Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Rescisao Do Contrato de Trabalho Sistema Homo Log Net

Rescisao Do Contrato de Trabalho Sistema Homo Log Net

Ratings: (0)|Views: 2,219|Likes:
Published by Lucimar

More info:

categoriesTopics, Art & Design
Published by: Lucimar on Jul 12, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/26/2013

pdf

text

original

 
 
É expressamente proibida cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquerforma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conformelegislação vigente.
 Novembro/2010
 
Rescisão do Contrato de Trabalho e Sistema Homolognet Dra. Valéria de Souza Telles
Todos os Direitos Reservados à Autora/Instrutora.1
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
AVISO PRÉVIOFinalidade – Prazo
A finalidade do aviso prévio é dar condições ao empregado para encontrar novacolocação, quando dispensado sem justa causa.No caso de o empregado pedir demissão, terá por fim dar ao empregador aoportunidade para contratar outro empregado para o cargo.A comunicação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias, tanto no casode dispensa sem justa causa como no de pedido de demissão (CLT, art. 487 c/cCF art. 7º, inciso XXI). Este prazo pode ser maior caso haja previsão em acordo,convenção ou dissídio coletivo de trabalho.
Aviso prévio trabalhado
Neste caso o empregado trabalha normalmente durante o prazo do aviso prévio,tenha ele sido dado pelo empregado ou pelo empregador.
Redução da jornada
Na dispensa sem justa causa, a duração da jornada de trabalho do empregado,durante o aviso prévio, é reduzida em duas horas, diariamente, sem prejuízo dosalário integral.O empregado também pode optar por ausentar-se do trabalho por 7 (sete) diascorridos.Não há que se falar em redução da jornada de trabalho no período do aviso préviodado pelo empregado ao empregador (pedido de demissão).
Aviso prévio indenizadoRescisão por iniciativa do empregador (dispensa sem justa causa)
O empregador que dispensa o empregado sem justa causa, e não concede oaviso prévio trabalhado, deverá indenizá-lo no valor correspondente.A data da baixa na CTPS será o último dia trabalhado.
 
Rescisão do Contrato de Trabalho e Sistema Homolognet Dra. Valéria de Souza Telles
Todos os Direitos Reservados à Autora/Instrutora.2
O prazo do aviso prévio concedido pelo empregador, ainda que não trabalhado(indenizado) integra o tempo de serviço do empregado para todos os efeitoslegais.
Rescisão por iniciativa do empregado (pedido de demissão)
Caso o empregado peça demissão e não queira cumprir o aviso prévio, terá odesconto do valor correspondente nas verbas rescisórias.A data da baixa na CTPS será o último dia trabalhado.Neste caso o período do aviso prévio não é computado como tempo de serviço.
Aviso Prévio “cumprido em casa”
Quanto a esta modalidade de aviso prévio, não há qualquer previsão legal, pois oaviso prévio ou é cumprido pelo empregado (trabalhando normalmente) ou éindenizado, seja este último devido pelo empregador ou pelo empregado.Contudo, a Jurisprudência trabalhista, diante da realidade dessa forma de avisotem se manifestado, em sua maioria, não só pela possibilidade do aviso préviocumprido em casa, como tem determinado que o pagamento das verbasrescisórias, nessa forma de aviso, seja efetuado no prazo de 10 dias contados dadata em que houve a concessão do aviso prévio e não no 1º dia útilimediatamente posterior ao término dos 30 dias do aviso.A IN nº 15/10 do Ministério do Trabalho, que estabelece procedimentos paraassistência ao empregado na rescisão de contrato de trabalho, dispõe que essetipo de aviso prévio equipara-se ao aviso prévio indenizado.
Remuneração
O valor a ser pago a título de aviso prévio trabalhado ou indenizado corresponde àremuneração do respectivo período.ExemploSalário fixo do empregado = R$ 600,00Aviso prévio = R$ 600,00
Salário pago por comissãoa) Aviso prévio indenizado:
média das comissões recebidas nos últimos 12meses de serviço, ou para empregados com menos de 1 ano de serviço, a

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
lua2244 liked this
Carmiola liked this
Flávio Mendes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->