Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
30Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Funções da Linguagem

Funções da Linguagem

Ratings: (0)|Views: 2,738 |Likes:

More info:

Published by: Latino Tulio Carvalho on Jul 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/17/2013

pdf

text

original

 
1
Funções da Linguagem
Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementosda comunicação.
El
ementos da comunicaçãoemissor 
- emite, codifica a mensagem
receptor 
- recebe, decodifica a mensagem
mensagem
- conteúdo transmitido pelo emissor 
código
- conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem
referente
- contexto relacionado a emissor e receptor 
cana
l
- meio pelo qual circula a mensagemObs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre acomunicação.
Ex
ercícios sobre funções de
l
inguagem
 1 1) Identifique, no texto (petição), os elementos da comunicação a seguir:Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de... Eutanásio Boamorte, brasileiro, solteiro,R.G. nº 69.669.333, decorador,residente na rua b, nº 17 (jardim mascote), vem requerer sejaexpedida ordem dehabeas corpus a favor de Asnásio da silva pelas razões seguintes:1. Asnásio daSilva foi preso no dia 10 do fluente mês, na rua B, nº 17 (JardimMascote), por agentes policiais,constando ter sido conduzido para a Delegacia do 38ºDistrito Policial.2. A prisão é ilegal, pois nãoocorreu em flagrante delito e não houve mandado deprisão.3. O auto de prisão em flagrante, alémde indevido, é nulo, pois o detido é menor devinte e um anos e não lhe é nomeado curador nomomento da lavradura do auto.4. Os casos em que alguém pode ser preso estão disciplinados na leie na Constituição.Qualquer prisão fora dos casos legais permite a impetração de Habeas Corpus.5.Em face desta ilegalidade requer digne-se Vossa Excelência conceder-lhe a ordempedida edeterminar o relaxamento da prisão do paciente. São Paulo, 10 de julho de 1993. EutanásioBoamorte.1) Identifique, no texto (petição), os elementos da comunicação a seguir:a)a) Emissor: ___________________________________________________________ b) Destinatário: ___________________________________________________________ c) Referente: ___________________________________________________________ d) Mensagem: ___________________________________________________________ e) Código: ___________________________________________________________ f) Canal: ___________________________________________________________ 02.
Reconheça nos te
x
tos a seguir, as funções da
l
inguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou seremrompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice,pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diantede nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhesdevolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar eemporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
 
2
 
b) O verbo infinitivoSer criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir E começar a amar e então ouvir E então sorrir para poder chorar.E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir malditoE esquecer tudo ao vir um novo amor E viver esse amor até morrer E ir conjugar o verbo no infinito...(Vinícius de Morais)c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a quese dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômenovital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parteexterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)d) " - Que coisa, né?- É. Puxa vida!- Ora, droga!- Bolas!- Que troço!- Coisa de louco!- É!"e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
 
3
 
f) " - Que quer dizer pitosga?- Pitosga significa míope.- E o que é míope?- Míope é o que vê pouco."g) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudoilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seriatudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamentoembaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tivepreguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
02.
No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel docego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há doismeios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo,como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estaremfora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03.
Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que setrata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, aprova." (Aristóteles)c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até odia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."d) "Se um dia você for emboraRia se teu coração pedir Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Angela Lopes liked this
andreiaantunes liked this
adrianobarros liked this
janebrito liked this
janebrito liked this
Samuel Lisboa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->