Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Editor de Texto - Word - Concursos

Editor de Texto - Word - Concursos

Ratings: (0)|Views: 59 |Likes:
Concurso Público
Concurso Público

More info:

Published by: Anderson Marques Neto on Jun 15, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/22/2012

pdf

text

original

 
 
NOÇÕES BÁSICAS DO MICROSOFTWORD/
2003
 
Antes de conhecer e iniciar o trabalho com o Microsoft Word, é necessário entender o que significao termo
processamento de textos”.
Esse termo mostra, de maneira bem simples, que os textospodem ser processados à medida que são manipulados, ou seja, um texto começa com umaspecto bem rudimentar até transformar-se em um documento com um estilo bem profissional.Os programas de processamento de textos possuem, principalmente, dois grandes recursos; a
 edição 
e a
 formatação.
A
 edição 
é a habilidade de inserir texto dentro de um programa, fazercorreções, salvá-lo em disco e alterá-lo sempre que necessário; e a
formatação,
por sua vez, é ahabilidade de aplicar modificações ao documento e especificar como o texto aparecerá na tela e nopapel.Quando se escreve um documento, o texto é inserido dentro de um arquivo. A digitação noprocessador de textos eletrônico é feita quase da mesma forma como em uma máquina deescrever, com a vantagem de que os erros poderão ser corrigidos mesmo após a inserção dotexto.O Microsoft Word oferece um ambiente de trabalho ideal. Muitos dos comandos necessários para aprodução de cartas, memorandos, relatórios e outros documentos com qualidade profissional estãodisponíveis por meio de botões na tela.Esse programa agrupa os comandos por ordem de função nos menus localizados na parte superiorde sua janela. Por exemplo, o menu
 Arquivo 
contém os comandos que são utilizados para
abrir,imprimir 
e
salvar 
documentos. Alguns comandos, como por exemplo, o comando
 Fechar,
executam uma ação no momento em que são escolhidos. Já outros como o
 Abrir,
solicitaminformações adicionais para que possam executar a ação correspondente.O Microsoft Word, ajuda os usuários a descobrir e usar mais das antigas e novas funcionalidadesdo aplicativo. Isto é possível através de novas ferramentas como o Painel de Tarefas e as MarcasInteligentes que são divididos dentro da suite de aplicativos do Office assim como através dastecnologias melhoradas de formatação, estilos, tópicos, e muito mais.Apenas para se ter uma idéia, o Word do Office XP possui mais de 10 mil funções disponíveis.É evidente que sobra pouco espaço para novidades e, não somente por isso, o Word doOffice2003talvez seja o programa menos modificado do pacote.Mesmo assim, há pequenas melhorias válidas. Uma delas condiz a um novo jeito de visualizar odocumento para impressão, que agora também pode funcionar como uma visualização pararevisão de texto” – uma boa pedida para jornalistas, redatores e qualquer pessoa que tenha noWord sua ferramenta de trabalho.E também é uma forma de competir (de leve) com o
Acrobat Reader 
, pois supostamente o recursomostra na tela exatamente aquilo que sairá na impressora, conservando estilos e formatos, comum layout similar a de um livro.Outro recurso interessante: dentro de um documento, é possível selecionar porções individuais detexto e marcá-las como “read only” (somente leitura), impossibilitando funcionários ou colegas demodificar as partes que você não quer. Somente mediante uma senha é possível reverter asseleções. Ótimo para quem compartilha um mesmo documento com outras pessoas ou emescritórios diferentes.
 
