Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
233Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Curso de Informática Para Concursos - João Antônio - PDF

Curso de Informática Para Concursos - João Antônio - PDF

Ratings:

4.25

(4)
|Views: 58,648|Likes:
Published by api-3730285

More info:

Published by: api-3730285 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIOwww.pontodosconcursos.com.br
1
AULA 0: INTRODUÇÃO 
PARTE 1
Olá pessoal, finalmente eu quebrei a resistência de montar um curso on-line eestou aqui!Uma das coisas que eu apresento no início das minhas aulas “presenciais”,como diz o Vicente, é uma série de conceitos necessários à compreensão doque é realmente importante para os concursos.O que é um computador? É um equipamento eletrônico que processainformações. Mas, o que é processar informações? É, no mínimo, calcular!Portanto, o computador é, no mais cru conceito, uma calculadora.Como funciona o computador? Em poucas palavras, o computador:1) Recebe dados de entrada;2) Processa esses dados que entraram;3) Armazena esses mesmos dados;4) Devolve dados de saída para o usuário.
Por onde os dados entram?
Pelos equipamentos conhecidos comoEquipamentos de Entrada, ou Dispositivos, ou ainda, Periféricos de Entrada.Todos os equipamentos que permitem a inserção de dados no computador sãolistados neste rol, como o Teclado, o Mouse, o Scanner, o Microfone entreoutros.
Onde os dados são processados?
Dentro de um componente conhecidocomo
CPU (Unidade Central de Processamento)
, também conhecida comoMicroprocessador (se bem que eu não os concebo como sinônimos, mas isso éoutra história). A propósito, a CPU não é aquele caixote metálico que fica emcima da mesa do computador, aquilo lá é o
Gabinete
.Este é o processador (ou CPU).
 
CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIOwww.pontodosconcursos.com.br
2
 Esse é o Gabinete.Daqui a pouco falarei mais sobre a CPU!
Onde os dados são armazenados?
Em componentes eletrônicos conhecidoscomo memórias. Então, memória é simplesmente o local onde os dados sãoarmazenados. Em um computador existem vários tipos de memórias: algumasque servem para guardar dados por alguns segundos, outras que armazenamdados para a posteridade (dias e até anos!). Conheceremos mais adiante ostipos de memórias e suas características.
Por onde os dados saem?
Pelos equipamentos conhecidos comoequipamentos de Saída de dados, ou periféricos de saída. O Monitor, aImpressora são exemplos destes equipamentos.
Quem coordena tudo isso?
Um computador não funciona “sozinho”. Énecessário que ele (o computador) seja “adestrado” para fazer as coisas quefaz, e esse “adestramento” é feito por programas.
O que são Programas?
São roteiros, escritos por programadores (gente decarne e osso), que apresentam seqüências de instruções que o computadordeve seguir para realizar determinadas tarefas. Windows, Word, Excel sãoexemplos de programas. Por mais complexos que sejam os programas, como oWord, por exemplo, eles são formados por várias instruções (pequenas “ordens” que o computador deverá obedecer).
Como as informações (Dados e Instruções) são guardadas nocomputador?
Todas as informações que um computador manipula sãoguardadas na forma de sinais elétricos discretos (pulsos elétricos) que podemassumir dois valores, basicamente. Como os sinais elétricos assumem,primariamente, dois valores (desligado e ligado), nós dizemos que essesvalores são representados como 0 (zero) e 1 (um).Cada pulso elétrico em um computador (seja 0 ou 1) é chamado de bit (dígitobinário) e normalmente é reunido em conjuntos de 8 para significar algo (8bits formam um byte – termo binário).Então, temos que: 1 é um bit, 0 é um bit, 10010011 é um byte.
 
CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIOwww.pontodosconcursos.com.br
3
Os bits e bytes são usados para medir as informações que passam e sãoarmazenadas em um computador. Todas as memórias têm suas capacidadesmedidas em bytes, as transferências de dados são medidas em bytes porsegundo ou bits por segundo, etc.Em suma, você vai ouvir falar muito em bits e bytes, mas principalmente embytes, que medem a quantidade das informações presentes em um micro.Um bit não serve para armazenar nada compreensível, mas um byte é amedida suficiente para armazenar um caractere (letra) que usamos em nossodia a dia. Veja o exemplo:C = 01000011A = 01000001S = 01010011A = 01000001Em outras palavras, todas as informações que manipulamos em umcomputador são, na verdade, sinais elétricos. Ou seja, letras, números,desenhos, fotos, sons e vídeos são, na verdade, BITS e BYTES oraarmazenados em memórias, ora sendo processados pela CPU do computador(até esse texto que você está lendo é um conjunto de ZEROS e UNS!).Como um byte é muito pouco, pois só dá para armazenar um caractere,recorremos a palavras multiplicadoras para representar quantidades maioresde bytes reunidos:1 Kilobyte (KB) = 1024 Bytes (aproximadamente 1000 bytes)1 Megabyte (MB) = 1024 x 1024 Bytes (aprox. 1 milhão)1 Gigabyte (GB) = 1024 x 1024 x 1024 Bytes (aprox. 1 Bilhão)1 Terabyte (TB) = 1024 x 1024 x 1024 x 1024 Bytes (aprox. 1 Trilhão)E por aí vai! Não chegamos, nos computadores pessoais, a TB, mas estamosbem perto! O interessante não é saber isso somente para saber, e sim parautilizar na pratica, mas como!?!?
 
Onde os programas são guardados e quem executa suas instruções?
Bom, aí temos dois responsáveis: Todos os programas são guardados, assimcomo todas as informações, em memórias. Para que o programa estejaacessível sempre, ele será armazenado em memórias permanentes (memóriasauxiliares), como o Disco Rígido. Quando o programa estiver em execução (emfuncionamento) ele será armazenado na memória Principal (RAM). Quemexecuta as instruções que o programa possui é a CPU (que vai buscar asinstruções na RAM para decodificá-las e executá-las).

Activity (233)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
cymeiga liked this
Raquel Buarque liked this
Luciano Ribeiro liked this
Marcy Dutra liked this
kathiaka liked this
Mary Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->