Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
10Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Tipos de Soldadura e Sua Finalidade

Tipos de Soldadura e Sua Finalidade

Ratings: (0)|Views: 6,604|Likes:
Published by soldadores_isq2010

More info:

Published by: soldadores_isq2010 on Aug 08, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/30/2013

pdf

text

original

 
Soldadura (MIG/MAG ou GMAW)
Na soldadura por arco elétrico com proteção gasosa, também conhecida comosoldadura MIG/MAG, estabelece-se um arco entre um fio elétrodo alimentado deforma contínua e a peça de trabalho. O arco e o banho em fusão são protegidos dacontaminação atmosférica por um envelope de gás ativo (MAG) ou inerte (MIG).Este processo é adequado para a maioria dos materiais, estando disponíveis fioselétrodos para uma vasta gama de metais.A soldadura MIG/MAG é mais produtiva que a soldadura SER, uma vez que nãoexiste trocas de elétrodo, remoção de escória e desperdícios do consumível como overificado no processo SER, em que as pontas dos elétrodos são descartadas. Porcada kg de elétrodos revestidos, cerca de 65% do seu peso torna-se parte do metaldepositado, sendo o resto descartado. A utilização de fios sólidos e fios fluxadospermite um aumento da taxa de eficiência para cerca de 80/95%. A soldaduraMIG/MAG é um processo versátil que pode atingir taxas de depósito elevadas emtodas as posições. Este processo é largamente utilizado em fabricação metálica comchapas de aço de baixa e média espessura e em estruturas de alumínio. Após aintrodução dos fios fluxados, a sua procura tem vindo a aumentar para aplicaçõesna metalomecânica pesada.
Soldadura com fios fluxados (FCAW)
A soldadura por arco elétrico com fios fluxados (FCAW) é similar à soldaduraMIG/MAG no que diz respeito aos aspectos relacionados com a operação e com oequipamento. Contudo, o fio elétrodo utilizado neste processo não é sólido,consistindo numa folha de metal que envolve um fluxo. Um fio fluxado ³nasce´ anível de produção como uma fita de metal plana que é, em seguida, dobrada emforma de ³U´. O fluxo e os materiais de liga são depositados dentro desta fita em ³U´ que é então fechada em forma de tubo e trefilada para a medida final.
 
T
al como na soldadura MIG/MAG, o processo com fios fluxados também utiliza umgás que protege a zona de soldadura da contaminação atmosférica. O gás deproteção tanto pode ser aplicado em separado, caso em que o fio é referido comoum fio fluxado com proteção gasosa, como pode ser gerado pela decomposição doselementos que constituem o fluxo interior, caso em que o fio é referido como um fiofluxado autoprotegido. Os fios fluxados produzem também uma escória que permiteuma proteção adicional do metal depositado durante o período de arrefecimentoapós o qual é removida.
Soldadura manual (MMA/SMAW)
A soldadura manual com arco elétrico (Manual Metal Arc = MMA) é tambémconhecida como soldadura com arco protegido, Soldadura com Elétrodo Revestido(
SER 
). É o mais antigo e versátil dos vários processos de soldadura.No processo SER é estabelecido um arco elétrico entre a ponta dum elétrodorevestido e a peça de trabalho o que origina a transferência ao longo do arco degotas de metal em fusão para o banho de fusão formado na zona da junta desoldadura. Estas gotas de metal, bem como todo o banho em fusão, são protegidasda contaminação atmosférica através de um envelope gasoso gerado peladecomposição do revestimento do elétrodo. A escória que se produz flutua sobre obanho em fusão, protegendo o metal depositado da contaminação atmosféricadurante o período de solidificação. A escória que, entretanto, solidificou deve serremovida após a execução de cada passe de soldadura.Actualmente, produzem-se centenas de tipos de elétrodos contendo ligas quegarantem aos respectivos metais depositados características de durabilidade,resistência mecânica e ductilidade. Este processo é essencialmente utilizado para asoldadura de ligas ferrosas na fabricação de estruturas metálicas, na construçãonaval e nos trabalhos de metalomecânica em geral. Apesar da relativa lentidão deexecução do processo, devido às trocas de elétrodo e à necessidade de remover a
 
escória, esta permanece como uma das técnicas de soldadura mais flexíveis,apresentando vantagens notórias em áreas de acesso restrito.
SOLDA OXIACETILENO
A soldagem oxiacetilénica é um processo no qual a união das peças é obtida pelafusão localizada do metal por uma chama gerada pela reação entre o oxigénio e oacetileno. Pode ser necessária a utilização de material de adição, que, em forma dearames, é aplicada pelo soldador com uma mão, enquanto, com a outra, elemanipula o maçarico. A proteção do metal fundido é proporcionada pelos gasesresultantes da queima primária numa chama corretamente ajustada.
SOLDA POR FUSÃO
1 -As superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até à fusão dasbordas, formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duaspeças. (autógena)
 
2 -Conforme a espessura ou as condições de soldagem do material base, há anecessidade de adição ao processo de mais material na forma de varetas (materialde adição.

Activity (10)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Mario Carvalho liked this
Ana Moreira liked this
Ana Moreira liked this
Marcelo Seabra liked this
Nuno Figueiredo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->