Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Texto sobre Evolução da Cartografia

Texto sobre Evolução da Cartografia

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 5,859 |Likes:
Published by cmazucheli

More info:

Published by: cmazucheli on Jul 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/23/2014

pdf

text

original

 
O DESENVOLVIMENTO DA CARTOGRAFIA
O homem constrói sua própria história, ou melhor, fez e continua fazendo suahistória sobre esse planeta desse sistema solar, dessa galáxia, onde as novas idéiasassociadas à tecnologia tentam atender às necessidades que são inerentes ao serhumano. É possível definir o caráter da sociedade em um determinado períodohistórico quando se faz a análise das idéias predominantes e a tecnologia domi-nante ao longo do tempo. As mudanças de pensamento, de vida e de trabalho, delaser e de comunicação aparecem fortemente refletidas em uma forma de repre-sentação gráfica criada pelo homem e que leva o nome de MAPA. Ao estudarmos ahistória da humanidade de suas conquistas, dominações e religiões, encontrare-mos os mapas mostrando domínios sobre o território.As revoluções científicas trouxeram novos aparatos tecnológicos, e as novas idéiase necessidades da sociedade exigiram maior rigor nas representações, tanto emtermos geométricos quanto no conteúdo que os mapas veiculavam. Nesse senti-do, as principais fases da história da cartografia é resumida a seguir tendo comobase o capítulo do livro Elements of Cartoghrafy de Robinson et al (1995). 
PRIMEIROS MAPAS
A diversidade de mapas que conhecemos hoje emergiu em um longo processo derevolução e evolução. Ele precede historicamente à escrita. De fato, os PRIMEIROSMAPAS eram esquemáticos e figurativos e utilizados em sua maioria em rituais oucerimônias religiosas. Alguns poderiam ter alguma utilização prática como aqueledas ilhas polinésias, que representam características essenciais a sobrevivênciacomo os padrões de predominância de correntes oceânicas e ventos. O mapa maisantigo que se tem conhecimento vem da Babilônia, cerca de 2.500 anos a.C.Representa o lado setentrional da mesopotâmia, cruzado pelo Eufrates, até suadesembocadura duas fileiras de montanhas.
VE OLUCA ODAICA RT OG RAFA
 
 GS P
NSOL
1
 
A tábua de argila descoberta nacidade de Nuzi, pertence à épo-ca do Segundo Império babilôni-co. É considerado o mapa maisantigo do mundo. Trata-se deuma placa de barro cozido, cominscrições em caracteres cunei-formes, cuja origem provavel-mente remonta ao ano de 2500a. C. Representam o lado seten-trional da mesopotâmia, cruza-do pelo Eufrates, até sua desem-bocadura duas fileiras de mon-tanhas em forma de escama depeixe. Os pontos cardeais estãoindicados por círculos com des-crições. Esta relíquia cartográfi-ca, que abrange o espaço emque se desenvolvem estas civili-zações, deve-se aos sumerianos.
2
EV OLUCAODAca rt og rafia
 
G PS
SO
A tábua de argila descoberta na cidade de Nuzi, pertenceà época do Segundo Império babilônico. É considerado omapa mais antigo do mundo.
Fonte: AGUILAR, José. Históriada Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.
Mapas confeccionadas com bambus entrecruzados, aosquais se prendiam pedras de vários tamanhos.
Fonte:AGUILAR, José. História da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio deJaneiro 1967. 239 p.
“Uma das mostras mais interes-santes da cartografia primitivaforam os mapas construídospelos aborígenes das ilhasMarshall. Estas cartas marinhassão muito originais e simples.Eram confeccionadas combambus entrecruzados, aosquais se prendiam pedras devários tamanhos. O simbolismoque encerram é muito peculiar:as varetas representam a direçãodas ondas nas vizinhanças doarquipélago, fenômeno degrande influencia na navegaçãoentre diversas ilhas, cuja posiçãoestá por sua vez representadanas mencionadas pedras.”
 
3
EV OLUCA O DAca rt og rafia
 
G PS
SO
 
O mapa confeccionado em pele de búfalo, procedentede Rio Colorado, EUA. Está no Museu da América emMadri. Fonte: AGUILAR, José. História da Cartografia.Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.
Os índios norte americanos, obrigados por seu nomadismo a um contínuo contato com anatureza, representaram, de forma esquemática e, em geral com duas cores, as zonas decaça e pastagem, necessárias para sua subsistência. O mapa da figura foi confeccionado empele de búfalo, procedente de Rio Colorado, EUA. Está no Museu da América em Madri.
Mapa Mundi babilônico desenhado sobre uma tá-bua de barro cozido (cerca de 500 a.C); com inscri-ções em caracteres cuneiformes. Na parte inferiordo espaço circular, que divide o Eufrates e circundao mar, eleva-se Babilônia, a lendária cidade dascem portas. Museu britânico, departamento deAntiguidades Asiáticas.
Fonte: AGUILAR, José. Históriada Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967.239 p.Tábua de argila com restos de levantamento docadastro de Babilônia.Fonte: AGUILAR, José. Históriada Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
gparaujo liked this
Ana Silva liked this
Rita de Kássia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->