Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Economia Aberta

Economia Aberta

Ratings: (0)|Views: 1,893|Likes:
Published by fischumi

More info:

Published by: fischumi on Sep 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/14/2013

pdf

text

original

 
CÂMBIO E JUROS
ANPEC 2000
QUESTÃO 09Indique se as afirmativas são falsas ou verdadeiras:(0)Dada a taxa de juros nominal, um aumento da inflão esperada gera um aumento deinvestimentos.(1)Com racionamento de crédito, o investimento pode ser menor do que aquele que os empresáriosdesejariam realizar à taxa de juros corrente.(2)Um aumento do volume de recursos aplicado na Bolsa de Valores implica aumento equivalenteno investimento agregado.(3)Quando um aumento na taxa de juros, -se uma queda na cotação das ações,independentemente das expectativas a respeito da rentabilidade futura das empresas cotadas.QUESTÃO 11Indique se as afirmativas são falsas ou verdadeiras:(0)Mudanças nas preferências dos consumidores, ensejadas por um período prolongado desobrevalorização cambial, podem exigir uma desvalorização de maior magnitude do que arequerida para o restabelecimento do equilíbrio no balanço de transações correntes.(1)Com salários nominais rígidos, câmbio nominal fixo e perfeita mobilidade do capital, uma política fiscal expansionista não afetará a renda nacional.(2)Com salários nominais rígidos, câmbio nominal flexível e perfeita mobilidade do capital, oajustamento progressivo dos preços anulará, no longo prazo, o efeito da política monetária sobrea renda real.
ANPEC 2003
QUESTÃO 04
Considerando uma economia aberta, avalie as proposições:
Se a relação entre os preços vigentes em dois países for dada pela lei do preço único, a taxa realde câmbio, para uma mesma cesta de bens, será igual a 1.
A paridade não coberta da taxa de juros implica que a diferença entre a taxa de juros domésticae a do resto do mundo corresponde à diferença entre a taxa de inflação doméstica e a do resto domundo.
A opinião predominante de que o iene está desvalorizado em relação ao dólar pode explicar ofato de que a taxa de juros da economia japonesa seja menor do que a taxa de juros da economiaamericana.
Sob a hipótese da paridade do poder de compra, um aumento da oferta monetária doméstica nãoinfluencia a taxa de câmbio real no longo prazo.
Pela teoria da paridade não coberta da taxa de juros, não pode haver política monetária, já que ataxa de juros doméstica depende da taxa de juros internacional.
ANPEC 2004
QUESTÃO 07
É correto afirmar:1
 
A arbitragem subjacente à condição de paridade descoberta de juros implica que a taxa de juros local deve ser (aproximadamente) igual à taxa de juros externa mais a taxa deapreciação esperada da moeda doméstica.
 Numa economia aberta em que a condição de paridade de juros é satisfeita, osefeitos de uma política monetária contracionista são a diminuição do produto, o aumento dataxa de juros e a apreciação da moeda doméstica, qualquer que seja o regime cambialvigente.
Quanto menor for mobilidade do capital, maior será a possibilidade de utilizaçãoda política monetária para, simultaneamente, reduzir a taxa de juros doméstica e manter a paridade cambial.
Em uma economia operando sob taxas cambiais fixas, uma política econômica expansionista,seja ela fiscal ou monetária, causará um aumento no produto superior ao que seria observadocaso essa economia operasse sob taxas cambiais flexíveis.
Enquanto um aumento na demanda doméstica provoca um aumento no produto doméstico e uma piora no saldo comercial, um aumento na demanda externa provoca um aumento no produtodoméstico e uma melhora no saldo comercial.
ANPEC 2005
QUESTÃO 05
Avalie as proposições:
A paridade do poder de compra absoluta implica que o câmbio real é sempre igual a 1.
A paridade do poder de compra relativo implica que a taxa de câmbio nominal é igual àdiferença entre a inflação doméstica e a externa.
Custos de transporte e tarifas de importação são alguns dos fatores que explicam porque a PPPabsoluta raramente se aplica na prática.
Sob plena mobilidade de capitais, a equação de paridade de juros nos diz que, se o jurodoméstico menos o risco supera o juro externo, há expectativa de desvalorização do câmbionominal.
Dois países que adotam a mesma moeda, só poderão apresentar taxas nominais de jurosdiferentes se seus riscos também forem diferentes.
ANPEC 2006
QUESTÃO 04
Avalie as afirmativas com respeito a uma pequena economia aberta, com perfeita mobilidade decapitais:
A paridade descoberta de juros implica que a taxa de juros doméstica é igual à taxa de jurosinternacional mais a taxa de depreciação esperada da moeda.
Em um regime de câmbio flexível, quando há expectativa de desvalorização do câmbio, a rendaaumenta.
Em um regime de câmbio fixo, quando há expectativa de desvalorização do câmbio, a rendanão se altera.
Em um regime de câmbio flexível, quando a taxa de juros internacional aumenta, a rendatambém aumenta.
Em uma economia com regime de câmbio fixo, a política fiscal tem efeito pleno.2

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Gisele Sampaio liked this
Clovis Germano liked this
brunomirc liked this
Marcelo da Mata liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->