Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
50Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Cap-10 Hemorragia Choque

Cap-10 Hemorragia Choque

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 12,887 |Likes:
Published by api-3704607

More info:

Published by: api-3704607 on Oct 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
Hemorragia e Choque
CAPÍTULO 10
HEMORRAGIA E CHOQUE1. Introdução
Para um melhor entendimento dos mecanismos (da hemorragia e do choque) faz-se necessário uma pequena revisão de alguns aspectos conceituais de anatomia e fisiolo-gia do sistema cardiovascular. Vejamos:
1.1. Coração
É um órgão muscular oco que se contrai ritmicamente, impulsionando o sangueatravés de toda a rede vascular. Está situado no centro do tórax, num espaço denominadomediastino, que fica entre os dois pulmões (limites laterais), por cima do diafragma (limiteinferior), por diante da porção torácica da coluna vertebral (limite posterior) e por trás doosso esterno (limite anterior). É como uma bomba que impulsiona o sangue. Para que tra-balhe de forma apropriada, necessita fundamentalmente de dois fatores: primeiro de volu-me de sangue suficiente circulando dentro dos vasos, dependendo também da pressãosistólica para impulsioná-lo.Divide-se interiormente em quatro cavidades, sendo duas superiores e duas inferio-res. As cavidades superiores denominam-se
átrios
e as cavidades inferiores denominam-se
ventrículos
. Os átrios (direito e esquerdo), não se comunicam entre si. Da mesma for-ma os ventrículos (direito e esquerdo). Entretanto os átrios comunicam-se amplamentecom os ventrículos correspondentes, comunicação esta que permite a divisão do coraçãoem duas partes completamente distintas; a
esquerda
por onde circula o sangue arterial(oxigenado) e a
direita
por onde transita o sangue venoso (rico em gás carbônico).
1.2. Vasos Sanguineos1.2.1. Artérias
São os vasos que se afastam do coração levando o sangue arterial para distribuí-loa todos os órgãos do corpo. Desde a sua origem, no coração, as artérias ramificam-se demodo sucessivo ficando progressivamente mais finas, isto é, diminuem de tamanho à me-dida que se afastam do coração.As artérias se distribuem em dois circuitos, o primeiro, de menor tamanho, que levao sangue aos pulmões através do tronco pulmonar (também chamado de pequena circu-lação); e o outro, de tamanho maior, que conduz o sangue oxigenado a todas as célulasdo organismo (também chamado de grande circulação). As principais artérias do corpo- 142 -
 
Manual do Atendimento Pré-Hospitalar – SIATE /CBPR 
humano são: tronco pulmonar (pequena circulação) e a artéria aorta (grande circulação)responsável pela irrigação de todo o corpo.As paredes das artérias sãogrossas para melhor suportarem apressão arterial; pulsam conforme asístole cardíaca. Quando lesadas, ahemorragia se faz por jatos intermi-tentes.
1.2.2. Veias
O sangue que sai do cora-ção, por intermédio das artérias, re-torna ao mesmo pelas veias. Por-tanto, veias são os vasos sangüíne-os que trazem o sangue venoso dosdiversos órgãos de volta ao cora-ção. Como as veias convergem, são mais finas quanto mais distantes e mais calibrosasconforme se aproximam do coração.As paredes das veias, finas e delgadas, não pul-sam.
1.2.3. Capilares
São vasos muito finos que representam a transi-ção entre artérias e veias. É nos capilares que se dá atroca de oxigênio e nutrientes por gás carbônico e de-tritos, para serem eliminados pelo sistema venoso.Ao fluxo constante de sangue pelos capilareschamamos de perfusão, sendo ele essencial à manu-tenção de vida nos tecidos.
A diminuição do volume sangüíneo afeta a perfusão. Uma falha na perfu-são leva os tecidos à morte.1.3. Sangue
O sangue é constituído por uma parte líquida (plasma) e por elementos figurados(glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).O sangue corresponde de 7 a 8% do peso corporal de uma pessoa. Seu volumevaria de uma pessoa para outra, conforme a massa corporal. Por exemplo: uma pessoade 75 kg tem um volume de 5 a 6 litros de sangue. A perda de volume sangüíneo é impor-- 143 -
Fig 10.1 –
O coração e sua vascularização
Fig 10.2 –
Perfusão celular 
 
Hemorragia e Choque
tante, principalmente pela perda de plasma. Todas as pessoas necessitam de um volumede sangue mínimo para manter o aparelho cardiovascular trabalhando de modo eficienteà vida.
2. Hemorragia
É o extravasamento de sangue dos vasos sangüíneos através de ruptura nas suasparedes.
2.1. Classificação
A hemorragia pode ser classificada em:
2.1.1. Hemorragia externa –
visível porque extravasa para o meio ambiente.Exemplos: ferimentos em geral, hemorragia das fraturas expostas, epistaxe (he-morragia nasal).
2.1.2. Hemorragia interna –
o sangue extravasa para o interior do próprio corpo,dentro dos tecidos ou cavidades naturais.Exemplos: trauma contuso, ruptura ou laceração de órgãos de tórax e abdômen,hemorragia de músculo ao redor de partes moles.
2.2. Tipos de hemorragia2.2.1. Arterial
Ocorre quando há perda de sangue de uma artéria. O sangue tem coloração viva,vermelho claro, derramado em jato, conforme o batimento cardíaco, geralmente rápido ede difícil controle.
2.2.2. Venosa
Ocorre quando há perda de sangue por uma veia. Sangramento de coloração ver-melho escuro, em fluxo contínuo, sob baixa pressão. Pode ser considerada grave se aveia comprometida for de grosso calibre.
2.2.3. Capilar 
Ocorre quando há sangramento por um leito capilar. Flui de diminutos vasos da fe-rida. Possui coloração avermelhada, menos viva que a arterial, e facilmente controlada.
2.3. Fatores determinantes da gravidade da hemorragia2.3.1. Volume de sangue perdido
A perda de pequeno volume em geral não produz efeitos evidentes; já a perda de1,5 litro em adulto ou 200 ml em criança pode ser extremamente grave, inclusive colocan-do a vida em risco.- 144 -

Activity (50)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
fernando-moreira liked this
Ton Santos added this note
maravailhoso
Anderson Melo added this note
Muito bom.Me ajudou bastante.
Mari Ellen Pontes added this note
como consigo baixar!!
Inês Lopes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->