Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
43Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Curso de REDE DE COMPUTADORES

Curso de REDE DE COMPUTADORES

Ratings:

4.33

(3)
|Views: 6,005|Likes:
Published by Ivan Clecio

More info:

Published by: Ivan Clecio on Sep 10, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/07/2012

pdf

text

original

 
Nesta apostila você verá como nasceu a idéia da Rede entre computadores, o seuprincipal padrão mundialmente utilizado, as topologias, os tipos de cabos, comoconfeccioná-los, o cabeamento estruturado, os principais equipamentos para uma redede computadores: Repetidores, Hub, Switch, Roteadores entre muitas outrasinformações. Qualquer critica, sugestão, apoio, dicas é muito bem vinda, para oenriquecimento deste material. 
Historia
 O primeiro experimento conhecido de conexão de computadores em rede foi feito em1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas: Lawrence Roberts e ThomasMerril. A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixavelocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e naCalifórnia. Estava plantada ali a semente para o que hoje é a Internet – mãe de todasas redes.O nascimento das redes de computadores, não por acaso, esta associada a corridaespacial. Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entrecomputadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes dedados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, arede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pelaAdvanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde rebatizada como DARPA.A agencia nasceu de uma iniciativa do departamento de defesa dos estados unidos, naépoca preocupado em não perder terreno na corrida tecnológica deflagrada pelosrussos com o lançamento do satélite Sputinik, em 1957. Roberts, acadêmico do MIT(Instituto de Tecnologia de Massachusetts), era um dos integrantes da DARPA e umdos pais da Arpanet, que começou em 1969 conectando quatro universidades: UCLA –Universidade da Califórnia em Los Angeles, Stanford, Santa Bárbara e Utah. Aseparação dos militares da Arpanet só ocorreu em 1983, com a criação da Milnet.Alguns dos marcos importantes para a evolução das redes locais de computadoresocorreram nos anos 70. Ate a década anterior os computadores eram maquinasgigantescas que processavam informações por meio da leitura de cartões ou fitasmagnéticas. Não havia interação entre o usuário e a maquina. No final dos anos 60ocorreram os primeiros avanços que resultaram nos sistemas multiusuários de tempocompartilhado. Por meio de terminais interativos, diferentes usuários revezavam-se nautilização do computador central. A IBM reinava praticamente sozinha nessa época.A partir de 1970, com o desenvolvimento dos minicomputadores de 32 bits, os grandesfabricantes, como IBM, HP e Digital, já começavam a planejar soluções com o objetivode distribuir o poder de processamento dos mainframes e assim facilitar o acesso àsinformações. O lançamento do VAX pela Digital, em 1977, estava calcado numaestratégia de criar uma arquitetura de rede de computadores. Com isso, a empresa
2
 
esperava levar vantagem sobre a rival Big Blue.Quando um Vax era iniciado, ele já começava a procurar por outras maquinas para secomunicar, um procedimento ousado numa época em que poucas pessoas tinham idéiado que era uma rede. A estratégia deu certo e o VAX alcançou grande popularidade,principalmente em aplicações cientificas e de engenharia. Muitos anos depois, a Digitalacabaria sendo comprada pela Compaq, que por sua vez, foi incorporada a HP. Mas asinovações surgidas com o VAX e seu sistema operacional, o VMS, teriam grandesinfluencias nos computadores que viriam depois.O sistema operacional Unix, desenvolvido em 1969 nos laboratórios Bell, trouxeinovações que logo o tornou popular nas universidades e nos centros de pesquisa apartir de 1974. Era um sistema portável e modular, capaz de rodar em várioscomputadores e evoluir junto com o hardware. Os sistemas operacionais da épocaeram escritos em assembly, linguagem especifica para a plataforma de hardware. OUnix foi escrito quase totalmente em C, uma linguagem de alto nível. Isso deu a eleuma inédita flexibilidade. No começo da década, ferramentas importantes foramcriadas para o Unix, como o e-mail, o Telnet, que permitia o uso de terminais remotos,e o FTP, que se transformou no padrão de transferência de arquivos entrecomputadores em rede. Foi essa plataforma que nasceu a maior parte das tecnologiasque hoje formam a Internet.
Ethernet
Um dos principais saltos tecnológicos que permitiram a popularização das redes foi odesenvolvimento da tecnologia ethernet. Para se ter uma idéia do avanço que essainvenção representou, basta lembrar que, até aquela época, os computadores nãocompartilhavam um cabo comum de conexão. Cada estação era ligada a outra numadistancia não superior a 2 metros. O pai da Ethernet é Robert Metcalfe, um dos gêniosproduzidos pelo MIT e por Harvard e fundador da 3Com.Metcalfe era um dos pesquisadores do laboratório Parc, que a Xerox mantém até hojeem Palo Alto, na Califórnia. Em 1972, ele recebeu a missão de criar um sistema quepermitisse a conexão das estações Xerox Alto entre si e com os servidores. A idéia eraque todos os pesquisadores do Parc pudessem compartilhar as recém-desenvolvidasimpressoras a laser.Uma das lendas a respeito da criação da Ethernet é que Metcalfe e sua equipetomaram por base um sistema desenvolvido por um casal de estudantes dauniversidade de Aloha, no Havaí. Utilizando um cabo coaxial, eles interligaramcomputadores em duas ilhas para poder conversar. O fato é que, antes de chamar-seEthernet, a partir de 1973, o sistema de Metcalfe tinha o nome de Alto Aloha Network.Ele mudou a denominação, primeiramente para deixar claro que a Ethernet poderiafuncionar em qualquer computador e não apenas nas estações Xerox. E também parareforçar a diferença em relação ao método de acesso CSMA (Carrier Sense MultipleAccess) do sistema Aloha. A palavra ether foi uma referencia à propagação de ondaspelo espaço.
3

Activity (43)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
divinohenrique liked this
robsongp3 liked this
Denilson liked this
levisax18 liked this
othon_paiva liked this
Sérgio Pavão liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->