Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Episódios Da Vida de S Tomás de Aquino

Episódios Da Vida de S Tomás de Aquino

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 475|Likes:
Published by filhasdesaocamilo

More info:

Published by: filhasdesaocamilo on Oct 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/30/2012

pdf

text

original

 
 
40
Mas o que de mal eu disse deste sacramento ou de outras coisas,tudo entrego à correção da santa Igreja Romana, de cujaobediência eu nunca me desviei nesta vida»«Diz-se do nosso doutor que, no momento da elevação docorpo de Nosso Senhor, tinha o hábito de dizer: “Vós Cristo, rei daglória, vós sois o filho eterno do Pai ...” até ao fim [do hino TeDeum], com grande devoção e deitando lágrimas.«Depois de ter recebido o sacramento, pediu, com uma devoção que só podiaacrescentar ao seu mérito e dar aos outros exemplo, que lhefosse trazido no dia seguinte o óleo da santa unção, osacramento dos moribundos, afim que o Espírito desta unção,que o tinha enviado para guiar os seus companheiros, oconduzisse ao Céu a que aspirava. Pouco tempo depois de o ter recebido, entregou ao Senhor a sua alma, que ele tinhaconservado tão santa quanto a tinha recebido. Ela deixou ocorpo tão alegremente que parecia viver maravilhosamente foradeste.«Feliz doutor que correu tão ligeiro no estádio, que travoucorajosamente o combate e que obteve uma vitória triunfal! Elemerecia dizer como o Apóstolo: “Combati até ao fim o bomcombate, acabei a minha corrida, guardei fé. E agora eis queestá preparada para mim a coroa de glória” (2Tm 4, 7-8), coroaque ele era verdadeiramente digno de receber pelo seu estudoda doutrina inspirada!»(Tocco c. LVI-LVIII)
Breve Biografia de S. Tomás de Aquino
S. Tomás de Aquino era nobre e primo do imperador. O condede Somacla, tenente general do avô de Frederico II, o imperador Frederico I Barbarroxa (1125-1190, imperador desde 1155), casoucom a irmã do seu imperador, Francisca da Suábia. O seu filho, oconde Landolfo de Aquino casou com D. Teodora de Theate, doramo Rossi da família dos Caraccioli, descendente dosnormandos conquistadores da Sicília. Estes dois eram os pais deTomás.Não se sabe bem quando nem onde o futuro santo nasceu,mas os especialistas inclinam-se para o fim de 1224 ou 1225, nocastelo de Roccasecca a norte de Nápoles, a principal casa dafamília. Na sua mais tenra infância verificaram-se algunsprodígios, que alguns consideram lendários, mas que constamnas suas biografias mais antigas. O seu nascimento e históriateriam mesmo sido profetizado à sua mãe grávida, em sonhos,por um eremita santo da região chamado Bonus.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
johnny-walker liked this
Sérgio Ricardo liked this
vmagal liked this
spelunka rosa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->