Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
IS LM BP

IS LM BP

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 2,512 |Likes:
Published by fischumi

More info:

Published by: fischumi on Sep 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/19/2013

pdf

text

original

 
IS-LM-BP
ANPEC 2000
ANPEC 2001
QUESTÃO 02Com base no modelo Mundell-Fleming, indique se as afirmações são falsas ou verdadeiras:
Com perfeita mobilidade de capitais e mbio fixo, uma potica de mercado abertocontracionista deixará inalterada a base monetária, mas elevará o montante de reservas no ativodo Banco Central.
Sob a hipótese de um regime de câmbio fixo, uma expansão fiscal não resulta em efeitos reaisdevido à acomodação monetária requerida para manter o câmbio fixo.
Sob a hipótese de um regime de câmbio flexível, uma contração monetária é mais eficiente, emtermos de seus efeitos reais, do que uma contração fiscal.
Sob a hipótese de um regime de câmbio flexível, perfeito movimento de capitais e expectativasestáticas sobre a taxa de câmbio nominal, esta será determinada pela oferta e demanda de moedaestrangeira.
Se a taxa nominal de câmbio – e – mede a quantidade de reais por dólar, a curva IS énegativamente inclinada no plano (Y, e).
ANPEC 2002
QUESTÃO 03Considere o modelo Mundell-Fleming e responda se afirmações abaixo são falsas ou verdadeiras:
Em uma economia
grande
, com taxa de câmbio flexível, uma política fiscal expansionista elevaa taxa de juros e, portanto, reduz o investimento privado.
Em um país pequeno, com taxa de câmbio fixa e perfeita mobilidade de capitais, uma políticamonetária contracionista provoca uma redução no estoque de moeda estrangeira em poder doBanco Central.
Em um regime de câmbio fixo, a política monetária será tanto mais eficaz
no curto prazo
quanto menor for a mobilidade do capital.
A perfeita mobilidade do capital implica igualdade entre as taxas de juros dos ativos nacionais eestrangeiros, independentemente de fatores relacionados à tributação dos ativos.
O multiplicador de gastos governamentais, em uma economia com taxa de câmbio fixa, serátanto maior quanto maior for a mobilidade do capital.
ANPEC 2003
1
 
QUESTÃO 03Considerando o modelo IS/LM (assim como seu desdobramento no modelo de oferta e demandaagregadas), avalie as proposições:
Se as curvas LM e de oferta agregada são positivamente inclinadas e o governo reduz seusgastos, a taxa de juros e o nível de preços cairão.
Dado o nível geral de preços, quanto menos inclinada for a curva LM (mais horizontal), maiseficaz será a política fiscal.
Se o governo fixar a taxa de juros, a demanda agregada será vertical (suponha que o efeito-Pigou seja inoperante).
Quando uma economia fechada se encontra em pleno-emprego, o aumento dos gastosgovernamentais provocará redução equivalente no consumo privado.
Dado o nível geral de preços, quanto mais elástico for o investimento privado à taxa de juros equanto menos elástica for a demanda de moeda à taxa de juros menos eficaz será a políticamonetária.QUESTÃO 05Com base no modelo Mundell-Fleming, avalie as proposições. Em economias pequenas:
Sob o regime de câmbio fixo, o multiplicador de gasto autônomo será tanto menor quanto maior for a mobilidade de capital.
Sob o regime de câmbio flexível, uma expansão monetária provoca uma depreciação cambial.
Como o excesso da poupança agregada sobre o investimento equivale à soma de gastogovernamental e saldo de transações correntes, segue-se que o aumento do gasto governamentalimplica redução equivalente no saldo em transações correntes.
Quando não há mobilidade de capitais, a função BP é uma linha horizontal no plano renda Xtaxa de juros.
 Numa economia sob regime de câmbio flutuante e com mobilidade perfeita de capitais, umaelevação dos impostos provoca uma depreciação cambial.QUESTÃO 12Avalie as afirmações abaixo, relativas ao modelo clássico (também chamado neoclássico) e aomodelo IS-LM:
Havendo flexibilidade de preços e salários, o modelo clássico do mercado de trabalho implica pleno-emprego, excluindo portanto a possibilidade de desemprego friccional.
 No modelo clássico, o conhecimento da função de produção e da oferta de moeda é condiçãosuficiente para a determinação do produto de pleno-emprego.
Um deslocamento para a direita da função poupança (no plano S, i), no modelo clássico, provoca uma redução dos juros. O mesmo ocorrerá no modelo IS-LM, em resposta a umdeslocamento para a esquerda da função poupança (no plano Y, S), desde que a LM seja positivamente inclinada.
Uma curva LM vertical implica que a política fiscal é ineficiente e, portanto, que a curva deoferta agregada é igualmente vertical.
Quanto mais inclinada for a curva de oferta agregada (i.e., mais vertical e mais próxima dachamada curva de oferta agregada “clássica”), maior será a eficiência da política monetária.
ANPEC 2005
2
 
