Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
65Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Tipos de Manutencao

Tipos de Manutencao

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 9,032|Likes:
Published by egomesbrandao

More info:

Published by: egomesbrandao on Sep 30, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/10/2013

pdf

text

original

 
Tipos de Manutenção
Por: Paulo Henrique Côrtes Lima
Muito se discute sobre os tipos de manutenção existentes e não e difícil encontrar empresasem que existem tantas derivações que ate confundem os mantenedores, levando-os aexecutarem uma tarefa meramente pela ordem sem nem mesmo entender o que estãofazendo.Neste artigo tratarei os tipos de manutenção pelo método PEMAT (Planejamento EstratégicoPara Manutenção), método este desenvolvido por mim e minha empresa levando emconsideração a experiência em campo e a cultura das empresas brasileiras.Planejamento Estratégico e um tema comum da área de administração, nossa desafio se deuem adaptar este assunto ao espaço de gerenciamento da manutenção, o resultado foisatisfatório nos levando a um método simples e eficaz, que trata do ambiente externo ate osdirigentes da empresa, em breve estarei lançando um livro sobre o tema.Através dos estudos podemos perceber que existem milhares de descrições sobre os tipos demanutenção, onde varias vezes são semelhantes, mas adaptados de acordo com a cultura daempresa ou ate mesmo imposta pela diretoria, em grande parte os gerentes de manutençãonão souberam realmente explicar o que cada um significa, ficando varias duvidas e ate mesmocriando confusão sobre como programar cada tipo de serviço.De acordo com a metodologia PEMAT (Planejamento Estratégico Para Manutenção),baseando-se na disponibilidade das instalações e no custo de manutenção, podemos dividir ostipos de manutenção em:
PEMAT
Manutenção CorretivaManutenção PreventivaManutenção PreditivaManutenção AutônomaNaturalEmergencialProveniente dePreditivaProveniente dePreventivaLubrificaçãoLimpezaMelhoriaNovas InstalaçõesCalibraçãoRota de VerificaçãoProveniente deAutônomaProveniente deLubrificaãoProveniente deLimezaProveniente deRota de Verificaão
 
Manutenção Preventiva:
Um dos métodos mais conhecidos e mesmo assim ainda causagrande confusão entre as gerencias de manutenção. A descrição e bem simples, ManutençãoPreventiva e aquele que se baseia no tempo onde o principal objetivo e se antecipar a falha,efetuando a troca de componentes baseando-se no tempo. Por exemplo, trocar os rolamentosde um transportador helicoidal a cada 13 meses. O ponto importante da preventiva se da emque a troca do componente tem que ser efetuada no período previsto mesmo que esteja emboas condições, caso necessário o período pode ser revisto após esta troca.
Manutenção Preditiva:
Um método que revoluciono a forma de fazer manutenção, mas aindanão e muito aceita pela gerencia de manutenção, isto acontece, pois existem duvidas sobrecomo esta ciência funciona e devido seu custo muitos preferem não arriscar. Posso afirma queeste método de manutenção e o mais eficiente entre os diversos outros e que seu custo podeser considerado insignificante, quando utilizado corretamente. Manutenção Preditiva e aqueleem que se consegue detectar uma falha antes que ela acontece através de análises cientificas,esta análises são efetuadas através de equipamentos específicos onde através de espectros devibração temperatura e outros pode-se identificar com clareza uma possível falha apontandoate mesmo o período em que ira acontecer. O que muitos não sabem e que a manutençãopreditiva pode ser efetuada por qualquer mantenedor e que no dia-a-dia das indústrias elaacontece todo tempo porem não registrada. O principal método de preditiva
comum
e autilização dos 5 sentidos humanos, isso mesmo o corpo humano e um ótimo detector falhas deequipamentos. Por exemplo quando se coloca a mão em um equipamento e devido aexperiência sabe-se que sua temperatura esta acima do normal, ou a existência de odoranormal para um determinado equipamento. Outra forma mais barata e simples é a utilizaçãode equipamentos mais comum mais capazes de antecipar falhas, como termômetros a laser,multímetros, megômetros, etc.
Manutenção Autônoma:
Um dos temas mais recente e muito debatido, ManutençãoAutônoma e aquela em que os operadores de um determinado equipamento executam asmanutenções básicas como limpeza, lubrificação, pequenos reparos ou ajustes, no etanto nãodividimos a manutenção autônoma em outras formas de manutenção, então se o mantenedoresta executando a lubrificação de um equipamento ele não esta executando uma
Lubrificaçãode Manutenção Autônoma
e sim apenas Manutenção Autônoma. O segredo da manutençãoAutônoma esta no envolvimento das gerencias das diversas áreas envolvidas e um bomtreinamento para os operadores e encarregados envolvidos. Indicadores podem mostra aevolução da manutenção autônoma ou suas falhas.
Lubrificação:
Esta forma de manutenção quando bem aplicada pode garantir 50% da vida útildo equipamento, este método pode ser aplicado através de uma rota de lubrificação que podevariar de acordo com a característica de cada grupo de equipamento, o mais importante eentender como lubrificar e qual o tipo de lubrificante e mais adequado.
Limpeza:
Um método simples mais bastante eficiente ele deve ser aplicado quando a limpezaexigi conhecimentos específicos ou auto grau de periculosidade onde a manutenção autônomanão pode ser aplicada.
Calibração:
Utilizando quando sem tem a necessidade de calibrar alguns instrumento ouequipamento dentro um período especifico.

Activity (65)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
André Ponte liked this
Ana Lúcia liked this
André Carvalho liked this
profcm liked this
Mateus Rodrigues liked this
profcm liked this
Virginio Paulo Brito added this note
gosto muito dos tipos de manutençao. boa materia pra ler. eu me chamo virginio paulo. estou a fazer o primeiro ano no medio no curso de manutençao industrial na area de mecanica. vou continua com este curso estou amar muito.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->