Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Terapia Cognitivo Comportamental:Relato de atendimento

Terapia Cognitivo Comportamental:Relato de atendimento

Ratings: (0)|Views: 1,275 |Likes:

More info:

Published by: Ivan Augusto Daguani Guarache Leonardo on Jul 22, 2011
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/21/2013

pdf

text

original

 
 
1- INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao estágio supervisionado III na áreaclínica, orientado pelo professor Adriano Nicolau, realizado no segundosemestre de 2004 e possui um caráter formativo, pois faz parte do currículopara a formação de psicólogo da Universidade de Uberaba.Tal esgio é necessário, pois se fundamenta no objetivo deproporcionar ao aluno de psicologia conhecimentos acerca do trabalho clinicona área Cognitiva Comportamental.O esgio tem por finalidade especifica estimular no aluno umdesenvolvimento de suas aptidões e habilidades particulares em tal área deatuação, bem como possibilita a aprendizagem de métodos e técnicas atravésda prática e ajuda na formação de atitudes e hábitos profissionais dentro daética.Foram realizados __ encontros entre os meses de Agosto atéDezembro, sempre as segundas feiras das 16:00 horas às 17:00 horas.
● Histórico da Psicologia Cognitivo Comportamental
As origens históricas da terapia cognitiva, datando de 1956, podem ser resumidas como segue. Aaron Beck, na tentativa de fornecer apoio empíricopara certas formulações psicodinâmicas de depressão (que Beck achavaserem corretas na época), encontrou algumas anomalias - femenosinconsistentes com o modelo psicanalítico. Especificamente, a conceitualizaçãopsicanalítica (Freud, 1917/1950) afirma que os pacientes deprimidosmanifestam hostilidade retrofletida, expressada como 'masoquismo' ou uma'necessidade de sofrer'. Contudo, em resposta a experiência de sucesso(atribuições de tarefa graduada em um ambiente de laboratório), os pacientesdeprimidos pareciam melhorar em vez de resistir a tais experiências (Beck,1964; Loeb, Beck & Diggory, 1971). Isto levou Beck e seus colegas a novosestudos emricos e observões clínicas, na tentativa de entender asanormalidades. O eventual resultado foi a reformulação da depressão como umtranstorno caracterizado por uma profunda tendência negativa. O conteúdofenomenal desta tendência incluía expectativas de resultados negativos
2
 
(conseqüências do comportamento) na esfera pessoal, e uma visão negativade self, contexto e objetivos. Concomitantemente, foram feitas tentativas demodificar o conteúdo e as distorções cognitivas negativas, resultando emdesenvolvimento e avaliação de estratégias terapêuticas. Subseqüentemente,o modelo foi aplicado a outros transtornos para testar os limites da novaformulação.A partir desse resumo capsular, pode-se ver que a teoria cognitiva originou-sede tentativas de testar os princípios teóricos específicos da psicanálise.Quando tal evidência não surgia, outras explicações eram consideradas.Portanto, a terapia cognitiva desde o começo foi impulsionada por interessesteóricos.
● O que é psicologia cognitiva?
É o estudo do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam epensam sobre a informação. Uma noção básica da terapia cognitiva é a de quenosso processo de percepção sobre determinado acontecimento ouexperiência afeta fortemente nossas respostas emocionais, comportamentais efisiológicas. 
● O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
TCC é uma das poucas formas de psicoterapia que foi cientificamentetestada e vista como efetiva em mais de 300 ensaios clínicos para muitostranstornos diferentes. Em contraste com outras formas de psicoterapia, TCC énormalmente mais focada no presente, mais limitada no tempo, e maisorientada para a resolução de problemas. De fato, o que o paciente mais faz éresolver problemas atuais. Além disso, os pacientes aprendem habilidadesespecíficas que eles podem usar para o resto de suas vidas. Estas habilidadesenvolvem identificar pensamentos distorcidos, modificar crenças, relacionadasa outros, ou a nós mesmo, de diferentes maneiras, e mudar comportamentos. 
● Que teoria está por trás da TCC?
A TCC está baseada no modelo cognitivo, que é, simplesmente, que omodo como percebemos as situões influencia como nos sentimosemocionalmente. Por exemplo, uma pessoa que leia este texto poderia pensar:
3

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carol Melo liked this
Kellen Souza liked this
Pablo Zaffaroni liked this
Daniela Souza liked this
Fabiana Baca liked this
gelsasilva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->