Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
373Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Fichas de Autoavaliacao DICAS

Fichas de Autoavaliacao DICAS

Ratings:

4.87

(126)
|Views: 70,365 |Likes:
Published by ramiromarques

More info:

Published by: ramiromarques on Oct 12, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/17/2014

pdf

text

original

 
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHODOCENTE DOS 1º, 2º E 3º CICLOS E DO ENSINO SECUNDÁRIOAUTO-AVALIAÇÃO1 Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivosindividuais estabelecidos neste âmbito?
No início do ano lectivo, a nível da componente lectiva foram-me atribuídas X turmas,num total de X alunos. A nível da componente não lectiva/horas supervenientes,foram-me atribuídas X horas na Biblioteca/Ludoteca/Apoio PedagicoAcrescido/Desporto Escolar/...Fui assíduo/a, tendo cumprido integralmente o serviço que me foi distribuído.
2 Como avalia o seu trabalho no âmbito da preparação e organização dasactividades lectivas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentosutilizados e os respectivos objectivos.
Preparei e organizei as actividades lectivas, elaborando as planificações, quer com omeu grupo disciplinar, em Departamento, quer individualmente, de acordo com arealidade sócio-cultural das minhas turmas.Recursos: quadro, manual, retroprojector, quadro interactivo, materiais autênticos (nocaso das Línguas), pesquisa informática, de enciclopédias, de dicionários, leitor deCD...Instrumentos: Fichas diagnóstico, fichas informativas e formativas..., todo o tipo demateriais facilitadores e potenciadores da aprendizagem para os alunos e que meforam permitindo uma melhor adequação da minha prática lectiva, no tratamento eexplicitação dos conteúdos.
3 – Como avalia a concretização das actividades lectivas e o cumprimento dosobjectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principaisdificuldades e as estratégias que usou para as superar.
As estratégias levadas a cabo, a fim de que eu cumprisse os meus objectivos e que seprenderam com o desenvolvimento das competências necessárias dos meus alunos,foram diversificadas, ao longo do ano lectivo. Estas centraram-se na promoção dopapel activo dos alunos, a fim de que eles sentissem a sua co-responsabilidade naconstrução do seu processo de aprendizagem, tendo valorizado muito a organização emétodo de trabalho. Como já referi no ponto 2, fui atento/a às necessidades dos meusalunos, tendo utilizado diferentes recursos e instrumentos facilitadores e motivadoresda aprendizagem. Também solicitei aulas de Apoio Pedagógico Acrescido (os serviços
1
 
SPO...), para os alunos que apresentaram mais dificuldades e tentei que os alunos semobilizassem para a participação nas actividades levadas a cabo pela escola.
4 – Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e oconhecimento que tem de cada um deles?
Tentei sempre estabelecer uma relação pedagógica baseada no princípio de aprender a aprender, na reciprocidade de responsabilidades, a fim de que os alunos gostassemde estar na escola a trabalhar. Fui, também, estabelecendo sempre uma articulaçãoestreita com as regras a cumprir, a fim de que os alunos as interiorizassem e asaplicassem, exercendo, desta forma, a cidadania, utilizando o princípio de aprender aviver com os outros.
5 – Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos?
O apoio prestado aos alunos foi muito positivo, tendo em conta que todos os recursose instrumentos utilizados permitiram a diversificação de estratégias que visavam osucesso. Também prestei um apoio mais individualizado sempre que necessário. Anível da relação escola/família, tentei envolver os Encarregados de Educação,informando-os ou solicitando o seu apoio, através da caderneta escolar, sempre queas atitudes dos alunos o justificavam.
6 Como avalia o trabalho que realizou no âmbito da avalião dasaprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos queutilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.
Tive como referência quer os Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento, quer osCritérios de Avaliação definidos pelo meu Departamento. Assim, procedi à avaliaçãodiagnóstica, formativa e contínua, à medida que ia trabalhando os diferentesconteúdos e à avaliação sumativa, no final de cada período. Os instrumentos utilizadosforam os referidos no ponto 2, tendo valorizado a organização e métodos de trabalho,com especial relevo para o caderno diário.
7 – Identifique a evolução dos resultados escolares dos seus alunos. Avalie oseu contributo para a sua melhoria e o cumprimento dos objectivos individuaisestabelecidos neste âmbito.
No início do ano lectivo, a turma X apresentava X Planos de Acompanhamento e Xalunos com dificuldades na minha disciplina. Através das estratégias levadas a cabo, Xalunos conseguiram recuperar e desenvolver as competências necessárias para o seunível de ensino. Contudo, X alunos não conseguiram desenvolver as competênciasnecesrias, apesar de todos os esforços que desenvolvi e que se encontram
2
 
registados em actas de Conselho de Turma e de Departamento, ao longo do anolectivo.
-
Provas de Aferição
-
Exames NacionaisOs resultados obtidos pelos alunos na avaliação externa foram ao encontro da internaque realizei ao longo do ano lectivo... ou não.
8 Como avalia a sua participação e o seu contributo para a definão econcretização de estratégias para a prevenção e redução do abandono escolar eo cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Nasua aprecião identifique sumariamente as acções e iniciativas quedesenvolveu.
Para a prevenção e redução do abandono escolar, por um lado, informei de imediatoas ausências sistemáticas de determinado(s) aluno(s) às entidades competentes. Asaber: Director/a de Turma e Encarregados de Educação, através da cadernetaescolar do aluno. Por outro lado, tentei dialogar com os alunos, sempre que surgia aoportunidade, sobre a importância da escola nas suas vidas, a fim de que elesdesenvolvam as suas expectativas face à mesma.
9 – Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a suaparticipação nos projectos e actividades previstos ao nível daescola/agrupamento e da turma (designadamente, no 1º ciclo, na supervisão dasactividades de enriquecimento curricular)? Identifique as actividades quedinamizou e/ou em que participou.
A nível das actividades levadas a cabo nesta escola, trabalhei com os meus alunos,levando-os a participarem nelas activamente. Também colaborei com os meus colegasespontaneamente e/ou quando solicitado/a, quer na planificação quer na suarealização.Dinamizei...Participei...
10 Como avalia a sua participação nas estruturas de orientação educativa enos órgãos de gestão e o contributo que deu para o seu funcionamento?
Estruturas de orientação educativa: Conselhos de TurmaÓrgãos de Gestão (intermédia): DepartamentosEm Departamento, participo sempre na discussão inerente às nossas práticas lectivas(planificações, Critérios de Avaliação, definição de estratégias...), bem como naplanificação de actividades.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->