Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bomba Carneiro

Bomba Carneiro

Ratings: (0)|Views: 128 |Likes:
Published by renatosartre

More info:

Published by: renatosartre on Aug 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/17/2012

pdf

text

original

 
Bomba carneiro
Publicado em20 abr 2006porItamar Vieira 
Importante:
Nós não vendemos esse equipamento e nem de outrosfabricantes. Este artigo é apenas para orientar quem quer construir sua própria bombacarneiro. A bomba carneiro, também conhecida por bomba aríete e carneiro hidráulico, é uma bombadágua simples de ser construída e com a grande vantagem de não requerer nenhuma fontede energia externa para funcionar. Ela funciona com a própria pressão da coluna dágua queela usa para bombear a água para um ponto mais alto do terreno.Já existem diversas experiências sobre este assunto e que geraramdiversas maneiras diferentes de construí-la e com materiais e caraterísticas diferentes mas oprincípio de funcionamento de todas é o mesmo. Com base no conhecimento do seuprincípio de funcionamentovocê também poderá inventar o seu próprio jeito de construiruma.O uso da bomba carneiro está estreitamente ligado ao modo defuncionamento e esquema de instalação para que ela funcione corretamente. Observe adesenho abaixo para ter uma idéia de como ela pode ser usada para bombear água.
 
É bom saber de antemão que parte da água que passa pela bomba carneiro não é bombeadapara o reservatório mais elevado, variando essa quantidade conforme o modelo. Parte daágua após fazer o seu papel de empurrar o aríete, é descartada pela válvula de impulsão e volta ao seu curso natural no riacho.
Como construir e instalar
Para quem deseja construir sua própria bomba carneiro, como a foto ao lado, publicamosaqui umtrabalhojá tornado público, muito bem documentado e de fácil compreensãorealizado pelo Professor Geraldo Lúcio Tiago Filho doCERPCH– Centro Nacional deReferência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergeticos da UNIFEI de Itajubá/MG.O modelo de bomba carneiro apresentado no projeto
(foto ao lado) funciona corretamente e suas principais vantagens são a sua fácilconstrução por usar peças encontradas em lojas que vendem produtos hidráulicos.Demonstra os cálculos de dimensionamento da bomba em função da altura do reservatórioe comprimento do tubo de alimentação dágua, bem como da altura do reservatório dedestino e comprimento do cano de recalque. Faça bom proveito!
 Algumas considerações importantes:
Ler com bastante atenção o manual e procurar compreender todos os detalhes defuncionamento e de montagem da bomba carneiro.
 
Conferir as peças que compraram com as indicadas no manual. Pode-se fazer uma bomba carneiro de mil formas diferentes, mas…. nesse caso, a do manual, só funcionada maneira descrita.
Dúvidas mais frequentes
Cooperação do amigo Jorge Timmermann que construiu uma e dá algumas dicas
1.
Conversão de uma válvula de “retenção de poço” para uma “válvula deimpulsão”
 A válvula de retenção de poço, na sua origem, cumpre a função de evitar que a água saiado cano, quando a bomba deixa de impelir água, e entre ar no sistema fazendo que a bomba hidráulica falhe por trabalhar com ar (figura 1). O crivo é a peça inferior, queaparece cheia de buracos, e é um filtro para que não entrem galhos e folhas na bombaO trabalho com o parafuso, porcas e mola é inverter o seu funcionamento para que ofluxo de água seja permanente até ser interrompido pela pressão/atrito que exerce aprópria vazão, sobre a mola, no aumento de fluxo de água. Quer dizer:- Cada vez que acontecer o fecho da válvula (sendo vencida a resistência mecânica damola pelo atrito do fluxo de água vazando pela válvula) haverá um efeito de “golpe deariete” (aumento brusco da pressão interna do sistema, por acumulação/compressãodas moléculas de água) que fará que parte da água (aprox. 1/5) saia pela outra válvulade retenção vertical que é descrita no projeto.- Logo, estabilizado o sistema e sem fluxo hidráulico, a mola exercerá a sua funçãoabrindo o passo da água e recomeça o ciclo anterior (figura 2).- Então, o parafuso estará fixado/rosqueado ao crivo por sua parte inferior/posterior(não a válvula ou a peça de oclusão). O parafuso regula a pressão da mola com o seuajuste, a mola se encontra entre a porca do extremo do parafuso e a válvula. Álbum de fotos com os detalhes da explicação acima:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->