Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Métodos de Pesquisa em Psicologia: Métodos Observacionais

Métodos de Pesquisa em Psicologia: Métodos Observacionais

Ratings: (0)|Views: 2,622 |Likes:

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Ivan Augusto Daguani Guarache Leonardo on Jul 22, 2011
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/01/2014

pdf

text

original

 
1
PESQUISA EM PSICOLOGIA: MÉTODOSOBSERVACIONAIS
Ivan Guarache ¹
Resumo
Este artigo tem o intuito de oferecer uma visão geral dos métodosobservacionais. Inicia com uma breve apresentação de quatrocaracterísticas centrais da pesquisa observacional e as circunscreveem limites teóricos afins. Continua, então, delineando algumascaracterísticas a respeito de como são feitas as diferentes formas deobservação. A intenção é possibilitar os leitores compreender e aconhecer as técnicas de observação e as diferentes formas deanalisar variadas possibilidades de dados observacionais. Através deum levantamento bibliográfico com o objetivo de estruturar conceitose características do método, o artigo pretende apresentar que aobservação engloba um processo interativo. Por conseguinte, a linhamestra que embasa tal método sugere que a escolha do foco daobservação e da configuração da análise subseqüente são guiadaspelas características pessoais e teóricas de cada pesquisador.PALAVRAS CHAVE: Métodos observacionais. Formas de observação. Técnicas de observação.
Introdução
Genericamente a observação é uma prática humanaextremamente basal. Tal atividade possibilita nossa segurança esobrevivência bem como escolher parceiros e amigos. Programas detelevisão do tipo
reality show
possibilitam o entendimento de que aobservação imprime grande fascínio sobre muitos sujeitos e indicamque as habilidades observacionais são imperativas para a atividadehumana, não sendo exclusiva do comportamento cientifico(Breakwell, Hammond, Smith e Schaw, 2010).No campo científico, a escolha do método observacional épermeada por alguns fatores. Marconi e Lakatos (2006)compreendem que a seleção dos métodos de pesquisa está baseada
 
2
nas questões que se pretende responder e adaptar, combinar emodificar os métodos para buscar melhores modos de resposta. Aescolha das
1- Mestrando do MAPSI-UNIR em Psicologia Escolar e Processos Educativos
questões de pesquisa são, em grande parte, moldada pelosinteresses do pesquisador, tanto nos aspectos profissionais quantonos aspectos subjetivos pessoais. No que se refere ao campo daPsicologia o uso da observação é de suma importância.Provavelmente todos os psicólogos, nas mais variadas áreas,empregam a observação como um dos elementos da sua açãocotidiana a fim de norteá-la cotidianamente, bem como parasubstanciar os campos das evidencias e da teoria.O método observacional é de enorme importância no cenáriocientífico, como um todo, “e pode ser útil reconhecer sua importânciana construção de idéias iniciais da pesquisa, bem como suacontribuição em empreendimentos mais formais de pesquisa”(Breakwell, Hammond, Smith e Schaw, 2010. p 136).
Método
Este artigo faz uso do método de levantamento bibliográficoque objetivou revisar a bibliografia científica disponível que adentravano universo da observação. Foram pesquisados livros referentes aoassunto tanto quanto artigos científicos.Foram feitas leituras, análises e interpretações das obrasescolhidas subsidiando a escrita do artigo. O estudo explicita osprincipais conceitos e características instrumentalizando o leitor parao entendimento dos principais aspectos do referido método depesquisa (observacional).A elaboração deste artigo e justificada pela escassez de estudosque trabalhem este tema como algo principal, sendo somenteencontrado em trabalhos que fazem uso deste método, mas não umestudo especifico do mesmo.
Pesquisa Observacional: O que é?
A pesquisa observacional é um método por si só, porem podeestar em congruência a outros métodos. Uma vasta gama de
 
3
métodos de pesquisa, como estudos etnográficos, entrevistas,estudos de casos, podem fazer uso da observação de dados. Éimportante ressaltar que a observação, dentro da pesquisa de cunhopsicológico, tem real importância e uso. Isto se da pela necessidadedo pesquisador colher informações referentes aos contextos – onde edesenvolvida a pesquisa – e as nuances do pesquisado tanto como dopesquisador. Negar tais informações podem levar a um erroconsiderável no entendimento dos fenômenos que envolvem sereshumanos. De acordo com Breakwell (2010, p.136)
“A observação pode revelar o que fazem as pessoas,como elas fazem e como isso é influenciado – e, por suavez, tem influência sobre o – ambiente social dentro doqual têm suas ações”.
Estudos que fazem uso do método observacional podem sercompreendidos referente a quatro principais dimensões:
Testagem da teoria-exploratória
onde pesquisadores, em seusestudos observacionais, preconizam a testagem de uma teoria jáexistente examinando o que os indivíduos fazem em inúmerascircunstâncias. A observação pode ser utilizada de forma maisdescritiva, no intento de explorar diferentes dimensões de um dadofenômeno. Para Marconi e Lakatos (2006) isso pode ser configuradocomo uma forma de reconhecimento – observação exploratória paraintroduzir novas concepções que podem ser estudadas maisestruturadamente.
Experimental-Naturalista
vincula-se a um contraste entreobservação pautada sobre condições experimentais e as naturalistas.Relacionado a questões experimentais estão os vários tipos decontrole com intuito de possibilitar explicações entre causa e efeito.Referente a questões naturais percebe-se o inverso, onde sepreconiza o mínimo ou nenhum controle, objetivando situaçõespertencentes a “vida real” (Marconi e Lakatos, 2010).
Estruturado-Não Estruturado
sendo que o método observacionalestruturado se preocupa com tipos específicos do comportamentos.São eleitas variáveis a serem observadas em detrimentos de outrastais como: expressões, alterações emocionais e episódios deinteração.
 
Por outro
 
lado, pode ocorrer da pesquisa observacional seconfigurar sem variáveis estruturadas – como em estudosetnográficos (Richardson, 1999).
Não Participante-Participante
a partir da postura adotada pelopesquisador na situação que esta sendo observada. Junker (1972)

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
Brenda Fortes liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
drih_tome liked this
Leandro Duarte liked this
Luana Leopoldino liked this
Maria Bruczkoski liked this
Carla Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->