Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho com Andaimes

Trabalho com Andaimes

Ratings: (0)|Views: 1,374|Likes:

More info:

Published by: João Tiago porto Veloso Leal on Aug 11, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/26/2013

pdf

text

original

 
 
FICHA DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA
TRABALHOS EM ALTURA – ANDAIMES DE PÉS MÓVEIS
ID:FPS 12Edão:02Data:2007-11-09FPS 12 - Trabalhos em Altura - Andaimes de Pés Móveis Ed02 1/3
1
 
CARACTERIZAÇÃO
Os andaimes de pés móveis são assim designados porque em vez dos dispositivos de nive-lamento e apoio, estão equipados com rodas que permitem o seu deslocamento.Normalmente estes andaimes são pré-fabricados (deve ser dada preferência), embora pos-sam ser constituídos estruturalmente por elementos à semelhança dos andaimes de pésfixos.As rodas devem ser solidárias ao andaime e devem poder ser bloqueadas em rotação eorientação. Quando as rodas não estiverem em utilização, os apoios em contacto com osolo não devem permitir o deslocamento do andaime.Para trabalhos no interior de edifícios ou recintos com instalações em tensão, nomeada-mente de PT e Subestações, as peças da estrutura e plataforma de trabalho deverão serem material isolante.
2
 
RISCOS MAIS FREQUENTES
 
Queda ao mesmo nível resultante de tropeçamento, em materiais mal acondiciona-dos;
 
Escorregamento do trabalhador em produtos derramados, ou escorregamento daplataforma de trabalho;
 
Queda em altura, como consequência de qualquer dos casos anteriores, na subi-da/descida do andaime, ou por desequilíbrio devido a operações executadas composturas corporais incorrectas;
 
Os resultantes da deslocação incontrolada do andaime
 
Electrização ou electrocussão (na vizinhança de outras instalações em tensão)
3
 
MEDIDAS DE PREVENÇÃO3.1
 
Sinalização e protecção do andaime
 
A zona onde está estacionado o andaime deve ser protegida com meios de baliza-gem ou e sinalizada com o aviso de perigo queda de objectos, tendo em vista isolaro local dos trabalhos.
 
Em locais de passagem, sempre que haja o risco de queda de materiais, deve sercolocada uma Rede se Segurança.
 
No caso da montagem de andaimes que ocupem a via pública, devem ser seguidasas instruções de sinalização decorrentes da FPS 62 –Trabalhos na Via Pública.
3.2
 
Na montagem / desmontagem do andaime
 
Durante os trabalhos de montagem e desmontagem de andaimes, os montadores edemais trabalhadores devem usar os necessários equipamentos de protecção indivi-dual, nomeadamente para trabalhos em altura.
 
As rodas montadas nos andaimes de pés móveis deverão obrigatoriamente estarequipadas com um sistema de travão que impeça o deslocamento do andaime.
 
 
FICHA DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA
TRABALHOS EM ALTURA – ANDAIMES DE PÉS MÓVEIS
ID:FPS 12Edição:02Data:2007-11-09FPS 12 - Trabalhos em Altura - Andaimes de Pés Móveis Ed02 2/3
 
Para aumentar a segurança e facilitar o deslocamento do andaime, o diâmetro dasrodas não deve ser inferior a 150 mm, para andaimes de altura até 6 m, e 200 mmpara alturas superiores.
 
Na base, ao nível das rodas, devem ser montadas barras estabilizadoras em diago-nal, para tornar o conjunto indeformável e mais estável.
 
As plataformas de trabalho deverão ter a largura máxima que a estrutura do andai-me permitir, nunca inferior a 60 cm, para torná-las mais seguras e operacionais.
 
Os andaimes apoiados sobre rodas devem respeitar sempre a condição de estabili-dade e segurança
h/l
3,5
, em que as dimensões
h
e
l
são, respectivamente, aaltura da plataforma de trabalho ao solo e a menor dimensão da base de sustenta-ção (
l
> 1 m)
 
Podem no entanto utilizar-se andaimes mais altos, desde que sejam colocadosestabilizadores na base do andaime, sendo então o valor de
l
a menor dimensão dadistância entre as sapatas dos estabilizadores medida em planta. A utilização deescoras ligadas por elementos rígidos à base do andaime permite aumentar a alturada estrutura.
 
Se o andaime for amarrado a uma superfície fixa ao longo da altura, aquela relaçãopode ir até
h/l
7
.
 
As plataformas de trabalho montadas sobre os andaimes móveis devem estar prote-gidas, em todo o perímetro, com guarda-corpos simples, colocado a cerca de 1metro de altura, guarda intermédia e rodapé, com cerca de 15 cm.
 
Nos andaimes de pés móveis pré-fabricados, não é permitida a substituição da pla-taforma de trabalho própria por outra de tipo diferente nem por pranchas.
 
O acesso às plataformas deve ser realizado pelo interior do andaime através deuma abertura e escadas.
3.3
 
Utilização
 
Os andaimes apoiados móveis, sempre que não se encontrem em movimentaçãodevem ser travados, através da acção de estabilizadores ajustáveis e/ou o accio-namento do travão nas rodas giratórias.
 
Os materiais necessários à execução dos trabalhos devem ser distribuídos sobre aplataformas, evitando sobrecargas que originem desequilíbrios e/ou deslocamentosacidentais da estrutura do andaime.
 
Não é permitida a execução de emulsões/massas directamente sobre as plataformasde trabalho, evitando-se superfícies escorregadias, que possam originar quedas.
 
No final de cada jornada de trabalho todos os materiais devem ser retirados, efec-tuando-se a limpeza necessária das plataformas de trabalho.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Gabriela Inoue liked this
Jonathan Araujo liked this
Gabriel Cardoso liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->