Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
5Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CURSO DE ANALISE TÉCNICA DE AÇÕES

CURSO DE ANALISE TÉCNICA DE AÇÕES

Ratings: (0)|Views: 423 |Likes:
Published by Rogerfaculdade
analise tecnica de ações, para quem quer aprender a investir em ações.
analise tecnica de ações, para quem quer aprender a investir em ações.

More info:

Categories:Types, Reviews, Book
Published by: Rogerfaculdade on Aug 11, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/21/2012

pdf

text

original

 
 CURSO DEANALISE TÉCNICADE AÇÕES
 
Ações: análise técnica ajuda a determinar o momento para entrar ousair do mercado
Alguns investidores ainda acreditam que operar no mercado de ações depende,principalmente, de intuição ou sorte. Após a escolha da empresa, através da análise deseus fundamentos, a idéia que se tem é que basta esperar que o mercado reconheça opotencial dessa empresa para que o preço de suas ações comece a subir.Entretanto, um outro tipo de análise permite ao investidor ter mais elementos paradeterminar a hora certa de entrar e sair do mercado. Baseada no estudo docomportamento do mercado, principalmente através de gráficos, a análise técnicaproporciona ao investidor a possibilidade de identificar tendências de mercado e dar umhorizonte àqueles que operam à deriva no mercado.
Preços movem-se em tendências
A análise técnica possui três premissas básicas das quais decorrem os estudos acercado comportamento do mercado e suas tendências. A primeira delas é fato de que omercado desconta tudo, ou seja, qualquer expectativa, positiva ou negativa, notícia oufato será descontado nos preços das ações.A segunda delas diz que os preços movem-se em tendências, assim, identificadasestas tendências através de gráficos, o investidor poderá operar de acordo com asmesmas. Além disso, estudos mostram que quando uma tendência é identificada, émais provável que ela continue do que reverta, o que não significa, porém, que umatendência durará para sempre.E por fim, a terceira premissa desta análise diz que a história tende a se repetir e que acompreensão de tendências futuras pode estar no estudo de acontecimentos passados.
Análise técnica
X
análise fundamentalista
A diferença básica entre a análise fundamentalista e a análise técnica é evidenciada noobjeto de observação das duas metodologias. Enquanto a análise fundamentalistaestuda a causa dos movimentos do mercado, a análise cnica preocupa-seunicamente com os efeitos que causam alterações na oferta e demanda dos ativos.Assim, a análise técnica condensa os movimentos do mercado em gráficos, de formaque é possível "ver" por onde o mercado foi e para onde pode estar indo. Estes gráficospodem revelar a oscilação do ativo, baseada em seus preços de compra e venda, ou ovolume das negociações, revelando a liquidez do ativo em determinado momento, fator que pode auxiliar na confirmação de uma tendência, quando esta é identificada.
Identifique tendência sem qualquer período
A análise técnica pode auxiliar o investidor tanto na negociação de ações no mercado àvista como nas negociões de mercados futuros ou no mercado de opções.Entretanto, estudos mostram que no caso de mercado futuros, os padrões gráficos
2
 
observados para o mercado e ações são mais completos que os observados nomercado à vista.Além disso, essa "ferramenta" pode ser utilizada para quem operar em qualquer período de tempo, tanto para carteiras de longo prazo, como para operações de
intraday 
.Por exemplo, caso você esteja operando no
intraday 
, analistas recomendam a análisedo gráfico
intraday 
do dia anterior, mas se você pretende fazer uma carteira de médioou longo prazo, como seis meses ou um ano, o ideal é fazer a análise de gráficosdestes períodos. Assim, para os próximos seis meses, você utilizará gráficos pelomenos dos últimos seis meses.
Tipos de gráficos e indicadores
Existem diversos tipos de gráficos destinados ao estudo de tendência de mercado.Juntamente com os gráficos é possível utilizar uma gama de indicadores baseados emcálculos matemáticos que também evidenciam as tendências do mercado. O gráfico debarras e o gráfico de
candlestick 
os mais utilizados pelos analistas. Com eles, épossível saber o preço máximo e mínimo do período estudado, podendo ser essequalquer intervalo de tempo, além das cotações de abertura e fechamento do período.Através destes gráficos, os analistas podem traçar os pontos de suporte e resistência, eidentificar as linhas e canais de tendência que, quando utilizados em conjunto com osindicadores, ajudam a reforçar a tomada de decisão do investidor.Assim, para o melhor entendimento do gráfico e maior confiança no momento deescolher a hora certa de entrar ou sair do mercado, o investidor pode combinar comestes gráficos vários indicadores. Os mais comuns são as médias móveis, o Índice deForça Relativa (IFR), a Banda de Bollinger, o estocástico e as linhas de MACD.
Procure combinar indicadores
Teoricamente, os analistas técnicos podem operar no mercado de ações sem nemmesmo conhecer o ativo que estão operando, somente através da análise gráfica.Entretanto, recomenda-se ao investidor, principalmente de médio e longo prazo, quecombine as análises cnica e fundamentalista para escolher as empresas quepossuem maior capacidade de geração de valor e comprar ou vender suas ações nomomento certo.Além disso, para sua maior segurança na hora de aplicar seu dinheiro, recomenda-se acombinação de diversos gráficos e indicadores, de forma que um possa confirmar atendência evidenciada no outro.A quantidade de gráficos e indicadores utilizados pode variar, mas analistas afirmamque com o uso de no mínimo quatro indicadores combinados com o tipo de gráfico desua preferência, a tomada de decisão pode ser mais segura, desde que todos osgráficos e indicadores apresentem a mesma tendência.
3

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luis Fernando liked this
lidy2010 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->