Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Galinha Caipira - Sistema Alternativo

Galinha Caipira - Sistema Alternativo

Ratings: (0)|Views: 48 |Likes:

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Mozar Gomes de Medeiros on Jun 13, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/13/2011

pdf

text

original

 
Sistema Alternativo de Criação de Galinha Caipira
Tradicionalmente, as criações domésticas de galinha caipira, praticadas nasunidades agrícolas familiares, se caracterizam pela sua forma de exploraçãoextensiva, na qual inexistem instalações, bem como, a adoção de práticas demanejo que contemplem eficientemente os aspectos reprodutivos, nutricionaise sanitários. Tal fato resulta em índices de fertilidade e natalidade reduzidos.A alta mortalidade das crias, principalmente nas primeiras semanas de vida,aliada a um baixo desempenho das aves caracterizam uma atividade de baixaeficiência produtiva. Os problemas sanirios também representam umobstáculo ao sucesso da atividade, além de consistirem em uma fonte potencialpara disseminação de doenças, em função da convivência das aves comoutros animais ou com pessoas no mesmo ambiente. Todos esses fatorestornam a criação de galinhas caipiras uma atividade incapaz de satisfazer àsnecessidades alimentares das famílias e, muito menos, de gerar lucro.Entretanto, a criação de galinhas caipiras é uma atividade cujo mercado émuito promissor, uma vez que, comumente, a oferta desse produto é menor doque a demanda. Além disso, a sua comercialização pode ser efetuada de mododireto (produtor-consumidor), ou com a exisncia de, no ximo, umintermediário, tornando compensadores e bastante atrativos os preços dosprodutos para o produtor.Dessa forma, a Embrapa Meio-Norte, por intermédio de sua equipe técnica,idealizou um sistema alternativo de criação de galinhas caipiras, que consistenuma tecnologia dirigida ao agricultor familiar, capaz de organizar de formagerenciada a atividade de criação destas aves. Esse sistema alternativo decriação melhora a qualidade de vida das famílias, seja pela maior oferta decarne e ovos de qualidade na sua alimentação, seja pela possibilidade devenda do excedente, uma vez que aumenta de forma substancial e eficiente, acapacidade produtiva do plantel.Esse sistema está sendo validado na Comunidade Boi Manso, Regeneração,PI e consiste em um conjunto de cnicas em que o empregadosprocedimentos simples e de fácil assimilação, que racionalizam a atividade semonerá-la, utilizando mão-de-obra familiar ao longo de todo o ano, promovendo afixação do homem no campo. O processo de validação está sendo efetivadomediante implantação de um núcleo modelo (unidade central) e por meio domonitoramento de oito núcleos periféricos (unidades periféricas) implantadospelos membros da comunidade assistida. Dentre as metas almejadas com aimplantação desse sistema destacam-se os seguintes:
Atingir um desempenho produtivo e econômico superior ao dos sistemastradicionais, obtendo taxa de postura de 65%, taxa de fertilidade e deeclosão de 85%, taxa de mortalidade de, no máximo, 10% e terminaçãodos frangos com aproximadamente 2,0 kg de peso vivo, aos 120 dias deidade.
 
Disponibilizar fontes de protna animal capazes de proporcionar melhoria na dieta alimentar dos agricultores e de seus familiares e dosconsumidores.
Diversificar as fontes de renda e empregar mão-de-obra familiar.A seleção das matrizes pode ser feita com base no plantel já existente, do qualo aproveitadas meas em fase de pré-postura, filhas de matrizes deconhecido desempenho produtivo. Recomenda-se, entretanto, que sejamintroduzidos reprodutores provenientes de outros plantéis, que apresentem boacapacidade reprodutiva, adaptabilidade ao ambiente e ao sistema de manejoempregado, além de um porte compatível com o das matrizes, possibilitando oestabelecimento de um plantel não consangüíneo e capaz de atingir altosíndices de produtividade.
1 - Instalações e Fases de Criação das Aves
O sistema alternativo de criação de galinhas caipiras preconiza a construção deinstalações simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponíveis naspropriedades dos agricultores, tais como madeira redonda, estacas, palha debabaçu, etc. (Figura 10). O principal objetivo dessa instalação é oferecer umambiente higiênico e protegido, que não permita a entrada de predadores e queajude a amenizar os impactos de variões extremas de temperatura eumidade, além de assegurar o acesso das aves ao alimento e à água.
Figura 10.
Instalações recomendadas para o sistema alternativo de criação de galinhascaipiras
.Tais instalações consistem em um galinheiro com área útil de 32,0 m2 edivisões internas destinadas a cada fase de criação das aves: reprodução(postura e incubação), cria, recria e terminão (Figura 11). A área dogalinheiro deve ser dimensionada de modo a proporcionar boa ventilação,luminosidade, drenagem, facilidade de acesso e disponibilidade de água. O
 
piso deve ser revestido com uma camada de palha (cama) de 5 a 8 cm deespessura, distribuída de forma homonea, podendo-se utilizar riosmateriais como maravalha ou serragem, palha, sabugo de milho triturado oucasca de cereais (arroz). A remoção e substituição da cama, bem como, adesinfecção do aviário com cal virgem devem ser periódicas.
Figura 11.
Planta baixa das instalações para o sistema alternativo de criação de galinhascaipiras.
Com exceção da área destinada à incubação e cria, as demais divisõesinternas devem permitir o acesso a piquetes de pastejo, com dimensõesvariáveis, capazes de atender às necessidades das aves e de abrigar todo oplantel de cada fase de criação (Figura 12). Os piquetes devem ser cercadosde material semelhante ao utilizado no galinheiro e que seja capaz de evitar aentrada de predadores.
Figura 12.
Esquema da disposição das áreas de pastejo do sistema alternativo de criação degalinhas caipiras.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->