Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila - do e Selecionando Talentos 2008-3

Apostila - do e Selecionando Talentos 2008-3

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 3,141 |Likes:
Published by elifarias

More info:

Published by: elifarias on Sep 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
Introdução
O processo de seleção é essencial para o sucesso de umaempresa, pois é através dele que as organizões podemidentificar talentos com potencial para fazer a diferença e agregarvalor ao negócio. Dessa forma, percebe-se que este processo deveser estruturado de maneira planejada, procurando-se levantar amaior quantidade de hiteses e perceões sobre o estilocomportamental dos candidatos. Visa-se com isso, escolher dentreas opções, a pessoa que melhor se adaptará à realidade e culturada empresa e da área em que irá atuar. Busca-se, também, alinharas expectativas do novo colaborador e da contratante, para queambos venham suprir suas necessidades e realizações.Portanto, como o Gestor é responsável por fazer a gestão deprocessos e de pessoas, cabe a ele selecionar os futuros membrosda sua equipe, contando com a parceria da área de RecursosHumanos para assessorar nesse processo, utilizando ferramentasadequadas e procurando fazer a diferença na captação de talentoscom potencial.
 
Processo Seletivo
O processo seletivo é composto basicamente de 2 etapas, sãoelas:1.Recrutamento2.Seleção
1.Recrutamento
É um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatospotencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro daorganização. É basicamente um sistema de informação, através doqual a organização divulga e oferece ao mercado de trabalho asoportunidades de emprego que pretende preencher. Para sereficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatossuficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
O que Atrai um candidato?
 
Desafios ProfissionaisPossibilidade de ascensão profissionalOportunidade de desenvolvimentoPacote de remuneração e benefíciosAmbiente de trabalhoImagem da organização
Tipos de Recrutamento:
 
Recrutamento Interno: comunicação interna, visando identificarcandidatos na própria organização.Recrutamento Externo:Recebimento espontâneo de currículos (correios e e-mails)
 
Inscrições pelo siteIndicaçõesDivulgação em sites de empregoDivulgação em escolas e/ou universidadesAnúncios em jornais- Utilização de consultorias de RH e etc.
2.Seleção
É a escolha da pessoa mais adequada ao perfil cnico ecomportamental desejado pela empresa, visando aumentar aeficácia. Assim sendo, a seleção visa solucionar dois pontosbásicos: adequação do homem ao cargo e eficiência do homem nocargo.
Instrumentos de seleção mais utilizados:
 
Entrevistas coletivas e individuaisDinâmicas de grupoProvas TécnicasProvas situacionaisO instrumento mais utilizado pelos Gestores é a entrevistaindividual, pois visa identificar características dos candidatos deforma mais abrangente e completa. No entanto, como todo oprocesso é preciso que haja planejamento do processo seletivo.
Análise do perfil do cargo
Procurar identificar as atribuições, escolaridade, experiênciasanteriores, cursos extracurriculares, competências e etc, quesejam necessários para a função em questão.
Planeje a entrevista
Faça uma revisão completa do papel e requisitos para o cargo

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
anderson280380 liked this
MarAlv liked this
welber10 liked this
Nildo Trindade liked this
Nildo Trindade liked this
danhunter liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->