Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
termopar

termopar

Ratings: (0)|Views: 383 |Likes:
Published by robertojunior002

More info:

Published by: robertojunior002 on Aug 21, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/29/2013

pdf

text

original

 
 
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULCENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIATECNOLOGIA EM AUTOMATIZAÇÃO INDUSTRIALDISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃOPROFESSOR: VALNER BRUSAMARELLOTRABALHO FINAL DE INSTRUMENTAÇÃO
TERMÔMETROCOM SENSOR TERMOPAR TIPO J
Caxias do Sul, 23 de junho de 2004.FÁBIO ARGENTARUDINEI ZIMMERMANNWALTER COLOMBO
 
INTRODUÇÃO:
Em todas as instalações industriais, a medição da temperatura é deextrema importância, permite a medição de níveis de energia térmica, conhecer aeficiência dos equipamentos térmicos e assim poder corrigir as suas condições defuncionamento, bem como conhecer a eficiência de ciclos termodinâmicos. Tendoem vista a importância e necessidade de se possuir um total controle sobreprocessos térmicos, consta neste relatório um dos modos de se obter estecontrole, que é através de um Termopar Tipo J e de um circuito eletrônico na qualo sinal é otimizado afim de poder utilizá-lo na instrumentação industrial. Medianteuma explanação sobre o Termopar Tipo J, pode-se ter um melhor conhecimentoem relação ao seu funcionamento, composição, características e comportamentoquando submetido a variações de temperatura. Também se pode ter uma idéia decomo trabalhar o sinal gerado pelo Termopar Tipo J através do circuito eletrônicode amplificação e compensação apresentado.
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:A importância da temperatura:
T
emperatura: segunda grandeza mais medida no mundo, perdendo apenaspara o tempo. Só por isso, já temos uma idéia da sua importância na vida daspessoas e na produção industrial. Monitoramento ambiental; meteorologia;investigação de novos combustíveis; aproveitamento da energia solar;desenvolvimento de motores para automóveis; cuidados médicos; qualidade finalde um produto e conservação de alimentos nas gôndolas dos supermercados sãoalguns exemplos da influência da temperatura no dia-a-dia das pessoas. Epraticamente todo o processo industrial está sobre os efeitos dessa grandeza.Portanto, controlá-la corretamente chega a ser uma questão de sobrevivência.Ao contrário da pressão, a medição da temperatura não depende da quantidadedo material que se pretende avaliar. Por esse motivo, foram muitas as dificuldadesem se criar um instrumento capaz de medi-la corretamente. Galileu Galilei éconsiderado o primeiro inventor de um termômetro, em 1592. Depois dele, váriosmodelos foram desenvolvidos. Santorio Santorre criou o termoscópio a base de ar e equipado com uma escala para leitura, em 1612. Só em 1714, um fabricanteholandês de instrumentos de precisão chamado Gabriel Fahrenheit desenvolveuos primeiros termômetros de mercúrio precisos e repetitivos. Em 1821, ThomasSeebeck descobriu o termopar, mais importante sensor industrial de temperatura.O Sistema Internacional de Unidades (SI) classifica a temperatura universal emKelvins. Porém, admite-se que essa escala não é adequada para o uso diário.Assim, foi estabelecida a seguinte proporção: t / ºC = T / K – 273,15. Atualmente, amedição de temperaturas por meio de termômetros de platina é muito importantenos processos de controle industrial.O maior objetivo da monitoração de variáveis e controle em processos industriaisé obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento esegurança, com custos de produção compatíveis com a grande competitividade domercado globalizado.Mas, a influência da temperatura não pára por aí, ela pode ser responsáveltambém pela eficácia dos processos de esterilização; tratamento térmico demetais; refino de aço e conservação de alimentos.
Medidores ideais
Se a temperatura influencia o resultado final de um produto, é necessário,portanto, escolher corretamente um aparelho para medição dessa grandeza. Seucontrole e monitoração são realizados por meio das informações fornecidas pelossensores de temperatura, como termopares; termorresistências etc. Ligados ainstrumentos de controle e registro, esses aparelhos irão atuar no processoregistrando e controlando a temperatura ideal para determinada linha deprodução. Há indústrias que realmente se preocupam com a temperatura. Outras,apesar de serem bastante dependentes dessa grandeza, simplesmente nãopossuem o menor cuidado com ela.

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Ronaldo Rocha liked this
kikobhbr liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->