Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
25Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
relatório

relatório

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 15,376|Likes:
Published by anon-778584

More info:

Published by: anon-778584 on Sep 17, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as ODT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/10/2013

pdf

text

original

 
introduçãolocal: hospital psiquiátrico nossa senhora da luzAla: masculina e femininaAtividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem no local:Servir café e medicação aos asilares, e aos outros interno, após o café são encaminhados aobanho. É feito rodízio para alguns técnicos enfermagem ficarem no posto e outros no pátio.expectativa:Desenvolvimento:na ala masculina e feminina agimos terapeuticamente, onde observamos ouvimos eprocuramos compreender cada paciente procuramos passar segurança, proteção ondeganhamos a confiança por parte dos pacientes. Procuramos encorajar de forma verbal ospacientes para reconhecer e expressar seus sentimentos e controlar e compreender suasemoções . Procuramos trabalhar com os sentimentos negativos dos pacientes tipo: raiva,medo, rejeição etc. Auxiliamos no café e banho das duas alas. Na ala masculina observamosque era uma equipe mais organizada, e tinha o controle sobre os pacientes, e foi demonstradotinham mais respeito com seus pacientes. Onde podemos trabalhar melhor com os pacientesdesenvolvemos atividades tipo: jogos de dama, trilha, dominó, handebol, cantiga de viola etricotomia ,onde proporcionamos por um instante um momento feliz aos internos. Tivemos aoportunidade de trabalharmos no posto onde e feita a separação e checagem dosmedicamentos,onde os formulários são divididos por cor conforme médico, onde proporcionafacilidades aos técnicos de localizar seus pacientes. Na ala feminina não tivemos muito apoioda equipe de enfermagem talvez devido a problemas ocorridos no posto e algumas trocas demedicação com as pacientes, onde estavam muito agitadas. Atividade que desenvolvemos foiagir terapeuticamente e salão de beleza onde trouxemos um aumento a auto-estima dasinternas, onde demonstraram sua vaidade, feminidade. Fizemos duas contenção paramedicação na ala feminina pois as pacientes não aceitava medicação via oral, então foramcontidas para medicação IM. Na ala masculina teve uma contenção, onde o paciente mordia osoutros internos. Observamos tanto na ala masculina como na feminina que alguns pacientesfaziam papel de ajudador, auxiliando os mais debilitados no café, ao sair do refeitório,observando atitudes inadequadas e comunicando a equipe de enfermagem.Aspectos a serem considerados:Higiene dos pacientes: muitas vezes a equipe de enfermagem realiza a higienização nopaciente porque estão debilitados por alguma patologia que o impossibilitando de realiza-la,por retardo mental muito avançado onde e totalmente dependente, quando acamados, poralguma deficiência física ou motora,autocuidadoporque os pacientes tem dificuldade de cuidar-se por baixa-estima, por alguma patologia,doença mentalÉ importante para preservar e cultivar uma boa qualidade de vida de maneira responsável,autonoma e livre. É uma possibilidade de observar-se e perceber como está o corpo físico,mental e emocional, e poder agir sobre ele de maneira benéfica e saudavel. 
 
Objetivo do auto-cuidado é a capacidade que os indivíduos têm de cuidar de si mesmo,desempenhando atividades em seu próprio benefício, a fim de manter a vida, a saúde e o bemestar próprio.contenção em que casos é aplicada:são geralmente utilizadas para impedir que pessoas comsérios problemas físicos ou mentais de se machucarem ou a outros. Um dos maiores objetivosdas contenções médicas é prevenir acidentes devido a quedas. Outros tipos servem paraprevenir comportamentos agressivos.• Está indicado •para pacientes com problemas clínicos graves, inconscientes, confusos eagitados, para momentos que nenhuma outra opção terapêutica for eficiente.• Como em todos os procedimentos realizados pela Enfermagem requer umaexplicação ao portador de sofrimento mental.• Deve-se também explicar aos familiares o significado da contençãomecânica bem como as justificativas clínicas que a embasam naquelemomento.• É um procedimento que exige um monitoramento, ou seja, a presençafísica de um profissional e uma observação constante. Recomenda-se aindaque haja um acompanhamento por um profissional da equipe de referênciadurante todo o período da contenção.• Entende-se que esse monitoramento deve ser de natureza clínica, ou seja,observações acerca do comportamento, padrão respiratório, nível deconsciência, dentre outros. Além disso, deve-se verificar dados vitais emintervalos de 15 em 15 minutos. Todo esse monitoramento deve serdevidamente registrado em prontuário.• Deve ser um procedimento adotado para garantir a proteção e segurançado usuário, equipe e demais usuários.• Na perspectiva de trabalho em equipe vivenciada nos serviços substitutivosde forma mais efetiva, tem-se que a contenção mecânica deve ser umadecisão da equipe que assiste ao paciente. A equipe deve também se ocuparda avaliação do resultado do procedimento.• Os profissionais de enfermagem devem ser capacitados para realizar esseprocedimento, bem como ter acesso aos materiais e recursos adequados paraa realização da contenção mecânica, com segurança para o usuário e equipe.• A contenção deve ser feita por uma equipe de cinco pessoas, sendo queuma delas conversa com o paciente e os demais fazem a contenção.• A posição de contenção dever ser deitada em decúbito dorsal ou supina.
 
• As faixas de contenção devem ser de material resistente e pode-se usaruma faixa torácica.• Todo esse procedimento de contenção deve ser relatado e justificado emprontuário com todos os dados relativos a horário, equipe que executou oprocedimento e acompanhamento.• Não se deve usar contenção e isolamento ao mesmo tempo.• Recomenda-se que o tempo máximo de contenção seja de 2 horas, ou otempo mínimo necessário para que os medicamentos produzam o efeitoterapêutico esperado. A necessidade de contenção com tempo superior deveser imediatamente discutida com a equipe assistente.• Se a contenção for no momento da admissão, deve-se conferir possíveisobjetos que o paciente possa trazer consigo em bolsos.• Sob pena de repetirmos a trágica história da loucura, a contenção mecânicanão deve ser usada jamais para a comodidade da equipe, tampouco justificada como medida preventiva, punitiva ou de retaliação.• Em caso de urgência, deve ser comunicada para que o psiquiatra ouprofissional especialista em Saúde Mental avalie e comprove a necessidadedo procedimento, imediatamente após o inicio do mesmo..Câmara Técnica de Saúde Mental
Referências Bibliográficas
OLIVEIRA, Alice G. Bottaro de; ALESSI, Neiry Primo. O trabalho deenfermagem em saúde mental: contradições e potencialidades atuais.
Rev.Latino-Am. Enfermagem
., Ribeirão Preto, v. 11, n. 3, 2003.MIRANDA, C.L.
O parentesco imaginário
. São Paulo: Cortez, 1994. 172p.

Activity (25)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
marzes4901 liked this
Elton Lever liked this
Juliana Carvalho liked this
Nuno Gonçalves liked this
Cléia Macedo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->