Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
39Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Plano Abandono

Plano Abandono

Ratings:

4.5

(4)
|Views: 8,003 |Likes:
Published by api-3695865

More info:

Published by: api-3695865 on Oct 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
1.1. Introdução
“O fogo foi inventado na era pré-histórica, e o homem aprendeua se defender, ao longo dos anos novas tecnologias foramsurgindo e novos processos de fabricação e novos tipos dematerais causam o surgimento de novos riscos, e a proteçãodeve evoluir no mesmo ritmo.”
Leandro A. GratonO plano de evacuação de uma forma geral tem por objetivo minimizar eprevenir, o máximo possível acidentes pessoais e danos na propriedadeda empresa e áreas vizinha. É a eficiência de uma evacuação quedelimitará as perdas humanas principalmente em edifícios em altura ehospitais.Deve-se levar em consideração que na hora de um sinistro o principalinimigo que se tem é o pânico. Quanto mais preparadas às pessoasestiverem para enfrentar uma situão de emerncia, maiores aschances de se salvarem.Infelizmente só começamos a nos dar conta disso depois de termosvivenciando várias tragédias como a do Edifício Joelma no qualmorreram mais de 180 pessoas e com mais de 300 feridos e a doEdifício Andrauss que morreram 16 pessoas e com 345 feridos. Aindaassim se faz muito mida esta conscientização das pessoas e dasorganizações no sentido de que todos devemos estar preparados paraeventualidades. Existe sempre aquela mentalidade de que comigo nãoacontece e no geral este tipo de preocupação vai ficando para 2°ou 3°plano.
1.2. Porque devemos ter um bom planejamento?
Num desastre as comunicações podem ser interrompidas e as condiçõespodem ser caóticas, por isso o objetivo de um plano de controle dedesastre deve ser o de desenvolver o planejamento que permitirá aosresponsáveis pela empresa, durante uma situação de emergência, seconcentrarem mais na solução dos problemas prioritários do que natentativa de por alguma ordem ao caos.
1.3. Objetivos do Trabalho:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de uma boaorganização e um bom planejamento, sistematizando tecnicamente osplanos de evacuação em especial as rotas de fuga, a fim de que nós
 
como profissionais saibamos organizar com certa destreza a evacuaçãode prédios em situações de emergência.
 
Definições
2.1. Situações de Emergência:
Situações inusitadas que fogem as atividades normais da empresa e quepodem trazer prejuízos de qualquer tipo e de diversas proporções. Estassituações podem ser inesperadas, mas nunca imprevistas.
2.2. Planos de Abandono:
É o planejamento do que deve ser feito em situações de emergência,através de um projeto de rotas de fuga indicado com sinalizadores paraque as pessoas possam fugir da situão da maneira mais segurapossível. É este plano que estabelece a hierarquia de responsabilidadesde tomada de decisão, o tipo de orientação e treinamento que deveráser feito ao pessoal, bem como a freqüência com que devem ocorrer.Enfim toda a organização da estrutura que garantirá o bom resultado emcasos de evacuação.
2.3. Rotas de Fuga:
São caminhos previamente estabelecidos para onde as pessoas devemseguir em casos de emergência. Estas rotas serão projetadas de acordocom um estudo de número de pessoas em cada prédio, suascaracterísticas físicas e uma análise do prédio em si.
2.4. Brigada de Abandono:
São equipes de auxílio à evacuação formada por funcionários da própriaempresa que seo selecionados de acordo com sua liderança emrelação ao grupo e que possuam equibrio sico e emocional paraorientar este grupo numa situação de emergência. Estes funcionáriosserão devidamente treinados pelo corpo de bombeiros para desenvolveresta atividade.
2.5. Sinalizadores:
Podem ser sonoros (campainhas, alarmes, bips, etc.) e visuais (placas deorientação e informativas, sinais luminosos, etc.)
2.6. Treinamento de Pessoal:

Activity (39)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cristiano Silva liked this
Fpe Sygma liked this
Regilda Anselmo liked this
Janayna Cruz liked this
No Sense liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->