que o aluno interprete os dados da tabela respondendo que a produçãode 1 kg de ferro consome maior quantidade de carvão (910 g) do que a de 1 kg de cal(312 g de carvão).
Questões para a sala de aula
Páginas 5 - 6
1.a) O combustível apresentado na tabela que tem maior poder calorífico é o gás decozinha (11730 kcal/kg ou 49030 kJ/kg).b) O combustível apresentado na tabela que tem menor poder calorífico é a lenha(2524 kcal/kg ou 10550 kJ/kg).

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Tainá Gouvêa liked this
Eduarda Diias added this note|
muito top
Gabi Riccio liked this
Rodrigo Vitor liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->