Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exame de Papanicolau

Exame de Papanicolau

Ratings: (0)|Views: 1,592 |Likes:
Published by Juciê Vasconcelos

More info:

Published by: Juciê Vasconcelos on Sep 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/19/2013

pdf

text

original

 
Exame de Papanicolau (Citologia Oncótica)
 O que é o exame de Papanicolau?O exame de Papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colodo útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina.Outros nomes para o exame de Papanicolau o Citologia Ontica ouPreventivo.
Para que serve o exame?
O exame de Papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais.Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podemse transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.O Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo, verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por Trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seushormônios, principalmente progesterona e estrogênio.As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, deveriam se submeter a umexame preventivo no mínimo uma vez por ano. O médico recomendará a freqüênciacom que o exame será feito baseado nos seus fatores de risco para desenvolver câncer cervical.
Existe uma chance crescente de desenvolver este tipo de câncer se:
- Se ao fazer algum exame de Papanicolau perceber alterações.- Iniciou a vida sexual muito cedo.- Teve ou tem muitos parceiros sexuais.- Você ou seu parceiro têm tido infecções genitais.- Teve câncer de vulva ou vagina.- A parceira anterior do seu atual parceiro teve câncer cervical ou anomalias nas célulascervicais.- Seu parceiro teve câncer de pênis.- É fumante.
 
- Sua mãe tomou o hormônio dietilstelbestrol (DES) enquanto grávida de você.- Seu sistema imunológico for fraco, porque você já foi submetido a transplante, ou porque você toma drogas que enfraqueçam o sistema imunológico ou porque tem AIDS.Após os 65 anos, seu médico poderá não mais pedir o exame de citologia caso osanteriores tiverem sido normais. No entanto, um exame físico anual continua sendoimportante por outras razões de saúde, inclusive para tornar possível o descobrimentode um câncer de mama e de vulva, ainda em fase inicial.
Como deve ser o preparo para o exame?
 Não use ducha ou cremes vaginais durante os dois dias anteriores ao exame, nemmantenha relação sexual dentro das 24 horas anteriores, pois isto pode causar resultadosincorretos.
O que acontece durante o exame?
O Papanicolau demora poucos minutos e é feito como parte de um exameginecológico de rotina. Quando estiver deitada, com os joelhos dobrados e as pernasafastadas, o seu médico introduzirá um espéculo na sua vagina. Este aparelho permite aabertura das paredes da vagina para que o médico possa ver o colo do útero. Então, eleutiliza um cotonete especial, uma escovinha ou uma palheta para, esfregando, remover algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para seremanalisadas microscopicamente.
O que acontece após o exame?
Se as células se mostrarem normais, não será necessário nenhum tratamento.O exame citológico deverá mostrar se tem alguma infecção. Seu médico deverátratar você desta infecção e sugerir que outro preventivo seja feito em alguns meses.Se as lulas não se apresentarem normais, poderão ser necessários maisexames. Discuta com o seu médico se deverá retornar para um exame posterior.Você deve conversar com seu médico a respeito dos resultados do seu exame, pois o Papanicolau não é 100% garantido.
Quais os benefícios deste exame?
 
O Papanicolau pode detectar doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças sãodescobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples. Este exame também é utilizado paradetectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina.Original de: Phyllis G. Cooper, R.N., M.N., "Clinical Reference Systems"©1999 Clinical Reference Systems
Exame de Papanicolau ou Citologia OncóticaSinônimos:
Preventivo, exame citológico, exame colpocitológico, citologia oncótica
O que é?
É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ouanormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo detumor.Ele também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecçõesviticas no colo do útero, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV(papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como acandidíase ou por bactérias, como o Trichonomas vaginalis. O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona. 
Quem deve fazer este exame?
É recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentementeda idade. Deve ser iniciado pelo menos 3 anos após início da vida sexual ativa ou antesdos 21 anos de idade (o que acontecer primeiro).A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anterioresrepetidamente normais.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Viviana Loureiro liked this
Andreya Dessoles liked this
Karina Lúcia liked this
Nayara Almeida liked this
Amanda Erick liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->