Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
13 - REFRAÇÃO

13 - REFRAÇÃO

Ratings: (0)|Views: 834 |Likes:

More info:

Published by: flaviomirandadesouza on Jul 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/05/2013

pdf

text

original

 
1.UEMS
Um raio de luz, propagando-se no ar incide sobre uma placa de vidro conformemostra a figura. Sendo o índice de refração do ar n
ar
= 1, qual é o índice de refração dovidro?a)3b) 6c) 4d)2e)6
Nar60
°
45
°
vidro
22
2.U. Alfenas-MG
Uma pessoa encontra-se deitada num trampolim, situado a três metros dealtura, olhando para a piscina cheia, cuja profundidade é de 2,5 m. Nestas circunstâncias,a profundidade aparente da piscina seráa)exatamente 2,5 m.b)um valor compreendido entre 2,5 e 3 m.c)um valor maior que 3 m.d)um valor menor que 2,5 m.e)exatamente 3 m.
3.UFRS
Considere uma lente com índice de refração igual a 1,5 imersa completamente emum meio cujo índice de refração pode ser considerado igual a 1. Um feixe luminoso deraios paralelos incide sobre a lente e converge para um ponto P situado sobre o eixo prin-cipal da lente.Sendo a lente mantida em sua posição e substituído o meio no qual ela se encontra imersa,são feitas as seguintes afirmações a respeito do experimento:I.Em um meio com índice de refração igual ao da lente, o feixe luminoso converge parao mesmo ponto P.II.Em um meio com índice de refração menor do que o da lente, porém maior do que 1,o feixe luminoso converge para um ponto P’ mais afastado da lente do que o ponto P.III.Em um meio com índice de refração maior do que o da lente, o feixe luminoso divergeao atravessar a lente.Quais estão corretas?a)Apenas I.b)Apenas II.c)Apenas III.d)Apenas II e III.e)I, II e III.
 
54321
lanterna
4.UFRN
Para explicar a formação do arco-íris, os livros didáticos de Física freqüentementeapresentam uma figura como a que vem abaixo, na qual está representada uma gota d’águaem suspensão no ar. Um raio de luz branca está incidindo sobre a gota, e raios das váriascores que compõem o arco-íris estão dela emergindo. (Para não sobrecarregar a figura, sãorepresentados apenas os raios emergentes das cores violeta e vermelha.)Pode-se concluir, dessa representação, que o fenômeno do arco-íris ocorre porque o índicede refração varia com a cor da luz e cada cor componente do raio de luz branca incidentesobre a gota d’água sofre, de acordo com os raios mostrados, a seguinte seqüência defenômenos:a)uma reflexão, uma refração e uma segunda reflexão.b)uma refração, uma reflexão e uma segunda refração.c)uma refração, uma segunda refração e uma reflexãod)uma reflexão, uma segunda reflexão e uma refração.
5.UFR-RJ
Um curioso aponta sua lanterna acesa para um aquário contendo água e peixes.A figura apresenta o sentido do feixe inicial da lanterna em direção à superfície que separaos dois meios (ar e água). Além disso, ela apresenta um conjunto de opções para o sentidoda propagação do feixe de luz dentro do aquário contendo água.Pergunta-se:a)Qual o segmento de reta orientado (1, 2, 3, 4 ou 5) que melhor representa o sentido dofeixe de luz dentro do aquário?b)Justifique sua resposta para esse tipo de fenômeno, usando um argumento da Física.
luz brancaincidenteluz violetaemergenteluz vermelhaemergentegota d'água
6.Cefet-PR
Um raio luminoso se propaga de um meio de índice de refração (n1) para outromeio de índice de refração (n2). Então podemos afirmar que:a)se n1 > n2, o ângulo de incidência do raio luminoso é maior que o ângulo de refração.b)se n1 < n2, o ângulo de incidência do raio luminoso é menor que o ângulo de refração.c)se n1 > n2, sempre ocorre reflexão total e os raios incidente e refratado estarão em fase.d)se n1 < n2, sempre ocorre reflexão total e os raios incidente e refletido estarão em fase.e)se n1 > n2, pode ocorrer reflexão total e os raios incidente e refletido estarão em fase.
 
7.UERJ
O apresentador anuncia o número do ilusionista que, totalmente amarrado e imersoem um tanque transparente, cheio de água, escapará de modo surpreendente. Durante essenúmero, o ilusionista vê, em um certo instante, um dos holofotes do circo, que lhe pareceestar a 53º acima da horizontal.Sabendo que o índice de refração da água é 4/3, determine o ângulo real que o holofote fazcom a horizontal.
53°
8.PUC-SP
Uma lâmina de vidro de faces paralelas está imersa na água. Sabe-se que o vidroé um meio mais refringente que a água e, portanto, seu índice de refração é maior que o daágua. Para um raio de luz monocromática que passa da água para o vidro e chega nova-mente à água (figura), o gráfico que melhor representa a variação de sua velocidade depropagação em função do tempo éa)b)a)
 
b)c)d)e)

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 thousand reads
Larissa Arantes liked this
Verônica Souza liked this
Jonatha Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->