Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Escolas

Escolas

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 523|Likes:
Published by fischumi

More info:

Published by: fischumi on Sep 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/30/2013

pdf

text

original

 
ESCOLAS
ANPEC 2000
QUESTÃO 05Indique se as afirmativas abaixo
  
todas relacionadas à execução de política econômica
 
  
são verdadeiras ou falsas:(0)De acordo com “a crítica de Lucas”, a falha dos métodos tradicionais de avaliação de políticaem considerar os efeitos da própria política sobre o comportamento dos agentes econômicosleva a previsões incorretas dos efeitos da política.(1)Segundo Friedman, devido à defasagens em seus efeitos, políticas monetárias ativas podem criar flutuações e desestabilizar a economia.(2)O problema de “inconsistência dinâmica” na condução da política monetária pode ser agravadocaso o Banco Central se torne independente.(3)O seguro-desemprego é um exemplo de “estabilizador automático”.QUESTÃO 12Indique se as afirmativas são falsas ou verdadeiras:(0) De acordo com os novos Keynesianos, a não neutralidade da moeda é uma conseqüência darigidez dos salários reais.(1)A rigidez nominal e a interdependência dos preços individuais em modelos com reajustessobrepostos (
 staggering 
) fazem com que mudanças na quantidade de moeda tenham efeitosreais duradouros.(2)De acordo com os novos Keynesianos, pequenos custos de menu podem acarretar grandescustos para a sociedade devido à externalidade da demanda agregada.(3)A hipótese de expectativas racionais é o principal motivo de disputa entre os novos Keynesianose os novos clássicosQUESTÃO 13Indique se as afirmativas são falsas ou verdadeiras. Segundo a abordagem dos Ciclos Reais de Negócios:(0) Os ciclos econômicos resultam de mudanças monetárias.(1)Durante as recessões, os trabalhadores optam por trabalhar menos e ter mais lazer.(2)Uma recessão pode ser explicada por um choque de produtividade negativo.(3)Um aumento dos gastos do governo leva a um aumento do nível de emprego.
ANPEC 2001
QUESTÃO 12
Sobre a controvérsia entre Novos Keynesianos e Novos Clássicos, indique se as afirmações sãofalsas ou verdadeiras:
Um dos objetivos da abordagem dos Novos Keynesianos foi fornecer fundamentosmicroeconômicos à análise Keynesiana tradicional.
A hipótese dos custos de menu argumenta que firmas atuando em competição monopolistaaumentam seus preços mesmo quando as variações nos custos de menu são pequenas.
Para os Novos Clássicos, as mudanças na oferta de moeda afetam o produto no curto prazoapenas se os preços e salários são rígidos.
Para os Novos Clássicos, as flutuações da atividade econômica são causadas por choques reaisque atingem a economia como um todo.1
 
A hipótese das expectativas racionais tem sido incorporada aos modelos dos NovosKeynesianos
ANPEC 2002
QUESTÃO 09Indique se as afirmações abaixo, relativas às teorias dos ciclos reais e novo-Keynesianas, são falsasou verdadeiras:
Uma das características da teoria dos ciclos reais é a rigidez de preços.
De acordo com a teoria dos ciclos reais, a oferta de trabalho varia diretamente com a taxa de juros.
Segundo a teoria dos ciclos reais, a deterioração da tecnologia disponível é uma das explicações para a ocorrência de períodos de queda no emprego agregado.
 Nos modelos novos-Keynesianos, a moeda é neutra e endogenamente determinada.
Para os novos-Keynesianos, uma falha de coordenação pode suscitar rigidez de preços esalários, da qual decorreriam situações de desemprego.
ANPEC 2003
QUESTÃO 08
Avalie as proposições:
É consenso entre as diferentes visões dos economistas que expectativas racionais implicam pleno-emprego.
Segundo os novos clássicos, os choques de oferta explicam os ciclos econômicos.
Para os novos keynesianos, a rigidez de preços pode ser ótima para as empresas, em vista doschamados custos de menu.
Para os novos clássicos, os mercados estão sempre em equilíbrio.
 Na
Teoria Geral,
de Keynes, os salários reais têm comportamento anti-cíclico.
ANPEC 2004
QUESTÃO 08
Considerando as várias abordagens da questão das flutuações econômicas, julgue as afirmativas:
De acordo com a hitese do sario de eficncia, a produtividade do trabalho o éinfluenciada por variações no salário real.
Segundo os “novos Keynesianos”, as mudanças tecnológicas são o principal determinante dasflutuações nas variáveis reais.
Segundo os modelos originais na tradição dos ciclos econômicos reais, variáveisnominais, como a oferta de moeda, não exercem impacto sobre as variáveis reais, como o produto e o emprego.
A existência de custos de menu faz com que os salários nominais, mas não os preços, sejam rígidos.2
 
De acordo com os modelos originais na tradição dos ciclos econômicos reais, as flutuaçõeseconômicas são devidas a algum tipo de rigidez real do sistema de preços.
ANPEC 2005
QUESTÃO 06
Avalie as proposições:
Os ciclos econômicos, segundo a teoria novo clássica, resultam de choques de oferta.
Ainda segundo a teoria novo clássica, a rigidez de preços e salários nominais é crucial paraexplicar porque a política monetária é neutra em relação à atividade econômica.
Quando preços e salários são plenamente flexíveis, a política monetária influencia apenasvariáveis reais.
Um dos motivos que levou bancos centrais ao redor do mundo a adotar regras de juros,abandonando as regras de agregados monetários, foi o aumento da volatilidade da velocidadede circulação da moeda, em meados dos anos 80.
Segundo os novos Keynesianos, enquanto os chamados custos de menu explicam rigidezesreais, a tese de salário eficiência explica rigidezes de caráter nominal.
QUESTÃO 14
Com base no modelo clássico (também chamado neoclássico), julgue as afirmativas:
Vigorando o salário real de equilíbrio, a economia estará em pleno emprego, mas, ainda assim,haverá desemprego voluntário e desemprego friccional.
Considerando-se apenas uma função de produção convencional com retornos decrescentes, emque sejam dados o estoque de capital e o estado tecnológico, nada pode ser inferido a respeitoda elasticidade da função demanda de trabalho.
Se todo o estoque de moeda é útil apenas como meio de troca, ou seja, se o entesouramento, então, os indivíduos não pouparão, nessa economia.
Se o governo decide estabelecer um salário real superior ao salário de equilíbrio, o desempregoaumentará por dois motivos: (i) trabalhadores serão demitidos e (ii) parte dos trabalhadoresdesempregados passarão a procurar emprego.
Se na economia os indivíduos não poupam, vigorará a lei de Say, que diz que toda ofertaencontra uma demanda correspondente.
ANPEC 2006
QUESTÃO 06
Com respeito às teorias das flutuações econômicas, avalie as proposições:
De acordo com a teoria dos ciclos reais, flutuações no produto são devidas a choques de produtividade ou na política fiscal.
A década de 90 nos Estados Unidos foi um dos períodos mais longos de baixo desemprego e baixa inflação. A teoria dos ciclos reais explica tal fenômeno pela elevação dos gastos públicos.
Choques negativos de produtividade diminuem o produto e os preços, enquanto choques positivos aumentam o produto e os preços.3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->