Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
58Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Questionário como instrumento de pesquisa

Questionário como instrumento de pesquisa

Ratings: (0)|Views: 17,143|Likes:
Published by Wilson Numa

More info:

categoriesTypes, Research
Published by: Wilson Numa on Sep 30, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/31/2013

pdf

text

original

 
1
INTRODUÇÃO
Apesar de nem todos os projectos de pesquisa utilizem o questionáriocomo instrumento de recolha e avaliação de dados, este, é muito importante napesquisa científica. Construir questionários não é, contudo, uma tarefa fácil,mas aplicar algum tempo e esforço na sua construção pode ser um factor favorável no “crescimento” de qualquer investigador.o existe um todo-pado para se formular um questiorio.Contudo, existem algumas recomendações, bem como factores a ter em contacomparativamente a essa importante tarefa num processo de pesquisa.O objectivo do nosso trabalho é desenvolver o tema questionário comos seus principais itens, os cuidados a serem tomados, dentro de umasequência lógica, de modo a que este instrumento tenha eficácia para afinalidade a que se destina.Após esta introdução, este trabalho está estruturado do seguinte modo:na primeira parte fala da pesquisa define-se questionário sua utilidade eImportância. Dessa forma procuramos mostrar a importância, os diversoscuidados necessários para que o questionário seja bem construído e bemaplicado e assim ser reduzido o nível de erro. Na segunda parte, articularemossobre o questionário como instrumento de pesquisa, comparação com outrosinstrumentos, vantagens desvantagens e limitações do questionário, os tiposde questionários, os tipos de questões, tipos de questionários e escalas paratratamento dos dados obtidos.Espera-se que este trabalho seja útil para futuras pesquisas.
 
2
PESQUISA
Pesquisa
é um processo sistemático de construçãodoconhecimentoque tem como metas principais gerar novos conhecimentose/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamenteum processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto dasociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas eplanejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa(especialmente no campo académico), dá-se o nome de pesquisador.Sendo a pesquisa um processo de construção de conhecimento existemvários tipos de pesquisa como:
Pesquisa académica.Para se fazer uma pesquisa são necessários instrumentos apropriadosque levaram o pesquisador a encontro do resultado desejado. Sendo queesses instrumentos são:
Entrevista
: A
entrevista
é um instrumento de recolha deinformações que consiste em conversas orais, individuais ou de grupos, comvárias pessoas seleccionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência,validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objectivos da recolha deinformações.
Observação
: A observação participante é um instrumento deinvestigação social em que o observador partilha, na medida em que as
 
3circunstâncias o permitam, as actividades, as ocasiões, os interesses e osafectos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade.
Questionário
:
 
é um instrumento de colecta deinformação,utilizado numaSondagemouInquérito. Para esse trabalho abordaremos apenas sobre o questionário comoinstrumento de pesquisa.

Activity (58)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Joice Seles liked this
Ana Mendonça liked this
magkampus liked this
Ana Mendonça liked this
Daniele Gomes liked this
reginalindemann liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->