Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Materiais didácticos_doença Machado-Joseph

Materiais didácticos_doença Machado-Joseph

Ratings: (0)|Views: 166|Likes:
Published by ruisoares65

More info:

Categories:Types, Research
Published by: ruisoares65 on Aug 07, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/25/2012

pdf

text

original

 
XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências Actas
 
O ensino da Biologia numa perspectiva CTS: um exemplo para aabordagem da unidade curricular – 
 Património genético
 Dorinda Rebelo
1
; Alcina Mendes
2
, Rui Soares
3
 
1
Escola Secundária de Estarreja – Estarreja
2
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes - Ílhavo,
3
Escola Secundária de Estarreja – Estarreja
1
2
3
ruisoares65@gmail.com
 
Resumo
A relevância das preocupações com as temáticas de cariz social tem de ter reflexo ao nívelda Educação em Ciência e, portanto, da Educação em Biologia. Esta deve partir de problemáticas actuais com sentido para os alunos (Pedrinaci, 2006) e que promovam aarticulação entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, contribuindo, deste modo, parauma cidadania mais interventiva e fundamentada. Neste trabalho apresenta-se o contextosócio-científico que foi seleccionado como fio articulador das aprendizagens para aleccionação da unidade curricular – 
 Património Genético.
Apresentam-se, também,exemplos de materiais didácticos que foram implementados com alunos do 12º ano e que permitiram abordar os conteúdos conceptuais, procedimentais e atitudinais preconizados nareferida unidade.
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Contexto CTS; Materiais Didácticos; Genética
Introdução
As relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) assumem um papel preponderante nassociedades actuais, pelo que a educação científica não deve negligenciar a vertentetecnológica e social nos currículos escolares. A Educação científica deve, portanto,fornecer uma visão integradora e globalizante da organização e da aquisição de saberescientíficos, estabelecendo relações entre este tipo de saber, as aplicações tecnológicas e asociedade. A presença da perspectiva CTS no ensino das ciências surge como um elementocapaz de estabelecer a conexão entre a ciência escolar e o mundo real, permitindo umamelhor compreensão da natureza da ciência e da tecnociência contemporâneas (Acevedo,2004, Gordillo, 2005). Vários estudos têm também mostrado que o tratamento adequado desituações que enfatizem aspectos de interacção CTS não só melhora a motivação e asatitudes dos alunos face à aprendizagem das ciências, como também contribui para reduzir concepções erradas e incompletas e favorecer os processos de conexão dos conhecimentosescolares com a realidade social onde se inserem (Ríos e Solbes, 2007).Esta perspectiva de ensino solicita o desenvolvimento de estratégias que partam decontextos reais e que permitam responder a controvérsias locais, regionais, ou mesmo à
264
 
XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências Actas
 
escala global, bem como a debates éticos e culturais, levando o cidadão a construir competências que lhe permitam exercer a cidadania de forma participada e fundamentada(Santos, 2005). Este tipo de abordagem exige uma adequada selecção e organização deconteúdos, de modo a criar um contexto de aprendizagem em que a realidade surja comestatuto de centralidade (Pedrinaci, 2006).A concepção e a construção dos materiais didácticos que se apresentam neste trabalhotiveram em conta as sugestões metodológicas preconizadas no programa nacional dadisciplina de Biologia, do 12º ano (ME, 2004; Mendes e Rebelo 2004) e privilegiaram osseguintes princípios (Cachapuz et al., 2002): i) integrar contextos que permitam contribuir  para o desenvolvimento pessoal dos alunos e para estes tomarem consciência do papel daCiência nas sociedades actuais; ii) explorar problemáticas sociais e tecnológicas dasociedade actual; iii) promover um ensino das ciências articulado com a educação para osvalores e a reflexão ética; iv) integrar situações de aprendizagem que valorizem o trabalho prático (laboratorial, pesquisa,...) e a utilização das TIC; v) inserir elementos da História daCiência; vi) valorizar o debate de ideias, a argumentação e o confronto de opiniõesfundamentadas; vii) valorizar o pluralismo metodológico.
Concepção e construção dos materiais didácticos
A selecção do contexto de ensino-aprendizagem foi um aspecto central no processo degestão curricular da unidade
 Património Genético
prevista no programa da disciplina deBiologia.De acordo com os princípios enunciados, foi seleccionada uma notícia publicada num jornal diário relacionada com a investigação biomédica relativa à doença Machado-Joseph.Este contexto, de elevado pendor CTS, foi escolhido, por um lado, por se tratar de umadoença neurodegenerativa incurável e fatal, com elevada prevalência nas populações dasvárias ilhas do arquipélago dos Açores, bem como em comunidades nos E.U.A. onde seradicaram imigrantes açorianos. Trata-se de um caso de saúde pública, com elevadoimpacto social que tem sido objecto de estudo de investigadores portugueses e americanos. Na figura 1 apresenta-se um extracto da notícia que permite documentar alguns das suas potencialidades no processo de contextualização de aprendizagens que foi desenvolvido.
265
 
XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências Actas
 
 Distinção vale 20 mil euros
 Prémio Crioestaminal reconhece estudo da doença de Machado-Joseph
Sandra Ribeiro, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, é hoje premiada por estudar aalteração da proteína que causa esta neurodegeneração. A primeira edição do prémio Crioestaminal, novalor de 20 mil euros, é hoje entregue a uma investigadora que quer estudar as causas da doença deMachado-Joseph. Esta doença neurodegenerativa, identificada na década de 70, e que tem especial incidência na população açoriana, é provocada por alterações cromossómicas, traduzidas em alterações na forma de uma proteína. Saber que alterações são essas e de que modo podem ser evitadas é um caminho delongo curso que Sandra Ribeiro quer traçar. Foi o facto de ter definido, e bem, esse caminho que lhe valeu o prémio da Associação Viver a Ciência e da empresa Crioestaminal (...)
 Jornal 
 
 Público
, 24 de Novembro de 2005
 
Figura 1 – Contexto que orientou as actividades desenvolvidas na unidade curricular.
O processo de contextualização decorreu numa perspectiva de problematização centrada naseguinte questão-problema:
 De que modo os conhecimentos de genética podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença Machado-Joseph?
 A exploração do contexto pelos alunos permitiu que fossem levantadas e sistematizadasvárias sub-questões, de âmbito progressivamente mais restrito e, por isso, vistas como maissimples pelos alunos. Como exemplo, apresentam-se em seguida algumas dessas sub-questões:
!
 
Como têm evoluído os conhecimentos de genética ao longo do tempo?
!
 
Que meios têm sido utilizados para estudar o património genético?
!
 
Qual o contributo dos trabalhos de Mendel? E dos trabalhos de Morgan?
!
 
Como prever o aparecimento da doença na geração seguinte?
!
 
 Até que ponto os genes determinam o nosso fenótipo?
!
 
 Em que medida os genes explicam a ontogenia e a filogenia dos indivíduos?
!
 
Como explicar que células com o mesmo genoma sejam diferentes?
!
 
Como se pode manipular a regulação dos genes?
!
 
 Poder-se-á corrigir um defeito genético como o que causa esta doença?
Essas questões permitiram que os alunos pudessem perspectivar vias possíveis e maisconcretas de acção, reconhecendo que as actividades propostas faziam sentido e surgiamda necessidade de procurar respostas para as questões em estudo.O conjunto da questão-problema e respectivas sub-questões permitiram, numa fase inicial,que os alunos perspectivassem a articulação dos vários percursos de aprendizagem aexplorar e, quando revisitadas, em diferentes fases do processo de desenvolvimento
266

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->