Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Regulamento Disciplinar Da Pmdf

Regulamento Disciplinar Da Pmdf

Ratings: (0)|Views: 383|Likes:
Published by Halk lurenhev

More info:

Published by: Halk lurenhev on Aug 20, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/24/2012

pdf

text

original

 
REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMDF
 
CAPÍTULO IDas Disposições GeraisSeção IDa Finalidade e do Âmbito de Aplicação
Art. 1º
 
O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Distrito Federal (RDPMDF)tem por finalidade instituir o regime disciplinar, tipificar e mensurar as transgressõesdisciplinares, estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das sançõesdisciplinares, à classificação do comportamento policial militar das praças, recursos erecompensas.Art. 2º Estão sujeitos ao Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Distrito Federal,os militares do Distrito Federal do serviço ativo, da reserva remunerada e osreformados.Parágrafo único - O policial militar agregado fica sujeito às obrigações disciplinaresconcernentes às suas relações com militares e autoridades civis.
Seção IIGeneralidades
Art. 3º A camaradagem é indispensável à formação e ao convívio da família policialmilitar, contribuindo para as melhores relações sociais entre os policiais militares emilitares de outras forças.§ 1º Incumbe aos policiais militares incentivar e manter a harmonia e a amizade entreseus pares e subordinados.§ 2º As demonstrações de camaradagem, cortesia e consideração, obrigatórias entre osmilitares brasileiros, devem ser dispensadas aos militares das nações amigas.Art. 4º A civilidade, sendo parte da educação policial militar, é de interesse vital para adisciplina consciente.§ 1º É dever do superior tratar os subordinados em geral, com interesse, respeito e bondade.§ 2º O subordinado é obrigado a todas as provas de respeito e deferência para com osseus superiores hierárquicos.Art. Para efeito deste Regulamento, a palavra "comandante", quando usadagenericamente, engloba também os cargos de diretor e chefe.Art. 6º Para efeito deste Regulamento, deve-se, ainda, considerar:
 
I - honra pessoal: sentimento de dignidade própria, como o apreço e o respeito de que éobjeto ou se torna merecedor o policial militar, perante seus superiores, pares esubordinados;II - pundonor militar: dever de o policial militar pautar a sua conduta como a de um profissional correto. Exige dele, em qualquer ocasião, alto padrão de comportamentoético que refletirá no seu desempenho perante a Instituição a que serve e no grau derespeito que lhe é devido; eIII - decoro da classe: valor moral e social da Instituição. Ele representa o conceitosocial dos policiais militares que a compõem e não subsiste sem esse.
Seção IIIDos Princípios Gerais da Hierarquia e da Disciplina
Art. 7º A hierarquia e a disciplina são as bases da organização da Polícia Militar.Art. 8º A hierarquia policial militar é a ordenação da autoridade, em níveis diferentes, por postos e graduações.Parágrafo único. A ordenação dos postos e graduações se faz conforme preceitua oEstatuto dos Policiais Militares da PMDF.Art. A disciplina militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis,regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever  por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo militar.§ 1º São manifestações essenciais da disciplina:I - a correção de atitudes;II - a rigorosa observância das prescrições legais e regulamentares;III - a obediência às ordens não manifestamente ilegais;IV - a colaboração espontânea para a disciplina coletiva e a eficiência da Policia Militar do Distrito Federal; e,V - as manifestações espontâneas de acatamento dos valores e deveres morais e éticos.§ 2º A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos permanentemente pelos policiais militares na ativa e na inatividade.Art. 10. As ordens legais devem ser prontamente cumpridas.§ 1º Cabe ao policial militar a inteira responsabilidade pelas ordens que der e pelasconseqüências que delas advierem.
 
§ Cabe ao subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentosnecessários ao seu total entendimento e compreensão.§ 3º Quando a ordem contrariar preceito regulamentar ou legal, o executante poderásolicitar a sua confirmação por escrito, cumprindo à autoridade que a emitiu atender àsolicitação.§ Cabe ao executante, que exorbitou no cumprimento de ordem recebida, aresponsabilidade pelos excessos e abusos que tenha cometido.
Seção IVDa Competência
Art. 11. A competência disciplinar é inerente ao cargo, função ou posto, sendoautoridades competentes para aplicar sanção disciplinar, instruir e solucionar recursos,conceder recompensas, bem como praticar os demais atos inerentes ao presenteregulamento:I - o Comandante-Geral da Polícia Militar a todos os Policiais Militares da PMDF naativa, reserva remunerada e reformados;II - o Chefe da Casa Militar, aos Policiais Militares da PMDF que estejam sob suasordens, ainda que eventualmente; e,III - o Subcomandante-Geral, Chefe do Estado-Maior, Chefes de Departamentos, Chefede Gabinete, Chefes dos órgãos de Assessoramento, Comandantes, Chefes e Diretoresde OPM's, aos que estiverem sob suas ordens.§ 1º O Comandante-Geral poderá delegar as atribuições mencionadas no inciso I aoSubcomandante-Geral, ao Chefe do Estado-Maior e ao Chefe do Departamento deControle e Correição, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.§ 2º A competência para a aplicação de punição disciplinar de
licenciamento eexclusão
a bem da disciplina
é exclusiva do Comandante-Geral da PMDF
.§ 3º O Governador do Distrito Federal é autoridade competente para julgar recursodisciplinar contra decisão de aplicação de punição de licenciamento e exclusão a bem dadisciplina, de acordo com a legislação vigente.
SEÇÃO VDa Comunicação Disciplinar
Art. 12. Todo policial militar que tiver conhecimento de fato contrário à disciplina,deverá participá-lo ao seu chefe imediato, por escrito.§ 1º A parte deve ser clara, precisa e concisa; qualificar os envolvidos e as testemunhas;discriminar bens e valores; precisar local, data e hora da ocorrência e caracterizar as

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->