Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Laudo Do Exame de Urina

Laudo Do Exame de Urina

Ratings: (0)|Views: 978 |Likes:
Published by Juciê Vasconcelos

More info:

Published by: Juciê Vasconcelos on Sep 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/29/2012

pdf

text

original

 
microscópio.Na primeira parte mergulha-se na urina uma fita (dipstick) como asque estão na foto do início do texto e abaixo. Cada fita possuiuvários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicasque reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tãosimples que pode ser feita no próprio consultório médico.Após 1 minuto, compara-se as cores dos quadradinhos com umatabela de referência que costuma vir na embalagem das própriasfitas do EAS.Através destas reações e com o complemento do examemicroscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dosseguintes dados da urina:- Densidade
 
- pH- Glicose- Proteínas- Hemácias (sangue)- Leucócitos- Cetonas- Urobilinogênio e bilirrubina- Nitrito- Cristais- Células epiteliais e cilindrosOs resultados do dipstck são qualitativos e não quantitativos. A fitaidentifica a presença dessas substâncias, mas a quantificação éapenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em umagraduação de cruzes de 0 a 4.Vamos então ao valores de referência:
a) Densidade:
A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximodeste valor, mais diluída está a urina. Do mesmo modo, quantomais afastado, mais concentrada ela está. Os valores normaisvariam de 1005 a 1035.A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídasna urina. Quanto menos água houver na urina, menos diluida elaestará e maior será sua densidade.Urina com densidade próxima de 1030 indica desidratação. Sãomuito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia:URINACOM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA)
b) pH:
A urina é naturalmente ácida, pois o rim é o principal meio deeliminação dos ácidos do organismo. Enquanto que o pH do sangueestá em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0Valores maiores ou igual 7 podem indicar presença de bactériasque alcalinizam a urina. Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais.
 
O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6, porém, mesmovalores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamenteindicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado peloseu médico.
c) Glicose:
Toda a glicose que é filtrada nos rins, é reabsorvida de volta para osangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.Os doentes com diabetes mellitus costumam apresentar glicose naurina. Como a quantidade de açúcar no sangue está muito elevada,o rim acaba recebendo e filtrando também uma grande quantidadedeste. O problema é que a partir de valores de glicemia acima de180-200 mg/dL a capacidade de reabsorção do túbulo renal éultrapassada, e o paciente acaba perdendo glicose na urina (leia:DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS).Já a presença de glicose na urina sem que haja diabetes, costumaser um sinal de doença nos túbulos renais.Portanto, só há glicose na urina se houver excesso desta no sangueou se houver doença nos rins.
d) Proteínas:
A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, e por isso, emsituações normais, não devem estar presentes na urina. Naverdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas naurina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas peloteste da fita. Portanto, o normal é a ausência de proteínas.Existem 2 maneiras de se apresentar o resultado: em cruzes ouuma estimativa em mg/dL:Ausência = menos que 10 mg/dL ou 0,05 g/L (valor de referênciahabitual)Traços = entre 10 e 30 mg/dL1+ = 30 mg/dl2+ = 40 a 100 mg/dL3+ = 150 a 350 mg/dL4+ = Maior que 500 mg/dL

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->