QUESTÃO 10Sobre o modelo de Mundell-Fleming (renda no eixo X e juro no eixo Y):
Com taxas fixas de câmbio e mobilidade imperfeita de capitais, apenas a política fiscal seráeficaz para influenciar a renda.
Em um regime de taxas flutuantes de câmbio e perfeita mobilidade de capitais, expansõesfiscais são ineficazes para influenciar a renda.
 Neste modelo, a curva que explicita o equilíbrio externo será horizontal caso haja plenamobilidade de capitais, e negativamente inclinada caso a mobilidade não seja plena.
Havendo plena mobilidade de capitais, o equilíbrio com taxas fixas de câmbio é encontrado nainterseção da curva IS com a curva BP, que representa o equilíbrio externo. Neste caso, a curvaLM é redundante.
Em um regime de taxas flutuantes de câmbio, uma expansão monetária gera uma alta inicialdos investimentos, mas uma queda das exportações líquidas.
ANPEC 2006
QUESTÃO 12Avalie as assertivas abaixo referentes ao modelo Mundell-Fleming:
Em regime de câmbio fixo, é impossível implementar uma política monetária independente.
Em regime de câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capital, uma política monetáriaexpansionista causa depreciação da moeda dostica, enquanto uma potica fiscalexpansionista causa sua apreciação.
Se um aumento de renda doméstica piorar a balança comercial, o déficit resultante poderá ser financiado por um influxo de capital externo desde que a taxa de juros doméstica aumente.
Em regime de câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capital, a taxa de juros doméstica(ajustada para risco) não se desvia da taxa de juros internacional por períodos prolongados.
É possível melhorar a conta corrente mediante uma expansão monetária.
ANPEC 2007
QUESTÃO 02Considerando o modelo IS-LM-BP, julgue as afirmativas:
A política fiscal no modelo Mundell-Fleming não exerce influência sobre a renda agregadaquando a taxa de câmbio é flutuante.
Em regime de câmbio fixo, a política monetária no modelo Mundell-Fleming, mantido constanteo crédito interno líquido, é incapaz de alterar a demanda agregada.
Em uma economia sem mobilidade de capitais e com regime de câmbio fixo, uma política fiscalexpansionista é capaz de afetar o nível de renda.
Em uma economia com imperfeita mobilidade de capitais e regime de câmbio fixo, políticamonetária expansionista somente terá efeito sobre o produto se a inclinação da curva BP for maior que a da curva LM.
Em uma economia sem mobilidade de capitais e regime de câmbio flutuante, uma política fiscalexpansionista levará ao aparecimento de um déficit temporário no balanço de pagamentos.3

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luciane Crystal liked this
rodrigopeddrosa liked this
cabulinho liked this
coutinho6613 liked this
helderdias_96231 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->