Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de PHP

Apostila de PHP

Ratings:

4.5

(1)
|Views: 699|Likes:
Apostila de PHP
Apostila de PHP

More info:

Published by: Evandro Guimarães Demuth on Sep 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/02/2010

pdf

text

original

 
Apostila de PHPO que é PHP?Historia do PHPProgramando em PHPTrabalhando com variáveis
 
O que é PHP
PHP significa:
Hypertext Preprocessor 
. Realmente, o produto foi originalmentechamado de “Personal Home Page Tools”; mas como cresceu, um nome novoe mais apropriado foi escolhido por votação da comunidade. Você pode utilizar qualquer extensão que desejar para designar um arquivo PHP, mas osrecomendados foram .PHP , .phtml. O PHP está atualmente na versão 5.PHP é uma linguagem de criação de scripts embutida em HTML no servidor.Osprodutos patenteados nesse nicho do mercado são as Active Server Pages daMicrosoft, o Coldfusion da Allaire e as Java Server Pages da Sun. PHP é àsvezes chamado de “o ASP de código-fonte aberto” porque sua funcionabilidadeé tão semelhante ao produto/conceito, ou o que quer que seja, da Microsoft.No momento, você pode pensar no PHP como uma coleção de supertags deHTML que permitem adicionar funções do servidor às suas páginas da Web.Por exemplo, você pode utilizar PHP para montar instantaneamente umacomplexa página da Web ou desencadear um programa que automaticamenteexecute o débito no cartão de crédito quando um cliente realizar uma compra.Falando estritamente, o PHP tem pouca relação com layout, eventos ouqualquer coisa relacionada à aparência de uma página da Web. De fato, amaior parte do que o PHP realiza é invisível para o usuário final. Alguémvisualizando uma página de PHP não será capaz de dizer que não foi escritaem HTML, porque o resultado final do PHP é HTML.O PHP é um módulo oficial do servidor http Apache, o líder do mercado deservidores Web livres que constitui aproximadamente 55 por cento da WorldWide Web. Isso significa que o mecanismo de script do PHP pode seconstruído no próprio servidor Web, tornando a manipulação de dados maispida. Assim como o servidor Apache, o PHP é compatível com riasplataformas, o que significa que ele executa em seu formato original em váriasversões do UNIX e do Windows. Todos os projetos sob a égide da ApacheSoftware Foundation – incluindo o PHP – são software de código-fonte aberto.As várias versões do PHP foram aclamadas e premiadas nos últimos anos. OPHP3 foi o finalista em 1999 no LinuxWorld Editor´s Choice Awards (nacategoria de biblioteca/ferramentas de programação) e ganhou o segundolugar, perdendo só para o ColdFusion, em 1998 no Cnet Builder.com ProductAwards (na categoria de melhor ferramenta de script de servidor – eles derambastante imporncia ao IDE), ao passo que a combinação PHP3/MySQLganhou prêmio de banco de dados do ano no Web98. Nada mau para umsoftware sem relações blicas, sem publicidade e sem uma significativaexposição na mídia.
 
História do PHP
Rasmus Lerdorf – engenheiro de software, membro da equipe Apache e ohomem misterioso do ano – é o criador e a força motriz original por trás doPHP. A primeira parte do PHP foi desenvolvida para utilização pessoal no finalde 1994. Tratava-se de um wrapper de PerlCGI que o auxiliava a monitorar aspessoas que acessavam o seu site pessoal. No ano seguinte, ele montou umpacote chamado de Personal Home Page Tools (também conhecido como PHPConstruction Kit) em resposta à demanda de usuários que por acaso ou por relatos falados depararam-se com o seu trabalho. A versão 2 foi logo lançadasob o título de PHP/FI e incluía o Form Interpreter, uma ferramenta paraanalisar sintaticamente consultas de SQL.Em meados de 1997, o PHP estava sendo utilizado mundialmente emaproximadamente 50.000 sites. Obviamente estava se tornando muito grandepara uma única pessoa administrar, mesmo para alguém concentrado e cheiode energia como Rasmus. Agora uma pequena equipe central dedesenvolvimento mantinha o projeto sobre o modelo de “junta benevolente” docódigo-fonte aberto, com contribuições de desenvolvedores e usuários em todoo mundo. Zeev Suraski e Andi Gutmans, dois programadores israelenses quedesenvolveram os analisadores de sintaxe PHP3 e PHP4, tammgeneralizaram e estenderam seus trabalhos sob a rubrica de Zend.com (Zeev,Andi, Zend, entendeu?).O quarto trimestre de 1998 iniciou um período de crescimento explosivo para oPHP, quando todas as tecnologias de código-fonte aberto ganharam umapublicidade intensa. Em outubro de 1998, de acordo com a melhor suposição,mais de 100.000 domínios únicos utilizavam PHP de alguma maneira. Um anodepois, o PHP quebrou a marca de um milhão de domínios.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
pcosta7143 liked this
giulliopiettro liked this
Cássio Baptista liked this
anacca liked this
lucianofcaete liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->