Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Teologia_Sistemática_do_Novo_Testamento

Teologia_Sistemática_do_Novo_Testamento

Ratings: (0)|Views: 55 |Likes:
Published by BY: A MARTINS

More info:

Published by: BY: A MARTINS on Jun 09, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/31/2012

pdf

text

original

 
1
 
TEOLOGIA SISTEMÁTICA DO NOVOTESTAMENTO
Ev. José Ferraz
DEFINIÇÃO
Teologia é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e dascoisas divinas. A teologia abrange vários ramos, vejamos:
Teologia exegética
Exegética vem da palavra grega que significaextrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado dasEscrituras.
Teologia Histórica
Envolve o Estudo da História da Igreja e odesenvolvimento da interpretação doutrinária.
Teologia Dogmática
 
É o estudo das verdades fundamentais da fécomo se nos apresentam nos credos da igreja.
Teologia Bíblica
Traça o progresso da verdade através dos diversoslivros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentaras doutrinas mais importantes.
Teologia Sistemática
 
Neste ramo de estudo os ensinamentosconcernentes a Deus e aos homens são agrupados em tópicos.
2
 
INTRODUÇÃO
O Novo Testamento forma a Parte II da Bíblia. E ele uma coleção devinte e sete livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1,o Antigo Testamento. Antigo Testamento cobre um peodo demilhares de anos de história, mas o Novo Testamento menos de umséculo."Novo Testamento" quer dizer, de fato, "Novo Pacto" em contrastecom a antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite-nos a idéiade uma última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade damorte do testador. Assim é que o novo pacto entrou em vigor emface da morte de Jesus (Hebreus 9:15-17).Escrita originalmente em grego, entre 45-95 D.C.. Os livros do NovoTestamento o estão arranjados na ordem cronológica em queforam escritos. As primeiras epístolas de Paulo foram os primeiroslivros do Novo Testamento a ser escritos, e não os evangelhos.E mesmo o arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordemcronológica, porquanto Gálatas (ou talvez 1 Tessalonicenses) foi aepístola escrita bem antes daquela dirigida aos Romanos, a qualfigura em primeiro lugar em nossas Bíblias pelo fato de ser a maislonga das epístolas de Paulo; e entre os evangelhos, o de Marcos,não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro foi escrito.A ordem em que esses livros aparecem, por conseqüência, é umaordem lógica. Os evangelhos estão postos em primeiro lugar porquedescrevem os eventos cruciais de Jesus. Entre os evangelhos, o deMateus vem apropriadamente antes de todos devido à sua extensão eao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento, que oprecede imediatamente. No livro de Atos dos Apóstolos, umaenvolvente narrativa do bem sucedido surgimento e expansão daIgreja na Palestina e daí por toda a Síria, Ásia Menor, Macedônia,Grécia e até lugares distantes como Roma, na Itália.O livro de Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes,Lucas-Atos.) Bastam-nos essas idéias quanto aos livros históricos doNovo Testamento.As epístolas e, finalmente, o livro de Apocalipse, explanam asignificação teológica da história da redenção, além de extraírem daicertas implicações éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam oprimeiro lugar e entre elas, a ordem em que foram arranjadas segueprimariamente a idéia da extensão decrescente, levando-se em contaa grande exceção formada pelas Epístolas Pastorais (I e II Timóteo e
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->