 
O Word 2003 oferece suporte nativo aXMLcomo formato de arquivo, ou seja, dá para usá-lo comoum editorXMLpor completo.
XML
(Extensible Markup Language) 
Evolução da linguagem HTML que transmite informação sem formatação fixa, porém lidaapenas pelos mais modernos browsers.
Inicialização
Um fato bem interessante, é que muitas pessoas criam seus próprios atalhos no Windows ecolocam seus programas em janelas personalizadas, ficando assim, difícil definir qual a forma decarregamento do programa para executá-lo e utilizá-lo.Portanto, existem várias formas de carregar um determinado programa na tela e começar a utilizá-lo. Presume-se que a chamada do programa Microsoft Word esteja presente dentro da opçãoProgramasno menuIniciar, que fica localizada na parte inferior esquerda da janela principal do Windows. Execute os passos a seguir:1. A partir da tela principal do Windows, pressione o botão esquerdo do
mouse 
uma vez sobre obotãoIniciar, localizado na parte inferior esquerda, conforme a figura a seguir.Botão Iniciar presente na barra de tarefas do Windows.2. Assim que aparecer o conjunto de opções, clique sobreProgramaspara que apareça umsubmenu onde está localizado oMicrosoft Word. Observe o menu Iniciar na figura abaixo.MenuIniciardo Windows e o submenu Programas.Observação: as informações no menuIniciarpodem variar conforme o Windows é apresentado em cada computador.3. Logo após, dê um clique sobre o itemMicrosoft Wordpara inicializar o programa.4. Espere o programa ser carregado na tela e observe que logo após o processo de inicialização émostrada a tela de abertura.
Características e Novidades
O Microsoft Word 2003, não só tem melhor aspecto que as anteriores versões, graças às novascores nos menus e ao design renovado dos ícones e painéis de tarefas, como traz algumasinovações interessantes e várias funcionalidades melhoradas.Esta versão traz uma nova vista de documentos adaptada especificamente para leitura na tela, queinclui um painel com as miniaturas de cada página, como pode conferir no capítulo V deste livro. Atarefa de revisão de documentos está mais facilitada com a opção de comparar documentos lado alado. Se escolher o menuJanela> Comparar Lado a Lado, os dois documentos aparecem lado a lado, a funçãoRegistar Alteraçõesé ativada e a barra de ferramentasComparar Documentos  surge, disponibilizando um prático botão para fazer deslocamento dos dois documentos emsimultâneo.
 
No Word 2003 é possível guardar várias versões num só arquivo, o que pode ser útil quando sepretende gerir o processo de revisão de um documento que passa por várias pessoas. Para isso,escolhaArquivo>Versõese ative a opçãoSalvar uma versão automaticamente ao fechar. As novas funcionalidades de segurança do Word 2003 permitem definir restrições de edição eformatação de documentos, através do painel de tarefasPROTEGER DOCUMENTO.
Obtenção de programas
Conforme uso do Office, o usuário poderá ver atalhos, ícones e comandos para programas ecomponentes que não foram instalados durante a configuração. Quando precisar de quaisquerdesses programas ou componentes, pode-se simplesmente clicar no comando e o Office instalaráo programa ou componente.
Office em execução
 É possível consertar problemas com arquivos não fundamentais (como fontes e modelos) clicandoemDetectarecorrigirno menuAjuda. Esse comando reinstala os arquivos que estão faltando ou danificados. Os problemas com arquivos essenciais e entradas de registro são detectadosautomaticamente e consertados quando o Office é aberto.
Autocorreção
O usuário pode usar um recurso chamadoAutoCorreçãopara detectar e corrigir erros tipográficos,palavras incorretas, erros gramaticais e aplicação de maiúsculas incorreta. O Word vem com umalista de correções interna (chamada entradas deAutoCorreção), mas o usuário pode facilmenteadicionar ou remover entradas.Agora, aAutoCorreçãotem mais poder para detectar e corrigir erros de ortografia comuns. Isso sedeve ao fato de que esse recurso usa o dicionário principal do verificador ortográfico em vez deuma lista predefinida de correções ortográficas. É possível manter uma lista separada de entradasdeAutoCorreçãopara cada idioma. O Word alternará para a lista adequada com base naformatação do idioma do documento.
Autoformatar ao digitar
O Word pode formatar um texto automaticamente enquanto este está sendo digitado. O Wordautomatiza a ênfase de fala inicial, isto é, detecta a formatação aplicada ao primeiro item da lista eaplica a mesma formatação ao próximo item.
Autocompletar
O Word pode oferecer sugestões automaticamente para o resto da palavra ou frase que o usuárioestá digitando, incluindo datas e entradas de AutoTexto.
Clicar e digitar
Use o recursoClicaredigitarpara inserir texto, elementos gráficos, tabelas ou outros itens rapidamente na área em branco de um documento. O recurso aplica automaticamente aformatação necessária para posicionar o item no local em foi clicado duas vezes. Por exemplo,para criar uma página de título, clique duas vezes no meio de uma página em branco e digite umtítulo centralizado.
Área de transferência cumulativa
Use a nova área de transferência para reunir objetos de todos os seus programas, incluindo onavegador da
web 
, e para colar esses objetos quando precisar deles. É possível armazenar até 12objetos na Área de Transferência do Office.
Correção ortográfica e gramática
Para corrigir erros ortográficos e gramaticais sem ter que confirmar cada correção, use o recursoAutoCorreção. No Word, ela é a mais poderosa ferramenta para corrigir automaticamente os errosortográficos comuns.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->