Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
79Activity

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BIOLOGIA - EXERCICIOS

BIOLOGIA - EXERCICIOS

Ratings: (0)|Views: 12,477 |Likes:
Published by Rafael Patropí
Mais de 200 exercícios de biologia a nível de vestibular, com respostas.
Mais de 200 exercícios de biologia a nível de vestibular, com respostas.

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Rafael Patropí on Sep 12, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/14/2014

pdf

text

original

 
01 - (FUVEST SP/1999)
Para se obter a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia porexemplo, deve-se:a)aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimulara síntese de clorofila e maior produção de ramos.b)aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular oseu desenvolvimento e conseqüente produção de ramos.c)manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular aprodução de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar.d)cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento epermitir maior crescimento das outras partes da planta.e)cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais queproduzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemaslaterais.
02 - (UEG GO/2002)
Os hormônios vegetais apresentam grande aplicão prática naagricultura, podendo ser utilizados em diferentes etapas da produção,tais como:1.no controle de plantas invasoras ou indesejáveis nas culturas.2.na indução da formação de frutos partenocárpicos.3.no estímulo ao amadurecimento dos frutos.4.na indução da abscisão de folhas, flores e frutos.Sobre esses hormônios e suas respectivas aplicões práticas, éINCORRETO afirmar:a)Auxinas sintéticas, quando aplicadas em concentrações elevadassobre determinadas culturas, podem agir como herbicidas seletivos.b)O etileno, um gás produzido pelas próprias plantas e que atua comohormônio, está relacionado com o amadurecimento mais rápido dosfrutos.c)A formão de frutos sem que haja prévia fecundão pode serinduzida, utilizando-se AIA (ácido indolilacético), uma auxina.d)A citocinina, hormônio muito utilizado para acelerar o envelhecimentodas folhas, pode ser aplicado para facilitar o processo da colheita.
 
e)Diferentes hormônios de crescimento, tais como a auxina e o etileno,podem agir na indução da abscisão, dependendo de suaconcentração.
03 - (UFRJ/1994)
A auxina é um hormônio vegetal que, dependendo da concentração,pode inibir ou estimular o crescimento das células jovens do caule e daraiz. Injetando esse hormônio numa concentrão de 10-5
 
molar,lateralmente, na região de crescimento do caule e
 
da raiz, o órgãocresce curvando-se para o lado, como mostra a figura abaixo:Os efeitos da injeção de auxina no caule e na raiz estão representadosno gráfico a seguir.
10
-11
0
crescimento
+
concentração mAB10
-9
10
-7
10
-5
10
-3
10
-1
Determine e curva que corresponde ao caule e a que corresponde à raiz. Justifique sua resposta.
04 - (UnB DF/1991)
Os itens abaixo referem-se à Fisiologia Vegetal. Julgue-os.00.O mecanismo fotoativo de abertura e fechamento dos estômatospermite às plantas absorverem CO
2
durante a fotossíntese.01.Nas plantas, o crescimento, o desenvolvimento e os tropismos sãodependentes de fitormônios.02.A armazenagem de carboidratos nas raízes tuberosas esrelacionada com a taxa de fotossíntese da planta.03.O transporte de água através do xilema é indiretamente proporcionalà taxa de transpiração.
 
04.Os vegetais podem apresentar alterações no seu desenvolvimentonormal, tais como tumores causados por vírus e bactérias.05.A captura da insetos e pequenos animais por plantas insetívorasconstitui um mecanismo cuja função principal é de defesa.
05 - (UnB DF/1992)
As figuras I, II e III representam um experimento realizado por C. Darwine seu filho Francis sobre o crescimento das plantas e publicado em 1881.Analise-as e julgue os itens abaixo:00.É preciso iluminar a extremidade da planta para que ela cresça emdireção à luz.01.Alguns influência é transmitida da parte superior para a parte inferiorda planta, provocando a curvatura da mesma.02.A curvatura da planta ocorre porque o lado iluminado cresce mais doque o lado não iluminado.03.As experiência dos Darwin referem-se ao fototropismo positivo doscaules.04.As plantas não crescem em ausência de luz.05.A partir destes experimentos, Charles Darwin descobriu a auxina.
06 - (UnB DF/1993)
A tabela abaixo mostra os resultados de experimentos sobre o efeito daluz na germinação de sementes de alface, em que estas eramiluminadas alternadamente com ondas de 660 nanômetros (Vermelho –V) e de 730 nanômetros (Vermelho Extremo – VE).
irradiaçõesVV, VEV, VE, VV, VE, V, VEV, VE, V, VE, VV, VE, V, VE, V, VEV, VE, V, VE, V, VE, VPorcentagem70674676781

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->