Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Dissertação - Cuidados Com a Dissertação

Dissertação - Cuidados Com a Dissertação

Ratings: (0)|Views: 726|Likes:
Published by Michael Weiss

More info:

Published by: Michael Weiss on Aug 13, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2011

pdf

text

original

 
CUIDADOS COM A DISSERTAÇÃO
Estrutura e conteúdo _idéias coerentes , claras e objetivas.Preocupação com o tema _ nunca fugir do tema proposto.Usar a pessoa gramatical correta_ utilizar 1ª pessoa do plural, 3ª pessoa do singular ou plural, mas evitar 1ª pessoa do singular.Em outras palavras, você deve escrever “acreditamos”, “sabemos”, “sabem”,“entendem”...Procure sempre se manter bem informado sobre todos os assuntos possíveis, poismaiores condições terá de redigir sobre qualquer assunto/tema.(assista telejornais,leia jornais, notícias de rádio...)Não use gírias e nem estrangeirismos.Quando se fizer necessário de deve usar aspaspara enfatizar a sua intenção.(para chamar a atenção do leitor)Não usar provérbios e, ou ditados populares.Não usar exemplos contando fatos ocorridos com terceiros que não sejam de domíniopúblico.Não utilizar abreviaturas, nem algarismos.(escreva números por extenso)Evitar rasuras ou outros tipos de danos ao texto.Evitar emprego de palavras repetidas e , ou idéias repetidas, utilize palavras ouexpressões equivalentes.(sinônimos e antônimos).Não cometer erros de separação de sílabas.Não cometer vícios de linguagem: cacofonia; pleonasmos; ambiguidades.Indeterminação inadequada do sujeito _ isto ocorre, geralmente, usando se opronome você.Ex:. Em qualquer lugar existe miséria.Você encontra mendigos em toda parte.(certo=Encontram-se mendigos...)
O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM UMA DISSERTAÇÃO1.JAMAIS USE GÍRIAS :
As gírias são meio de expressão perfeitamente aceitável em certos momentos da falae da narrativa quando se reproduz a fala de um personagem maisvulgar(comum).tornam-se, entretanto, completamente inadequados e de mal gostoquando usadas em uma dissertação que pressupõe uma linguagem formal.
2.NÃO UTILIZE PROVÉRBIOS OU DITADOS POPULARES:
Eles empobrecem a redação, fazem parecer que seu autor não tem criatividade, poislança mão de formas e expressões já desgastadas pelos usos freqüentes.
3. NUNCA SE INCLUA EM SUA DISSERTAÇÃO A NÃO SER QUEPEÇAM:
É de mau gosto colocar-se em todas as situações e contar fatos ocorridos com você atoda hora, isso causa antipatia no leitor.Dissertar é analisar um assunto propostoemitindo opiniões gerais.Deve ser feito de modo impessoal e com total objetividade.Evite , portanto, termos como: “Na minha opinião...”; ou “Eu acho que...” .
 
4.NÃO UTILIZE SUA DISSERTAÇÃO PARA PROPAGAR DOUTRINASRELIGIOSAS:
Não há como argumentar de modo convincente com base em dogmas(crenças)religiosas, os pré-conceitos da fé independem de provas ou evidências.
5.JAMAIS ANALISE OS TEMAS PROPOSTOS MOTIVADO PELASEMOÇÕES EXAGERADAS:
Não devemos deixar nossas emoções interferirem demasiadamente na análiseequilibrada e objetiva que precisa transparecer em nossas dissertações.Utilize sempreque possível os fatos e, não seus julgamentos.
6. NÃO UTILIZE EXEMPLOS CONTANDO FATOS OCORRIDOS COMTERCEIROS QUE NÃO SEJAM DE DOMÍNIO PÚBLICO!!!!
Esclarecendo este item podemos dizer em bom português que não se pode contar fatos com pessoas comuns, fazer fofoca da vida alheia na redação.Mesmo que pareçarelevante ao tema tome cuidado não cite o fato , mas se citar nunca coloque o nomedo pobre coitado, mas evite!!!Agora , domínio público significa pessoas do meio artístico, político ou quesimplesmente estão sendo muito citadas nas mídias.Assim pode-se contar o fato edizer o nome do fulano que não é de mau gosto, mas tome cuidado para que suadissertação não seja publicada na mídia e o fulano resolva te processar.
7.EVITE AS ABREVIAÇÕES!!!!!8.NUNCA REPITA VÁRIAS VEZES A MESMA PALAVRA E, OUEXPRESSÕES.9.PROCURE NÃO INOVAR POR SUA CONTA O PORTUGUÊS E NEMUSAR ESTRANGEIRISMOS.
Exs:.(estrangeirismos) No mundo da informática temos : deletar, escanear, resetar,detectar (detect)outros: futebol (é um aportuguesamento de foot-ball), x-tudo (esse 'x' vem do cheese),sanduíche (sandwich), estressar (stress), clube (club), bife (beefsteak), blefe (bluff),clipes (clip), coquetel (cock-tail), etc....São muitos...
Figura de linguagem
Por vezes, o estrangeirismo pode ser considerado uma figura de linguagemtambém, contanto que a palavra estrangeira exista e seja usada frequentementeou tenha popularidade no dialeto.
 
Exemplos de estrangeirismo
Shopping Ok Brother Chouffer Delivery Drive-thru Hare baba Mamajii JeansFutebol Teen United Link Hero Element Zip Approach Capuccino InternetgoShampoo t-shirtNEOLOGISMO é o termo usado ao fenômeno da língua portuguesa de seadaptar e renovar-se conforme a necessidade dos falantes da mesma.Oscantores Caetano Veloso e Gilberto Gil são experts nisto.“...como querer caetanear o que há de bom.”Daremos alguns exemplos:Piquenique;cardápio (menu).Microfone - S.M. (gr. Mikros + phone). Aparelho de intensificação do som, inventadopor Hughes: aparelho eletrostático de ondas sonoras que transforma as ondas depressão em força eletromagnética.Telefone – S.M. (gr. Tele, longe + phone, som, voz). Aparelho que permite atransmissão de voz através de fios e disposições elétricas.Papudo, mane, picaretapara resumirmos existem vários tipos de neologismos, as gírias podem ser consideradas neologismos.
10.PREOCUPE-SE COM A ESTÉTICA DE SEU TEXTO.(PARÁGRAFOS; ALINHAMENTOS; ETC)11.NUNCA ENTREGUE UM TXTO SEM REVISÁ-LO E PASSÁ-LO ALIMPO!!!!
Rasuras, erros e, até mesmo, marcas de liquidpaper(branquinho) desvalorizam emuito o seu texto.
O QUE É REDAÇÃO??
Não exatamente esta separação, mas podemos deduzir Red=redigir, escrever/Ação=movimento, ação, fatos, acontecimentos...Dentro da redação existem as tipologias textuais e, dentro das tipologias existe osgêneros textuais.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->