Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O TRABALHADOR DE ENFERMAGEM FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL PERFURO-CORTANTE CONTAMINADO COM VÍRUS HIV/AIDS

O TRABALHADOR DE ENFERMAGEM FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL PERFURO-CORTANTE CONTAMINADO COM VÍRUS HIV/AIDS

Ratings: (0)|Views: 1,426 |Likes:
Published by frankelia
Este trabalho apresenta-se através de produção científica onde o trabalhador de enfermagem
frente a acidente com material perfuro-cortante contaminado com material biológico pelo HIV,
caracteriza a evolução do vírus de forma histórica até os dias atuais. Fatores predisponentes
ao acidentes de trabalho assim como procedimentos de orientação ao enfermeiro que esta à
frente da equipe e as informações a serem transmitidas.
Este trabalho apresenta-se através de produção científica onde o trabalhador de enfermagem
frente a acidente com material perfuro-cortante contaminado com material biológico pelo HIV,
caracteriza a evolução do vírus de forma histórica até os dias atuais. Fatores predisponentes
ao acidentes de trabalho assim como procedimentos de orientação ao enfermeiro que esta à
frente da equipe e as informações a serem transmitidas.

More info:

Published by: frankelia on Aug 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
1
O TRABALHADOR DE ENFERMAGEM FRENTE AO ACIDENTE COMMATERIAL PERFURO-CORTANTE CONTAMINADO COM VÍRUS HIV/AIDS
1
 Núbia Alcina Prado
2
 Jordânia Gomes Pereira
3
 
RESUMO
Este trabalho apresenta-se através de produção científica onde o trabalhador de enfermagemfrente a acidente com material perfuro-cortante contaminado com material biológico pelo HIV,caracteriza a evolução do vírus de forma histórica até os dias atuais. Fatores predisponentesao acidentes de trabalho assim como procedimentos de orientação ao enfermeiro que esta àfrente da equipe e as informações a serem transmitidas. Constatou-se que os fatorespredisponentes à ocorrência dos acidentes de trabalho com perfuro-cortantes estãorelacionados tanto com as condições do trabalho, como condições individuais pelo fato dosprofissionais saberem os métodos de precaução padrão e não executá-los. Conclui-se quealém do HIV/AIDS que possa estar presente no material cortante e perfurante pode estaroutras patologias associadas como HB e HC que também pode ser transmitidas através dematerial biológico. É fundamental a adoção das medidas de precaução padrão no trabalho naárea da saúde, pois é o meio de segurança desses trabalhadores, sabendo que o número deHIV é crescente.
Palavras chave:
perfuro-cortante, patologias, HIV.
ABSTRACT
This work is presented through which the scientific worker of nursing after an accident involvingcutting and piercing material contaminated with biological material and features the HIV virusevolution in a historical to the present day. Predisposing factors for occupational accidents aswell as procedures for guidance to nurses who are ahead of the team and the information to betransmitted. It was found that the factors predisposing to the occurrence of accidents at work-piercing are related both to the conditions of work, as individual conditions because theprofessionals know the standard methods of caution and not run them. We conclude that inaddition to HIV / AIDS that may be present in the sharp and piercing may be associated withother pathologies such as HB and HC which can also be transmitted through biologicalmaterials. It is essential to the adoption of precautionary measures in the standard work in thehealth field, because it means the security of these workers, knowing that the number of HIV isincreasing.
Keywords:
drill-cutting, disease, HIV.
1
 
Trabalho de Pós Graduação (Enfermagem do Trabalho)
 –
Facimab
 –
Faculdade de CiênciaSociais Aplicadas de Marabá, orientador pela Profª. Kelia Nakai
2
Graduada de enfermagem,formada na universidade Salgado de Oliveira-Universo,campos:Goiânia, Ano: 1º/2010- Pós Graduação Enf do trabalho.
3
Graduada de enfermagem,formada na universidade salgado de Oliveira-Universo,campos:Goiânia Ano:1º/2008- Pós Graduação Enf do trabalho.
 
