Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ATIVIDADE DO PSICANALISTA NÃO É EXCLUSIVA DE MÉDICOS E PSICOLOGOS

ATIVIDADE DO PSICANALISTA NÃO É EXCLUSIVA DE MÉDICOS E PSICOLOGOS

Ratings: (0)|Views: 47|Likes:
Published by Beto César
PARECERES DO CRM E CFP EM RELAÇÃO A PSICANALISE E COMENTÁRIOS DE PROFISSIONAIS
PARECERES DO CRM E CFP EM RELAÇÃO A PSICANALISE E COMENTÁRIOS DE PROFISSIONAIS

More info:

Published by: Beto César on Sep 07, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/15/2013

pdf

text

original

 
12
 ATIVIDADE DO PSICANALISTA NÃO É EXCLUSIVA DE MÉDICO 
Parecer CFM
EMENTA
Psicanálise. A atividade exclusiva de psicanálise nãocaracteriza exercio da medicina. A titulação dico-psicanalista não tem amparo legal, não sendo, portantopermitido a sua utilização.O consulente solicita resposta oficiais desta EggioConselho Federal de Medicina acerca da atividade depsicanalista, pontuando questões das quais adianta saberas respostas, mas as deseja receber de forma oficial.O interessado anexa informões objetivas e clara arespeito de assunto, fazendo-nos entender que dominaampla e profundamente a matéria para a qual, no entanto,solicita a nossa posição.A parte o interessa não revelado do consulente pelopronunciamento deste Conselho, passamos a manifestar onosso entendimento sobre a atividade psicanalítica.
CONSULTA-
 A atividade de psicanalista é exclusiva demédico ou psicólogos? Não ou sim e por quê?
Resposta:
o. A atividade psicanalítica é independente de cursosregulares acamicos, sendo os seus profissionaisformados pelas sociedades psicanalíticas e analistasdidatas. Apesar de manter interfaces com várias profissões pela utilizão de conhecimento cienfico e filoficocomuns a diversas áreas do conhecimento, não se limita aespecialidades de nenhum delas, constituindo-se em umaatividade autônoma e independente.
 
12
- Existem Conselhos (Federais ou Regionais de psicanálise) não ou sim e por quê?
Resposta:
Não. Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei,com as atribuições de supervisionar eticamente, disciplinar e julgar os atos inerentes e exclusivos das
profissõesliberais de formação acadêmica reconhecida oficialmenteno país; estando a atividade psicanalítica à parte destaconceituação. Não se lhe aplica a vinculação a Conselhos.
-
Um médico ou um psilogo que tammseja psicanalista está exercendo a medicinaou a psicologia ao atuar exclusivamente como psicanalista? Não ou sim e por quê?
Resposta:
o. o sendo a psicanálise reconhecida comoespecialidade médica e não utilizando a sua práticaatos médicos é cabível a sua caracterização comoexercício da medicina e, tampouco, pode o médicointitular-se médico-psicanalista.
Este é o parecer, S.M.JBrasília, 16 de novembro de 1997
Rubens dos Santos SilvaCons. Relator.
Parecer aprovado:
Sessão Plenária 11/02/97
Palavras-chaves:
Psicanalista, médico psicanalista, especialista.
 
12
Senhor Presidente.
Atendendo a solicitação de V.Sa., recebemos a Consultanúmero 13.518/90, formulada pelo Dr. Cecílio Jorge Netto,Diretor do ERSA 21-Avaré, onde deseja um parecer doCREMESP sobre os pré-requisitos necessários para quealguém possa atuar profissionalmente como psicanalistacobrando honorários dos pacientes e da necessidade ounão de estar inscrito neste Conselho.O Conselho Regional de Medicina tem como atribuição aobservância do Código de Ética Médica pelo médico noexercício da profissão, porém, a título de esclarecimentoinformamos ao consulente que a “psicanálise” é umamodalidade de tratamento psicológico usada por médico ouprofissional de outra área, com formação psicanalítica,portanto, não sendo atribuição específica do médico.Este é o parecer, s.m.j.Cons. Biagio S. Gabriel SquitinoAPROVADO NA QUARTA REUNIÃO DA II CÃMARA,REALIZADA EM 12.11.90.HOMOLOGADO NA 1418ª REUNIÃO PLENÁRIA,REALIZADA EM 03.12.90.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->