Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Projeto Politico Pedagogico

Projeto Politico Pedagogico

Ratings: (0)|Views: 377 |Likes:
Projeto da escolas
Projeto da escolas

More info:

Published by: Aurivania Gomes Arraujo on Jun 07, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/26/2013

pdf

text

original

 
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL -MODA, EXIGÊNCIA OU VARIÁVEL DA APRENDIZAGEM
?
Autor (a): Lisandra Brizolla VenturiniOrientadora: Profº Cecília Terezinha Meurer Universidade Castelo Branco – IESDE – Santa MariaResumoEsta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar em que medidas as orientaçõesdo Projeto Político Pedagógico atua como moda, exigência ou variável de aprendizagem, emum enfoque psicopedagógico, já que a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional – n°9.394/96 determina às escolas a elaboração e a execução de suas propostas pedagógicas.Contudo, pensar um projeto de educação implica pensar o tipo e qualidade de escola, aconcepção de homem e de sociedade que se pretende construir. O estudo da referida propostaamplia a visão de educadora, aumentando as chances de tornar eficaz o aprendizado dascrianças da Pré-Escola num ato concreto, permitindo, assim, ter melhores condições de realizar a prática pedagógica com mais competência, prazer e eficácia. Esta pesquisa de tipoqualitativa, através de instrumentos, como entrevistas semi-estruturadas para os pais eprofessores, recolhendo dados sobre as formas de como o PPP tem sua essencialidade para aaprendizagem, concluí que a construção deste é imprescindível e pode contribuir paraestabelecer novos paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a instituiçãoescolar para uma educação flexível com a contemporaneidade, inovadora, a fim de provocar uma revolução nas maneiras de ensinar e promover aprendizagens efetivas.
Palavras – chaves:
Projeto Político-Pedagógico, aprendizagem, escola.
OBJETIVOS
Este artigo apresenta pesquisa que tem como objetivo conhecer eanalisar em que medidas as orientações do Projeto Político Pedagógico atuamcomo moda, exigência ou variável de aprendizagem, em um enfoquepsicopedagógico.
METODOLOGIA
Esta pesquisa adotou o todo qualitativo, pois, baseia-se nasconcepções de Bogdam e Biklen (1982), onde proporciona uma relação diretado pesquisador com o ambiente procurando um significado mais profundo narelação (ANDRÉ E LUDKE, 1986: p.16), sendo uma abordagem descritiva.A pesquisa tem como meta analisar como a escola trabalha com o ProjetoPolítico-Pedagógico e de como os professores o percebem na maneira realizar a aprendizagem de seus alunos.
1
 
Introdução
O presente trabalho tem como tema a importância do projetoPotico-Pedagógico como variável da aprendizagem, num enfoquepsicopedagógico, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional – n° 9.394/96 que determina às escolas a elaboração e a execuçãode suas propostas pedagógicas.A partir do tema escolhido, minha primeira atitude comoeducadora foi aprofundar teoricamente e constatar no cotidiano da escolapesquisada a repercussão da implantação do Projeto Político-Pedagógico noprocesso das aprendizagens dos educandos na Educação Infantil. E, ainda, sehavia sido elaborado conforme a realidade individual e social da clientela daEscola. Daí a pergunta norteadora: O Projeto Político Pedagógico atuam comomoda, exigência ou variável de aprendizagem?Ao propor-se compreender as diferentes concepções teóricasacerca do PPP na Educação Infantil procura-se relacioná-las com as formas deimplantação, associa-se a teoria à prática e buscam-se interfaces necessáriaspara o entendimento do problema.Sabe-se que no Projeto Político-Pedagógico (P.P.P) constam asprincipais características da Escola. Nele, está presente a concepção deeducação da escola, bem como, suas estratégias para este fim; retrata como éelaborado e quem participa ou não do seu processo de construção. O P.P.P é,portanto, a identidade da escola.Contudo, sua elaboração, enquanto projeto de educação, significapensar e analisar a realidade em toda a sua extensão e que é uma atitudeimprescindível à realização bem sucedida daquilo que se propõe. Implicaantever o tipo de Escola que a comunidade escolar pretende, considerandosuas necessidades e possibilidades, a partir de uma reflexão de conceitosfundamentais como: ser humano, escola e sociedade.Sendo a educação uma responsabilidade social e não somente deeducadores, é, portanto, de patrimônio blico, exigindo uma gestãodemocrática e, contribuindo para formar cidadãos capazes de refletir e criticar arealidade na qual está inserido e exercer participação cidadã em seu meio.
2
 
Portanto, pensar um projeto de educação implica pensar o tipo e qualidade deescola, a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir.Porém, durante os meus trabalhos com a Educação Infantil (noperíodo de graduação em Pedagogia), percebi nas instituições educacionais,de um modo geral, uma correria enorme na busca da construção de seus PPP.Inclusive no que se refere ao planejamento de aula por parte da Professora dePré - Escola.Sabemos que as mudanças na educação dependemfundamentalmente da vontade política, no que diz respeito a encará-la comoprioridade nacional e da vontade e empenho dos professores em tornar emprática uma aprendizagem efetiva dos educandos, contribuindo, para quetenhamos propostas interessantes no papel, mas, que na prática, há umagrande distância entre o ideal e o que o fazer pedagógico realiza. Isso por que,a nossa educação sempre foi um dos caminhos mais fáceis para se praticar osdesvios de recursos para outros setores.Nesse sentido, como a moda é uma constante em nossas vidas,alguns “educadores” encaram o Projeto de Educão como moda, pois,esperam por um pacote pronto de técnicas e métodos de ensino, enquantooutros aguardam como mais uma exigência de acordos internacionais, tendo-ocomo apenas como uma lei a cumprir. E enquanto a sociedade se transformacontinuamente, a tecnologia avança rapidamente, a proposta de um ensinoprazeroso, qualitativo e efetivo, permanece só no papel. Salvo, é claro, comalgumas exceções, da luta daqueles que vêem a educação como o futuro dahumanidade, estes não acreditam nas mudanças na educação, quando elasacontecem de cima para baixo.Para buscar estas respostas procurou-se realizar a pesquisa decampo, com entrevistas semi-estruturadas em Escolas Públicas de SantaMaria.Desse modo o trabalho está dividido em sete capítulos. Noprimeiro capítulo, se faz presente a introdução. O segundo capítulo trata daeducação no contexto escolar, acompanhado de três subitens: a caminhadasistemática do ato educativo, o currículo e a realidade do aluno, tendo comoterceiro item a formação do professor. No terceiro será abordado a respeito doPPP e sua prática, bem como suas concepções e as ações da escola. Após,
3

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
lcasouza liked this
Renato Greg liked this
Raquel Riguengo liked this
antoniocarlospr liked this
Ulisses Silva liked this
ffbenicio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->