2
1. INTRODUÇÃO
A Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) é umadoença viral de grande distribuição mundial. A AIDS foi identificada pelaprimeira vez na França pelo Instituto Pateur refere-se como a mais novapandemia da era atual. Esta doença emergente, apresenta-se um dos maioresproblemas de saúde pública, em caráter pandêmico. O infectado por essapatologia evolui para uma grave disfunção do sistema imunológico à medidaque vai sendo destruídos os linfócitos TCD4, uma das principais células alvo dovírus.Quando o vírus ultrapassa essa barreira imunológica, o infectado ficadebilitado podendo a chegar até a morte, isso quando o vírus passa ser adoença conhecida como a AIDS ( Síndrome da Imunodeficiência HumanaAdquirida).No Brasil, os primeiros casos da doença surgiram também no inícioda década de 80 e foram relacionados à contaminação fora do país, em geralnos indivíduos do sexo masculino e homossexuais, esses dados revelamrecentemente uma mudança dessas características. (Ministério da Saúde,1994).Os trabalhadores de enfermagem nesta grande evolução do trabalhoestão também suscetíveis a danos a sua saúde referente à contaminação porHIV/AIDS através do material perfuro-cortante, pelo manuseio errado e o usoinadequado dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Frente à essatemática a integridade física dos trabalhadores de enfermagem por materialperfuro-cortante nos locais de trabalho evidencia também um grave problema àsaúde pública. (VIEIRA, et al. 2008). Isso pode ser evitado desde que oscolaboradores de enfermagem recebam uma informação precisa em relação aimportância do uso dos EPI e também sobre a evolução da doença através detreinamento adotando técnica e métodos práticos e medidas eficazes sobrehigiene e segurança do trabalho no qual podem minimizar os riscosocupacionais a esses profissionais.Para Vieira et al. (2008), a evolução dos riscos ocupacionaisressalta-se que deveriam criar planos de ação preventiva considerando osriscos e agravos a saúde dos trabalhadores, que são absolutamentepreveníveis,desde que adotem as precauções padrão. Isso para a enfermagem
 
3de maneira geral é um grande desafio devido a não aceitação por parte dosprofissionais que estão categoricamente no processo, embora algunsaderissem às normas de biossegurança para proteção de contaminação commaterial perfuro-cortante e material biológico, pois ainda não permeia a práticadiária com intensidade, fato resultante ao sentimento de vulnerabilidade dostrabalhadores. Outro fator que vem contribuindo atualmente para a escolhadesta temática está na mudança do perfil epidemiológico do HIV/AIDS ondetodos devem se considerar vulneráveis, principalmente aos trabalhadores deenfermagem, por estarem intimamente ligado as terapêuticas com os pacientesonde envolve procedimentos com fluidos corpóreos. Contudo, os cuidados queos profissionais devem ter em relação à contaminação do HIV/AIDS pormaterial perfuro-cortante é a aderência precisa do uso de equipamento deproteção individual, adoção de medidas de saúde e segurança independentedo conhecimento do diagnóstico para HIV positivo do cliente sob cuidados.Esta pesquisa, cujo objetivo geral é verificar a importância sobre oacidente de trabalho com material perfuro-cortante ao profissional deenfermagem pelo vírus HIV. Objetivo Específico de apresentar um brevehistórico da evolução do HIV/AIDS até os dias atuais, Identificar os acidentesde trabalho pelo profissional de enfermagem com material biológicocontaminado por HIV, caracterizar os fatores que levam ao acidente detrabalho e possivelmente a contaminação por HIV, proporcionar orientação aostrabalhadores como forma preventiva.O Trabalho será realizado através de revisão de literatura pelolevantamento de artigos científicos, pesquisados na base de dados como
Scielo 
,
Medline 
, Google acadêmico, revistas, livros, entre outros. As análisesdo material coletado ocorrem de modo que passou por todas as fases da leituraexploratória, seletivas, analíticas, reflexivas e interpretativas, possibilitando aformulação de um conceito e de definições a respeito das obras estudadaspara uma posterior síntese dos assuntos. Foram utilizadas as seguintespalavras-chaves: perfuro-cortante, patologias, HIV, enfermagem, precauçãopadrão. Foram consultados 18 artigos científicos dos anos de 1994 a 2009 quetrazem a contribuição de diversos autores.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Aline Fonseca liked this
Isabela Castro liked this
Mila Yankovich liked this
Rosemeri Braga liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->