P. 1
44896049-APOSTILA-CE

44896049-APOSTILA-CE

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 7,686 |Likes:
Published by Jocenil2508

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Jocenil2508 on Jul 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/18/2013

pdf

text

original

 
ApostiladeComandos Elétricos
Instrutor: Anderson Batista Julho/2006
 
1.O que é um comando elétrico?
Introdução:
Dispositivos elétricos de potência como motores, resistências, válvulas solenóides, etc. precisam ser comandados, isto é, deve ser possível ligá-los ou desligá-los conforme a necessidade.Para tanto, são utilizados dispositivos específicos para este fim, que são conhecidos comodispositivos de manobra. Os dispositivos de manobra podem ser do tipo manual, como as chaves de potência ou automáticos como os contatores, relés e eletroválvulas. Estes dispositivos de manobrao ativados pelo acionamento de uma bobina, por isso eram conhecidos como chaveeletromagnética. Dessa forma, bastava energizar a bobina de um contator para acionar a cargaelétrica que este porventura estivesse comandando. E basta desenergizá-la para desligar a carga.Entretanto, não era suficiente controlar dispositivos por meio do acionamento de uma bobina de um contator era necessário muitas vezes acionar as cargas numa seqüência lógica, ou aintervalos de tempo regulares, ou seja, havia a necessidade de um relacionamento lógico entre oselementos de manobra, uma necessidade que levou a implementação da chamada “lógica decontato”. Além da necessidade de seqüênciar os acionamentos, uma outra necessidade seestabeleceu, que era há de desabilitar manobras que não poderiam ser executadas simultaneamentecom outra, sob pena, de dano ou falha iminente. O bloqueio de manobras de forma automática,visando proteger o sistema de falhas e danos denomina-se intertravamento. Surgem também osdispositivos destinados a manobrar não cargas de potência, mas sim outros dispositivos de manobra,ou seja, o dispositivos destinados a trabalhar com pequenas correntes e a auxiliar noestabelecimento de lógica entre os dispositivos de manobra. São portanto chamados de dispositivosde comando ou dispositivos auxiliares.A necessidade de manobras seqüenciais e de intertravamento, implementados através de“lógica de contato” com dispositivos exclusivamente eletromecânicos deram origem ao que sechama de comandos elétricos. Atualmente os comandos não são mais puramente elétricos, masenvolvem alguma eletrônica, tais como, relés de tempo e outros. Assim sendo, hoje em dia,comandos elétricos são aqueles implementados por dispositivos de manobra e/ou comandoeletromecânicos e dispositivos eletrônicos interligados por fios. Normalmente estes dispositivos ficam protegidos por meio de caixas metálicas e sãoconhecidas como painéis de comando ou quadros de comando. Dada a natureza discreta da atuaçãodo contator, isto é, pode-se acionar a ele dois estados lógicos possíveis, como ligado ou desligado,temos que a representação binária de um computador ou controlador digitais é mais do queadequada para a implementação da chamada lógica de contato. Essa é à base dos ControladoresLógicos Programáveis, ou simplesmente CLP. Assim sendo, os arranjos de contatos para fins delógica estão sendo substituídos pelos CLP’s com vantagens tais como: facilidade de manutenção,reduz de espaço e custo, etc..
Conceitos Básicos:
Um dispositivo de manobra destina-se a comandar o momento do acionamento de umacarga e o
momento de seu desligamento. Isto é feito pela abertura ou fechamento do circuitoelétrico ao qual a carga está inserida, ou seja, o dispositivo estabelece ou interrompe acorrente elétrica que alimenta a carga que está sendo manobrada. O dispositivo de manobramais simples que existe é a chave elétrica, conforme abaixo:2
 
Uma chave elétrica é comanda sempre mecanicamente, por meio de um dispositivo do tipoalavanca ou outra forma qualquer. Quando uma chave elétrica é construída com a finalidade demanobrar cargas, isto é, ligar ou desligar cargas a qualquer momento ela é chamada de chaveinterruptora ou simplesmente interruptor. Quando a chave destina-se apenas a abrir ou fechar umcircuito previamente desligado por uma chave interruptora, esta é chamada de chave seccionadora.Para comandos elétricos, apenas as chaves interruptoras são de nosso interesse.
2.Contatos Elétricos:
 Não passam de chaves elétricas para pequenos valores de corrente, destinadas à manobra de pequenas cargas. Normalmente são utilizados para o estabelecimento de funções lógicas e oacionamento de pequenas cargas, tais como bobinas de contatores e lâmpadas sinalizadoras. Normalmente seu acionamento é mecânico e estão associadas à ocorrência de algum evento.Exemplo: acionamento de um contato de um pressostato por um evento de pressão máxima,acionamento de um contato de um relé por ocorrência de uma sobrecarga, etc.São caracterizados por dois estados possíveis:
Repouso:
Sem ocorrência de um evento associado ao contato;
Acionado:
Sob a ocorrência de um evento que aciona o contato.Para fins de classificação, os contatos são designados por seu
estado de repouso.
Como oscontatos “normalmente” se encontram nas situações de repouso, os contatos são classificados deduas formas:
Normalmente Aberto ( NA ):
quando o contato é aberto na posição de repouso;
Normalmente Fechado ( NF ):
quando o contato é fechado na posição de repouso.Assim como na classificação, na representação gráfica, os contatos são representados na posição de repouso, ou seja, uma contato NA será uma chave aberta e um contato NF uma chavefechada conforme podemos ver abaixo:
3

Activity (48)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
arckin liked this
Michel Ross liked this
Marianna Gomes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->